Você sabia que os índios há muitos anos atrás usava o mamão para preparar carnes? Este processo deixava a carne mais macia (tenra), isto porque existe na papaia ou mamão uma enzima natural que se chama papaína.
O mamão é considerada uma das melhores frutas do mundo devido ao seu valor nutritivo e o seu poder medicinal. Um dos seus mais importantes benefícios é mais uma vez a papaína, enzima esta reconhecida como superior a Pepsina (uma enzima digestiva, presente no estômago produzida pelas paredes do estômago), muito usada nos casos de indigestão aguda e também tem efeito benéficos sobre os tecidos.
Existe dois tipos de Papaias (mamões): o havaiano e o mexicano, sendo a maior parte dos mamões que se encontram nas lojas são da variedade havaiano que é mais doce. O mamão ou papaia mexicano são maiores e pode pesar ate 5 a 6 quilos.
Não se sabe por certo a origem do mamão, acreditam que tenham originado da região entre o sul do México e a América Central. Os espanhóis levaram as sementes do papaia (mamão) por toda América do Sul e Central. O papaia é cultivado na maior parte das regiões tropicais em todo mundo.
Onde é cultivado o Mamão (Papaia)?
Hoje é produzida no Havaí, Filipinas, Índia, Malaia , Austrália e na África tropical. E grande parte da produção na América Latina, sendo o Brasil e o México em destaque.
Porque razão devo comer mamão?
Temos vários motivos para incluir o mamão na nossa alimentação. Uma fruta rica em Vitamina C, metade de um mamão pequeno tem 150 por cento do valor diário de vitamina C: Também rico em vitamina A, Tiamina (B1) Riboflavina (B2), Niacina (B3), alguns sais minerais tais como: Cálcio, Ferro, Fósforo e Potássio. Contém fibra, folato, carotenóidese sobre tudo criptoxantina (uma provitamina que pode ser convertida em vitamina A no organismo) que pode reduzir o risco de câncer de pulmão, câncer do cólon e ainda pode beneficiar a artrite reumatóide.
Do mamão pode se tirar proveito de quase tudo, as raízes, o fruto, o látex,as folhas, as flores e as sementes.
Do Fruto – O mamão é recomendado para todos e especialmente para quem sofre de mal digestão, essa fruta famosa por causa da enzima papaína tornando um poderoso digestivo, diurético, laxante e emoliente. Segundo alguns especialista afirma que para ter estes benefícios deve ser ingerido juntamente com sementes, pois acreditam que é onde tem maior concentração de papaína. Outros indicam o consumo do mamão nas doenças dos intestinos e estômago.
O mamão consumido em jejum é aconselhado contra a diabetes, serve também como depurativo do sangue, putrefação intestinais, flatulência e prisão de ventre.
Na china é usada a polpa seca para reduzir inchações e inflamações dos pés e também para combater o reumatismo. Em outras regiões fazem xarope da mamão madura, cozida ao forno com mel. Esse xarope é indicado nos casos de tosse. Recomenda-se de 3 a 4 colheres ao dia.
O mamão também dá uma mãozinha para o lado estético. Uma mascara desta fruta madura e aplicada na pele ajuda eliminar manchas, evitar o aparecimento de linhas de expressão e além de deixar a pele macia. Mas não esqueça do suco é um grande amigo do seu corpo.
Do Látex - Em algumas regiões tropicais o látex é usado para livrar o corpo de parasitas e tratar furúnculos, verrugas, calos e para remover sardas. Para combater vermes usa uns 15 gramas do suco diluído em meia xícara (chávena) de água misturado com mel, pode incluir suco de limão ou água quente.
Flores - As flores tem grande aplicação para combater rouquidão, bronquite e laringite. Uma dia, coloca-se um punhado de flores com mel numa panela , deita-se uns 250ml de água a ferver, tampa-se. Deixe esfriar. Tome uma colher de sopa de hora em hora. Outros especialistas indicam que esse mesmo xarope é indicado para problemas gástrico e resfriados.
Sementes - As sementes comidas são recomendado contra o câncer e contra tuberculose. Comer umas 15 sementes por dia fornecem eficazmente a excreção da bile, atuam contra os males do fígado e o estômago, mas estas sementes devem ser bem mastigadas ou bater num liquidificador com agua ou suco. Contra vermes intestinas é indicado sementes seca e moída, associar mel, também pode ser com água, sucos e leite. Toma-se duas a três vezes ao dia.
Folhas - As folhas são usadas como chá digestivo. Nos Estados Unidos as folhas são secadas e moídas e é utilizada como remédio digestivo. Na Venezuela as folhas são utilizadas contra vermes intestinais.
Raízes - As raízes do mamoeiro é aconselhado para hemorragias renais e para os nervos. Cozinhar um punhado da raiz do mamoeiro e adoçar com mel e tomar durante o dia.
Observações:
Todas as informações, dicas e sugestões contidas neste blog serve apenas como caráter informativo. Elas não substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde.
Fonte: http://ritasousa.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário