O Sesamum indicum, nome científico do sésamo, também popularmente conhecido como gergelim, é uma planta medicinal muito utilizada como remédio caseiro, extremamente eficaz contra prisão de ventre e no combate às hemorroidas. As sementes do gergelim são amplamente utilizadas no preparo de pães, bolos, biscoitos, saladas, sopas, feijão, iogurte e outros alimentos, facilitando assim o seu consumo.
Gergelim
Porque comer gergelim?
A ingestão regular de gergelim traz vários benefícios à saúde. Essa semente ajuda no tratamento da prisão de ventre e do colesterol, devido à grande quantidade de fibras alimentares que possui (as fibras são as partes dos vegetais que o intestino é incapaz de digerir e absorver). O gergelim também auxilia no tratamento das hemorroidas e do excesso de açúcar no sangue (diabetes) e é benéfico para melhorar a elasticidade da pele, o fortalecimento de tendões e ossos e ainda retardar o aparecimento dos cabelos brancos.
Gergelim emagrece?
O uso frequente do gergelim ajuda na perda de peso. Ele controla a velocidade com que as gorduras são armazenadas no corpo e, dessa forma, controla a obesidade. A ingestão do gergelim também suaviza a velocidade com que nosso organismo absorve os carboidratos (fontes de energia), que quando consumidos em excesso provocam ganho de peso. Além disso, seu alto teor de fibras aumenta a sensação de saciedade, isto é, a sensação de não sentir fome por mais tempo. Por isso mesmo, é comum o uso das sementes do gergelim nos pães e biscoitos.
Dicas importantes:
Uma colher de sopa de gergelim tem aproximadamente 84 kcal. Mas lembre-se que ele não provoca aumento de peso;
A quantidade diária sugerida é de 10 a 30 g da semente;
Uma boa forma para se habituar a consumir essa semente é começar comendo-a em pães e biscoitos;
O ideal é consumir o gergelim na sua forma natural, ou seja, cru e com casca;
O gergelim possui minerais essenciais, como o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o cobre e o cromo. Possui também vitaminas do complexo B, alto teor de fibras e gorduras boas, sendo uma fonte rica de nutrientes para o organismo.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/beneficios/beneficios-do-gergelim/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário