Efeito antioxidante, pouquíssimas calorias e fortalecimento do sistema imunológico: Conheça esses e outros benefícios da bebida.
Quando se trata de proteger o corpo contra radicais livres, aqueles que tanto prejudica o trabalho das células, fazendo com que envelheçam antes do tempo, a Camellia sinensis é implacável .
O nome pode parecer estranhos, mas se trata da erva do Chá verde – bebida tão importante que ganhou status de alimento funcional. O chá verde possui polifenóis que atuam como poderosos antioxidantes. Essas substancias são responsáveis pelos efeitos preventivos da planta, com ação até sobre o câncer.
Inúmeros estudos, em diversos países e universidades, atestam sua ação anticancerígena. Isso se deve ao fato de que é rico em bioflavonoides, substancias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Seu efeito preventivo foi estabelecido em relação a vários tipos de câncer, como mama, esôfago, pulmão, estomago, color-retal, bexiga, rins, próstata, pele e lesões pré-cancerosas orais.
A verdade é que o chá verde beneficia o organismo como um todo, estimulando o sistema imunológico, baixando as taxas de colesterol ruim, facilitando a digestão, combatendo agentes que causam infecções, entre outras ações.
PODER EMAGRECEDOR
Ainda que o corpo inteiro saia ganhando com o consumo do chá verde, seu efeito mais comemorado, aquele que lhe rendeu tanta popularidade, é o de ajudar a emagrecer. Assim como muitas outras ervas, essa também é dotada de poder diurético e ajuda a eliminar inchaços causados pela retenção de líquidos. Mas as propriedades do chá verde vão além: Cafeína, teofilina e teobromina são substancias da erva que agem nos sistema nervoso central, acelerando o metabolismo e aumentando a temperatura corporal. Esse mecanismo é conhecido como termogênese e estimula a queima de calorias e, consequentemente, das gordurinhas estocadas.
INDICADO PARA:
Fortalecer imunidades, prevenir tumores, auxiliar dietas de emagrecimento, ganhar disposição.
CONTRAINDICAÇÕES:
Hipertensos. Por conta da cafeína, quem sofre de insônia deve evitar beber à noite. Gravidas. Mulheres em fase de amamentação e pessoas com gastrite crônica devem beber com moderação e após autorização médica.
fonte:Revista Guia de Saúde. Remédios naturais pag.15 editora Alto Astral
imagem:cultivando.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário