Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de maio de 2014

Valeriana para a ansiedade


Em pleno século XXI, não podemos negar que a ansiedade é o mal do século. Ela acomete a maioria dos brasileiros, desde sua pré-adolescência, e caso não seja cuidada pode perdurar por toda a vida. Não estamos falando aqui de uma simples ansiedade por uma festa, um nascimento ou uma data importante; mas sim sobre a ansiedade descabida e exagerada por motivos diversos e, muitas vezes, pequenos. A ansiedade em seu nível preocupante pode causar falta de ar, coração acelerado, perda do sono ou noites mal dormidas. Assim, em alguns casos buscar auxílio médico é fundamental e de extrema importância, mas não se deve descartar a medicina natural e sua sabedoria.

Uma planta muito eficaz nesse quesito é a valeriana (Valeriana officinallis). saiba como ela age em casos de ansiedade e aposte nela!
Propriedades

As principais propriedades da planta valeriana são:
Sedativas;
Calmantes;
Soníferas;
Relaxantes.
Ainda, além das propriedades acima – que são fundamentais para reduzir a ansiedade – a valeriana também age como antiespasmódica e anticonvulsionante.

Benefícios
O consumo regular da valeriana diminui o tempo que o indivíduo leva para adormecer; melhora a qualidade de sono; acalma e relaxa os músculos. É indicada também para quem sofre de epilepsia, estresse, insônia e, até mesmo para quem está parando de fumar. O motivo de tantos benefícios é que a planta valeriana age no organismo comprovadamente como um ansiolítico, ou seja, ela gera sensação de paz no momento é que interage com o corpo. Assim, além das indicações já citadas, alguns acreditam que ela é importante até mesmo para largar medicamentos nos quais as pessoas se viciam sem que seus corpos continuem necessitando deles. Frisamos, no entanto, que nenhum tratamento deve ser iniciado ou interrompido sem orientação e acompanhamento médico.

Contraindicações e efeitos colaterais
O consumo da planta valeriana é contraindicado para pessoas alérgicas ou hipersensíveis; mulheres gestantes; mulheres em fase de lactação; crianças menores de dez anos e pessoas em situação pré-operatória. Seu consumo em grandes doses ou sem acompanhamento médico pode gerar efeitos colaterais, sendo eles: indisposição gastrintestinal; dores de cabeça; tonturas; alergias; dilatação da pupila; fadiga; mãos trêmulas; sonolência; sensação de aperto no peito e desordens cardíacas.

Como utilizar?
Leve ao fogo um litro de água filtrada, juntamente com 20 gramas da planta valeriana. Deixe ferver por 10 minutos, então desligue o fogo e abafe o recipiente. Quando a temperatura estiver morna, adoce a gosto e consuma o chá de valeriana. Repita o procedimento duas vezes por dia, de acordo com a orientação transmitida pelo médico para o seu caso específico.
O artigo Valeriana para a ansiedade faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro: Soluções naturais para sua saúde.

Chá de rosa branca e suas várias indicações

Chá de rosa branca e suas várias indicações faz parte do conteúdo do Remédio-Caseiro: Soluções naturais para sua saúde.
Rosas vermelhas, amarelas, azuis, brancas… A rosa apresenta uma grande variedade e é uma das flores mais conhecidas no mundo, sendo cultivada desde a Antiguidade. A primeira rosa data de aproximadamente 5.000 anos atrás, e cresceu nos jardins asiáticos. As rosas tornaram-se um símbolo de delicadeza e romantismo, e possuem um perfume que é utilizado como essência na produção de diversos produtos cosméticos, desde sabonetes a cremes hidratantes, além de serem muito empregadas em clínicas estéticas, spas e no tratamento com aromaterapia, com a preparação de banhos de pétalas de rosas para relaxamento e tratamento de pele.

Chá de rosa branca e suas várias indicações
A rosa branca, de nome científico Rosa Alba L., pertence à família Rosaceae e é um tipo de rosa, também conhecida como rosa arbustiva ou rosa de corte. Devido às suas propriedades benéficas à saúde, ela é muito utilizada como planta medicinal calmante. A rosa branca precisa de solo rico em nutrientes, com umidade constante e pode ser encontrada em floriculturas, mercados ou lojas de produtos naturais.

Propriedades da rosa branca


Ação adstringente;
Calmante;
Laxativa;
Antibacteriana;
Digestiva;
Anti-inflamatória;
Depurativa para furúnculos.

Indicações de uso
A rosa branca é utilizada no tratamento de inflamações nos olhos (trata a conjuntivite em compressas), para desinfetar ferimentos, tratar prisões de ventre, ansiedade, nervosismo, tosse, dores de garganta e bronquite, além de ser usada, também, para fazer limpeza de pele. É indicada para inflamações do útero e rins, e também pode ser usada em banhos.

Modos de utilizar o chá de rosa branca
As pétalas ou as sementes da rosa branca são utilizadas para finalidades terapêuticas. Conheça a seguir três receitas de chás com a rosa branca:

Chá para limpeza de pele
Adicione as pétalas e as sementes em água fervente, deixe esfriar e lave a pele.

Chá calmante
Adicione 10 gramas de pétalas e sementes de rosa branca em 500 ml de água fervente, junto com uma colher de sopa de mel, e beba três vezes ao dia.

Chá para irritação dos olhos (alergia ou conjuntivite)
Coloque dois copos de água para ferver com dez pétalas bem lavadas, por 10 minutos. Quando amornar, lave os olhos ou faça compressas com algodão embebido nesse chá. Use a cada duas horas.
*Não são conhecidos efeitos colaterais e nem contraindicações para o uso da rosa branca.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário