A tayuya, de nome científico Cayaponia tayuya, é uma planta com propriedades medicinais, também popularmente conhecida por diversos nomes, tais como:
Abóbora d’anta, ana-pinta, abobrinha-do-mato, azougue-dos-pobres, caiapó, capitão-do-mato, melão-de-são-caetano e outros. Os constituintes químicos desta planta são o amido e alcaloides (cucurbitacina) e ela é utilizada na medicina popular de países da América do Sul como analgésico, atuando no alívio de dores. Dois estudos realizados nos anos de 1990 e 1991 comprovaram cientificamente os poderes medicinais da tayuya. Segundo o estudo de 1990, os flavonoides encontrados na planta possuem uma potente ação sequestrante de radicais livres, promovendo o efeito antioxidante. O estudo realizado em 1991 validou, cientificamente, as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias da tayuya. Confira a seguir as propriedades, os benefícios e as indicações de uso do chá desta planta:
Foto: Reprodução
As propriedades medicinais e os benefícios da tayuya
A raiz verde da tayuya contém propriedade drástica; já a raiz seca possui propriedades antianêmico, antidiarreico, anti-hidrópica, antinevrálgica, antirreumática, antissifilítica, depurativa, desintoxicante, febrífugo, calmante das dores, fortificante, purgativa, emanagoga, emética, desobstruente do fígado e do baço.
Devido às suas propriedades medicinais, o chá de tayuya traz benefícios e é indicado para tratar os seguintes casos: reumatismo, artritismo, úlceras, nervo ciático, dermatoses, diarreia, dilatação do estômago, sífilis, dispepsias, erisipelas, escrofulose, hidropisia e leucorreia. No uso externo, a planta pode ser usada no tratamento de casos de manchas no rosto, acne, feridas e furúnculos.
Como utilizar a tayuya?
As partes utilizadas desta planta são as suas folhas e a sua raiz fresca ou seca. Para aproveitar os benefícios proporcionados pela tayuya, pode-se preparar uma decocção da raiz ou uma infusão de suas folhas. Para uso externo, a maceração também é utilizada e é feita da seguinte maneira: basta triturar o material e deixá-lo em água fria, formando uma papa. A papa é colocada sobre a região afetada, diretamente entre dois panos quentes, mornos ou frios. A decocção é feita utilizando-se 10 gramas da raiz da planta em 1 litro de água.
Chá de tayuya
Para preparar o chá de tayuya, acrescente duas colheres de sopa da planta em um litro de água. A partir do momento de início da ebulição, deixe cozinhar por mais 3 a 4 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente tampado, por 10 minutos. Depois é só coar. A indicação de consumo é de 2 a 3 xícaras deste chá ao dia.
Precauções
Não ultrapasse a dose recomendada, pois a cucurbitacina (um dos constituintes químicos da tayuya) é tóxica em doses elevadas. Lembre-se de consultar um especialista antes de começar qualquer tratamento, inclusive com remédios naturais!
fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Posso usar o sipo dele p fazer cha
ResponderExcluir