Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

FLOR DA AÇUCENA

Na mitologia grega a Açucena (Amarílis) representa altivez, elegância e graça, e está relacionada ao deus olímpico Apolo, famoso por seu orgulho.As cores vibrantes e a simplicidade do trato devido sua rusticidade, fazem da Açucena uma ótima opção para quem gosta de jardim vívido e colorido. Pode ainda ser utilizada em interiores, porém requer boa quantidade de luz.





A folhagem ornamental dessa herbácea bulbosa se ausenta apenas no inverno, nos privilegiando com a presença de suas flores de diversas tonalidades, predominantemente flor cor vermelha, flores cor brancas e flores rosa, por três alegres e consecutivas estações. Ao fim do inverno erguem-se belas e altas de seus bulbos, estando em vasos e jardineiras ou canteiros ao sol, basta que tenham boa terra e a devida irrigação. No início da primavera, multiplica-se em novos bulbinhos ao redor da planta mãe.

É indicada para a composição de arranjos de flores, aos quais empresta a exuberância encantadora de suas pétalas.

Essas belas flores, quando na cor branca, significa a pureza, e o fascínio dos homens em torno da Açucena esteve presente por vários séculos que se passaram. No templo de Salomão algumas destas flores já eram encontradas representadas em esculturas.

Durante longo período, em pinturas medievais e renascentistas, de caráter religioso, aparecem flores de açucena, por sua associação com o que não é puro. Sua origem parece ser asiática, sendo sua cultura estendida, subseqüentemente, até a região do Mar Mediterrâneo e o continente europeu, dado a sua facilidade de cultivo e sua longa durabilidade como flores cortadas.

Algumas variedades da Açucena são adequadas para decoração de jardins e outras para a produção de flores de corte, porém, geralmente, essas flores trazem um toque decorativo e alegre ideal para interiores, sendo muito utilizada em jarras, como flores cortadas. Para maior durabilidade, sugere-se a dissolução de uma aspirina na água.

FLORES DE AÇUCENA - CURIOSIDADES

No Brasil são flores muito apreciadas como presente para o Dia das Mães e como flores de enfeite para o Natal. Presentear com flores de Açucena pode, também, representar a angústia causada pela distância da pessoa amada, a saudade. Relembra, ainda, a Santíssima Trindade sendo, para isso, apresentada em um vaso com três de suas flores.

FLOR DE ALAMANDA

Também chamada de alamanda-de-flor-grande, essa é uma planta trepadeira vigorosa, com folhas brilhantes verde-escuras, ovais ou com o comprimento maior do que a largura, dispostas em verticilos, ou seja, ao redor de um eixo.





O fruto da Alamanda é uma cápsula que se abre em duas válvulas e contém algumas sementes. Suas flores não são muito grandes, mas são em grande quantidade, e se apresentam na forma de sino. A coloração destas flores é geralmente amarela ou alaranjada, mas pode chegar a tonalidades lilases e rosas.



Para o plantio, a Alamanda precisa de um solo rico em matéria orgânica e, ao plantar as estacas, é conveniente envolver o vaso com um plástico que deve ser bem fechado para evitar que a planta murche.

Essa é uma planta nativa do Brasil que se desenvolve em quase todo o País, necessitando de maiores cuidados no Sul, onde o período em que dão flores fica reduzido e é mais difícil resistir ao frio. Dá Flores o ano inteiro. É cultivada sob luz intensa e tolera temperatura de 7º C. a 30º C. Quando plantada em vasos com a finalidade de decorar interiores, recomenda-se que seja colocada em locais bem próximos a janela. Propaga-se por meio de estaquia e galhos, neste caso é preferível a utilização de galhos mais velhos.

A Alamanda é muito usada em paisagismo, mas também são procuradas como flores de corte. Outra característica da planta diz respeito as suas propriedades medicinais, pois é usada como: antitérmico, antitussígeno, laxante, purgativo, vermífugo, entre outras formas. Para essas finalidades são usadas: suas flores, suas folhas, o seu látex e a sua raiz. Suas flores são tóxicas e exigem cuidados adequados com relação às crianças e aos cães.

Representa alegria em casa, harmonia familiar, amor fraterno, atenção, amor espiritual e é apropriada para presentear os amantes ou para mudar a alma das casas. É indicada para situações de alegria e de recordações.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE FLORES DE ALAMANDA.

Todas as partes da Alamanda são tóxicas, inclusive o seu látex resinoso. Se essa planta for ingerida, pode causar distúrbios gastrintestinais, náuseas, cólicas abdominais, vômitos e diarréia. O tratamento é basicamente feito através de lavagem gástrica que deve ser feita com muito cuidado por causa das suas propriedades cáusticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário