Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Chá das sementes de girassol

O centro das pétalas de coloração amarelo-vivo do girassol está repleto de sementes que apresentam cor verde-acinzentado ou preta e são envolvidas por uma casca. As sementes de girassol são extremamente benéficas à nossa saúde, sendo uma das maiores fontes de nutrientes, compostas por proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas consideradas “gorduras boas”, como o ômega 6 (ácido linoleico) e ômega 9 (ácido oleico).

 Chá das sementes de girassol
Foto: Reprodução

Os benefícios da semente de girassol
É rica em ácidos graxos essenciais e, por isso, é uma ótima fonte de energia para o nosso corpo;
Contém um elevado teor das vitaminas B e B1, que proporcionam o bem estar psicológico;
As gorduras poli-insaturadas presentes nas sementes de girassol atuam na redução do mau colesterol (LDL) e agem como antioxidantes na formação e recuperação muscular;
Atua na saúde cardiovascular, auxiliando na prevenção de doenças como infarto, derrame e outros;
Ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue sob controle;
As fibras presentes na semente de girassol auxiliam no bom funcionamento do intestino, regularizando o trânsito gastrointestinal, além de prolongar a sensação de saciedade;
Além dos nutrientes que já expomos, a semente de girassol também é rica em magnésio, mineral que, em falta no organismo, pode causar dor muscular, fadiga, câimbra e enxaqueca;
A vitamina E também está presente nesta semente e é uma das mais importantes no combate ao envelhecimento precoce.

Como a semente de girassol é utilizada?
Devido ao seu elevado teor de óleo, a semente de girassol é uma das principais fontes em óleos poli-insaturados. Suas aplicações são as seguintes:

Óleo de girassol para emagrecimento
O óleo de semente de girassol ajuda no processo de emagrecimento, por ter a capacidade de inibir uma enzima conhecida como LPL, responsável por transferir a gordura circulante no sangue para as células adiposas. Com isso, o organismo tem que utilizar o estoque de energia já existe como sua principal fonte.

Óleo de girassol para a pele
Este óleo é benéfico sobre a cicatrização da pele e é muito utilizado como hidratante para peles sensíveis de crianças e bebês.
Chá das sementes de girassol

Além do óleo, também pode ser feito um chá de sementes de girassol. Confira a receita a seguir:

Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de sementes de girassol torradas;
– 1 litro de água.

Modo de preparo:
Leve ao fogo a água juntamente às sementes de girassol e deixe ferver. Após isso, desligue o fogo. Espere amornar e coe. A indicação de consumo é de quatro xícaras deste chá ao longo do dia.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Saia-branca – Benefícios e propriedades

Também conhecida como trombeta, canudo, zabumba ou trombeteira, a saia-branca e uma planta cujo nome científico é Brugmansia suaveolens. Pertencente à família das Solanaceae, a planta é originária da América do Sul e é puramente ornamental devido às suas belíssimas e grandes flores. Pode ser usada ainda na medicina alternativa.

Alguns povos primitivos usavam a planta para complementar rituais místicos e religiosos, além dos tratamentos de doenças. No entanto, muitas pessoas as usavam antigamente para entorpecer vítimas para poder matar ou roubar aos outros. Esta tem ação semelhante ao “boa noite cinderela”, popularmente conhecida como a droga das baladas.

Saia-branca – Benefícios e propriedades - Foto: Reprodução

Histórias antigas
A planta foi mencionada em “A Odisséia”, obra de Homero, onde Ulisses chegou à ilha onde residia Circe, a Ninfa. Esta, ao chegarem lá, deu aos marujos uma poção de saia-branca para que pudessem se esquecer de tudo sobre sua terra natal e sua antiga vida.

Existem ainda alguns relatos de que os índios que viviam no Brasil usavam a planta como um meio de castigar aos índios da tribo que cometiam crimes. Estes recebiam o chá desta planta e eram trancados em uma oca com muitas formigas. Estas ficavam como uma forma de tortura aos índios até que se cansassem, ou até que o efeito do chá passasse.
Propriedades e benefícios

A planta anticolinérgica pode ser facilmente encontrada em muitas regiões do Brasil e suas principais substâncias ativas são a escopolamina, atropina e hiosciamina, sendo indicadas para tratamento de asma e de mal de Parkinson. Sua infusão pode trazer sensação de relaxamento, alívio de espasmos musculares, broncodilatação e tratamento de infecções urinárias, problemas cardíacos e efeitos da tensão pré-menstrual.

Possui propriedades antiasmática, anticonvulsivante, cardiotônica, dilatadora, emética e narcótica. Suas partes utilizadas são as folhas, flores e sementes usados para uma infusão.
Contraindicações e precauções

Atenção: a planta pode causar delírios, perda da consciência, alucinações, coma e até mesmo a morte quando usada fora das doses indicadas e sem supervisão médica. Popularmente usada como droga no Brasil, sua circulação passou a ser controlada pelo Ministério da Saúde em especificação em portaria da ANVISA. O controle da planta, no entanto, é um tanto complexo devido a facilidade como é encontrada no país.

A ingestão da planta pode causar ainda boca seca, taquicardia, dilatação das pupilas, rubor da face, estado de agitação, sonolência, perda da coordenação motora, desconcentração e hipertermia. Os componentes dessa planta são muito potentes e perigosos, nunca consuma sem o consentimento de um profissional de saúde.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Lichia tem ação antioxidante e ajuda a queimar gorduras

A fruta também é rica em potássio, vitaminas C e do complexo B e é boa para o tratamento de infecções intestinais

Litchi chinensis é o único membro do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. A fruta litchia, lechia ou Lichia (Litchi chinensis Sonn), crescem em árvores frutíferas, cujas frutas são conhecidas como lichias ou uruvaias.

É encontrada principalmente na China, Índia, Madagascar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, ao norte do Vietnã, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul, México e Brasil.

A fruta é relativamente nova no Brasil entrando com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais.

Vitamina C e compostos fenólicos

A lichia é excelente fonte de vitamina C, cada 100 gramas do fruto apresenta 71,5 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Além de possuir ação antioxidante, auxiliando no combate de doenças crônico degenerativas, câncer e problemas de coração.

A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele. Alguns trabalhos científicos também já apontaram que o consumo da polpa branca da Lichia, rica em flavonoides, pode prevenir o crescimento de células cancerosas.

O pericarpo (casca) da lichia contém quantidades significantes de compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis, indicando-a como um potente eliminador de radicais livres e possuindo uma forte atividade antioxidante utilizada na prevenção de uma série de doenças.

As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra várias doenças, como cardiovasculares, doenças crônico degenerativas, câncer, inflamações, imunidade baixa e alergias.

Outros nutrientes
Destaca-se a quantidade do mineral potássio presente, apresentando 171 mg por 100 gramas da fruta, ajudando a manter a pressão arterial e a retenção de líquidos sob controle.

Ainda podemos citar a presença de vitaminas do Complexo B na sua composição, tornando a lichia uma ativadora de metabolismo. Por ter uma ótima quantidade de líquidos na sua composição, a lichia contribui para a boa hidratação do organismo.

Ajuda a queimar gorduras
Um trabalho científico realizado na Universidade de Hokkaido, no Japão, analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato de lichia. Ao final de dez semanas, eles queimaram 15% a mais de gordura na região da barriga do que os participantes tratados com placebo, o médico Jun Nishihira, que realizou a pesquisa, concluiu que o efeito obtido se deve à cianidina presente na fruta.

Além disso, cada 100 gramas de lichia, entre 8 e 15 unidades, dependendo do tamanho, possui cerca de 65 calorias. É uma quantidade baixa. Por isso, a fruta é indicada para quem deseja emagrecer.

As poucas calorias da lichia são, em sua maioria, provenientes do carboidrato da fruta. Devemos lembrar que, para perder peso é necessário um plano alimentar pessoal, harmônico e atividade física incorporada a vida, só a lichia não faz milagre.

Utilizada no tratamento de infecções intestinais

Outra pesquisa interessante, demonstrou que o Clostridium difficileé, que é a causa principal de infecções intestinais, cuja sintomatologia inclui desde diarreia, colite e perfuração intestinal, podendo levar o paciente a óbito, tem sua capacidade de causar doença reduzida com o consumo de lichia.

A infecção é facilitada por uso abusivo de antibióticos, que reduzem a população de organismos benéficos da flora intestinal. O tratamento padrão é efetuado com os raros antibióticos aos quais a bactéria é sensível. Entretanto, a recidiva é muito alta e o desenvolvimento de "resistência genética" tem limitado o espectro dos antibióticos que podem ser utilizados.

Informe da Organização Mundial de Saúde dá conta que a terapia antimicrobial padrão tem sua taxa de sucesso incrementada se for complementada por ingestão de probióticos. A levedura Saccharomyces boulardiié encontradas sobre os frutos de lichia, tem fornecido excelentes resultados terapêuticos. O microrganismo sobrevive à exposição aos ácidos gástricos, colonizando o cólon durante o tratamento, sendo rapidamente eliminada do intestino ao final da administração. A levedura reduz a capacidade de C. difficileé de causar doenças, interferindo na produção ou eliminando suas toxinas, ou ainda liberando uma protease que bloqueia os receptores das toxinas.

O maior benefício foi observado na redução do índice de retorno do quadro infeccioso após a cura inicial, o que ocorre em 64% dos casos, quatro semanas após o término do tratamento com antibióticos. Portanto, a lichia faz com que as bactérias não fiquem resistentes aos antibióticos, criando as "bactérias assassinas", grande problema enfrentado pela medicina contemporânea.

Como consumir
A melhor maneira de consumir a lichia é lavar bem a casca da fruta antes de abri-la, é a chamada higienização, que deve ser feita para evitar que impurezas contaminem sua polpa. É possível congelar a lichia para consumi-la ao longo do ano, mesmo por processo de congelamento lento a lichia não perde suas características de perfume e sabor.

Pelo congelamento lento a lichia pode ter sua textura ligeiramente alterada devido ao rompimento de suas fibras provocadas pelos cristais de gelo que são formados em seu interior, mas isso não muda em nada o seu paladar e nem seu valor nutricional. Quando submetida ao calor ou em contato com a luz, a lichia perde nutrientes sensíveis ao calor. Por isso, deve ser armazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida in natura.

Para nossa sorte e saúde, é mais fácil encontrar a lichia nas feiras, varejões e nos supermercados no início do ano, é nessa época que as frutas estão mais doces e baratas. Isso contribuiu para que o preço da lichia baixasse. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado. A lichia é rica em nutrientes e um ótimo alimento funcional.

fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/17231-lichia-tem-acao-antioxidante-e-ajuda-a-queimar-gorduras
por Dr. Edson Credidio NUTRÓLOGO - CRM 42445/SP
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Alfarroba – Benefícios e propriedades

Nativa da costa do Mediterrâneo, a alfarrobeira, de nome científico Prosopis juliflora, é uma árvore selvagem que produz uma vagem comestível semelhante ao feijão. A vagem pode ter um tamanho entre 10 e 25 centímetros e demora cerca de um ano para amadurecer. Dentro dela, podemos encontrar entre 10 e 16 sementes de cor parda chamadas de quilates. Estas sementes eram usadas, devido ao seu pouco peso e sua uniformidade, para avaliar o peso das joias. Daí que surgiu o ouro com determinada quantidade de quilates.

Com coloração marrom escura e sabor adocicado, esta vagem é comumente usada pela indústria de alimentos para a fabricação de gomas e espessantes. Da polpa da vagem torrada e moída, é extraído um pó, também chamado de farinha de alfarroba. Pode ser encontrada para comprar em lojas de produtos naturais, mercados e farmácias de manipulação.

Alfarroba – Benefícios e propriedades
Foto: Reprodução

Alfarroba x Cacau
A farinha da alfarroba é muito usada na substituição do cacau, no entanto, possui uma grande diferença quanto a quantidade de açucares e gordura. O cacau possui um alto teor de gordura que chega aos 23%, enquanto a alfarroba apenas 0,7%. Em contrapartida, o cacau possui 5% de açúcar, enquanto o alfarroba fica entre 38% e 45% de açúcares naturais como a sacarose, glicose e frutose. Ao contrário do cacau, a alfarroba não possui elementos alergênicos ou estimulantes como a teobromina e a cafeína.

Benefícios da alfarroba
Com um valor nutritivo elevado, o alfarroba possui muitas vitaminas. Entre elas, está a vitamina B1 e a vitamina B2, responsáveis por melhorar o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração, da atitude mental e do raciocínio. Além disso, é rica em vitamina A, cálcio, magnésio, ferro, potássio e sódio.

Com uma grande quantidade de fibras naturais, seu consumo ajuda ainda a melhorar o funcionamento do intestino e a proteger a mucosa do órgão, reduzindo a incidência de diarreias, desordens nutricionais e úlceras. Ainda devido à quantidade elevada de fibras, ajuda a combater o colesterol alto e os níveis altos de triglicerídeos, além de controlar a glicemia. Possui ainda propriedades antioxidantes, sendo dessa forma eficaz no combate aos radicais livres e às doenças crônico-degenerativas.

Possui propriedades laxante, saciante, adstringente, afrodisíaca e reguladora da glicemia, trazendo ainda benefícios para quem está seguindo uma dieta e busca o emagrecimento.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/alfarroba-beneficios-e-propriedades/
Por Natália Petrin
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Benefícios da Laranja

Você certamente já ouviu falar que a laranja faz bem para a saúde. Popularmente, ela é conhecida por conter alto teor de vitamina C. Por isso, é muito indicada para prevenir gripes e resfriados. Mas será que a fruta é realmente benéfica? Quais são seus nutrientes? Seu suco engorda? Para responder a essas e outras perguntas, investigamos todas as propriedades da laranja. As informações são animadoras!

Laranja
Benefícios da Laranja
Laranja: para que serve?

Nutrientes Encontrados na Fruta
Além da vitamina C, a laranja possui vitamina A, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Esses nutrientes são essenciais para a nossa saúde e bom funcionamento do organismo. A fruta ainda tem fibras em sua composição, Aliás, boa parte das propriedades da laranja estão no bagaço, que é mais fibroso, que no suco. Os antioxidantes não são considerados nutrientes, mas também trazem vários benefícios para o corpo humano.

Propriedades da Laranja
Estudos mostram que a laranja é excelente para prevenir as doenças pulmonares. Pessoas que consomem ao menso uma laranja diariamente mantêm o bom funcionamento pulmonar por mais tempo. A ingestão da fruta também reduz os riscos de doenças obstrutivas crônicas, como a bronquite e a enfisema. Veja outros benefícios:

Melhora o sistema imunológico, prevenindo não só a gripe, mas várias doenças, incluindo alguns tipos de câncer;
Combate a prisão de ventre, por conter pectina e fibras alimentares;
Ajuda no controle do colesterol alto;
Estimula a digestão;
Participa da produção de colágeno na pele;
Favorece a cicatrização;
Melhora a circulação.

Dicas de Consumo
O ideal é consumir uma unidade de laranja diariamente, mas não ultrapassar muito essa quantia. Depois do almoço, a fruta pode ter um papel importante na absorção de nutrientes, como o ferro. O suco de laranja é ótimo, mas deve ser preparado na hora e não ser guardado por muito tempo, para preservar suas propriedades. Lembre-se que boa parte das fibras estão no bagaço e que ele também deve ser consumido.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-da-laranja/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Benefícios da Couve Flor

A couve-flor é um vegetal que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o brócolis, o repolho e a couve de Bruxelas. Possui uma textura delicada e tenra e é composta por botões florais que formam uma cabeça compacta. As flores estão ligadas a um caule central e quando separadas em gomos se assemelham a uma árvore em miniatura, o que agrada muito às crianças. A couve-flor é rodeada por folhas verdes grossas, que têm a função de protegê-la da luz do sol, impedindo assim o desenvolvimento da clorofila. Por isso sua coloração é geralmente branca, mas pode também ser encontrada nas cores verde e roxa.

Benefícios da Couve Flor
Couve-flor

Por que comer couve-flor?
Por ser uma hortaliça com grande valor nutricional, a couve-flor é altamente recomendada para quem quer ter uma dieta saudável. Ela contém vitamina C, é rica em cálcio e fósforo, livre de gorduras e colesterol e possui baixos teores de sódio e calorias. Outros benefícios de incluir a couve-flor na alimentação são a proteção contra doenças cardíacas, mal de Alzheimer e osteoporose; alívio da hipertensão; prevenção de crises de epilepsia; aumento da imunização do organismo; além de ajudar a retardar o envelhecimento. A ingestão de couve-flor também ajuda a combater doenças como o câncer, o diabetes, a prisão de ventre, as úlceras gastroduodenais e as inflamações do estômago.

Benefícios e nutrientes
A couve-flor possui grandes quantidades de sais minerais importantes na formação dos ossos, dentes e sangue (como o cálcio, o fósforo e o ferro) e também apresenta vitaminas do complexo B (B2 e B5), vitamina A e vitamina C. Essas características fazem da couve-flor um alimento indicado em casos de desnutrição, debilidade geral, para o combate a anemia e em fases de convalescença.
Por ser rica em fibras, a couve-flor também age com regulador do intestino, ajuda a regularizar o nível de estrogênio no organismo e, assim, auxilia no combate ao câncer de mama. O baixo teor de calorias (cada 100g do alimento possui apenas 23 calorias) faz com que a couve-flor seja uma excelente aliada em dietas para controle de peso.

Dicas de consumo
Para saber se a couve-flor é de boa qualidade, deve-se observar se as folhas externas estão em bom estado e se os talos estão firmes e brilhantes. A melhor época para se comprar esse vegetal é de agosto a outubro, seu período de safra. Conservada em geladeira, a couve-flor dura de 7 a 10 dias. Deve-se deixar a couve-flor imersa em água com sal e algumas colheradas de vinagre por meia hora, antes de prepará-la, para eliminar parasitas ou insetos que possam estar escondidos entre suas flores e talos.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-da-couve-flor/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Benefícios do Gergelim

O Sesamum indicum, nome científico do sésamo, também popularmente conhecido como gergelim, é uma planta medicinal muito utilizada como remédio caseiro, extremamente eficaz contra prisão de ventre e no combate às hemorroidas. As sementes do gergelim são amplamente utilizadas no preparo de pães, bolos, biscoitos, saladas, sopas, feijão, iogurte e outros alimentos, facilitando assim o seu consumo.

Benefícios do Gergelim
Gergelim

Porque comer gergelim?
A ingestão regular de gergelim traz vários benefícios à saúde. Essa semente ajuda no tratamento da prisão de ventre e do colesterol, devido à grande quantidade de fibras alimentares que possui (as fibras são as partes dos vegetais que o intestino é incapaz de digerir e absorver). O gergelim também auxilia no tratamento das hemorroidas e do excesso de açúcar no sangue (diabetes) e é benéfico para melhorar a elasticidade da pele, o fortalecimento de tendões e ossos e ainda retardar o aparecimento dos cabelos brancos.

Gergelim emagrece?
O uso frequente do gergelim ajuda na perda de peso. Ele controla a velocidade com que as gorduras são armazenadas no corpo e, dessa forma, controla a obesidade. A ingestão do gergelim também suaviza a velocidade com que nosso organismo absorve os carboidratos (fontes de energia), que quando consumidos em excesso provocam ganho de peso. Além disso, seu alto teor de fibras aumenta a sensação de saciedade, isto é, a sensação de não sentir fome por mais tempo. Por isso mesmo, é comum o uso das sementes do gergelim nos pães e biscoitos.

Dicas importantes:
Uma colher de sopa de gergelim tem aproximadamente 84 kcal. Mas lembre-se que ele não provoca aumento de peso;
A quantidade diária sugerida é de 10 a 30 g da semente;
Uma boa forma para se habituar a consumir essa semente é começar comendo-a em pães e biscoitos;
O ideal é consumir o gergelim na sua forma natural, ou seja, cru e com casca;
O gergelim possui minerais essenciais, como o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o cobre e o cromo. Possui também vitaminas do complexo B, alto teor de fibras e gorduras boas, sendo uma fonte rica de nutrientes para o organismo.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-do-gergelim/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142