Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bétula (Betula Alba L. syn.)

Nome botânico: Betula Alba L. syn. 

Partes utilizadas: caule, folha, seiva e gemas

Informações gerais: também chamada de arvore da sabedoria, a bétula é uma planta silvestre originária da Ásia e da Europa, cuja casca era bastante utilizada para a fabricação de tinta amarela e seu óleo para curtir o couro. As propriedades medicinais da bétula dependem da parte da planta a ser usada, uma vez que cada uma delas possui constituintes químicos diferentes. O uso interno da folha dessa planta aumenta a eliminação de toxinas através da urina, tornando-se muito útil no tratamento de gota e celulite, mais ela também é incluída nas formulas de xampus e cremes, por eliminar a caspa e a seborreia e estimular o crescimento capilar. A gema da bétula contem ação balsâmica e seu óleo diminui e alivia dores musculares e articulares. Quando empregada diretamente na pele, a bétula funciona como adstringente e cicatrizante de grande ação germicida. Essa planta é utilizada em forma de compressas, feitas com as gemas; infuso, feito com as folhas; e pomadas, que são produzidas com o óleo.

Ação: diurética, laxante, germicida, antisséptica, cicatrizante, depurativa, balsâmica, Tonica, estimulante, adstringente, antiqueda, anticaspa e auxiliar no crescimento capilar.

Indicação:
Fitoterápico – o uso interno da bétula é indicado para casos de infecções urinárias, gota, reumatismo, celulite, artrite e como estimulante digestivo.

Fitocosmético - usado em preparados para pele e cabelos, por eliminar caspas e seborreia e estimular o crescimento dos cabelos e também para aliviar dores musculares e articulares.

Contraindicação: não foi encontrada nas fontes consultadas.

Fonte: Revista Ervas e plantas que curam pag. 26 
imagem: busybeenursery.com
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário