Nome botânico: Pothomorphe umbellata L.M.
Parte utilizada: folhas e raiz
Informações gerais: originário da Mata Atlântica, a pariparoba possui diversas proteínas essências para a pele; e pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, sudeste e sul do Brasil. Seu poder antioxidante – encontrado na raiz – protege a pele dos efeitos nocivos dos raios solares, adia o envelhecimento, evitando que a elastina se torne mais densa, age contra a hiperplasia epitelial e possui um composto que é capaz de refrear o progresso do melanona, impedindo que as células tumorais invadam a camada mais intensa da pele e se disseminem para outros tecidos; ajudando contra o desenvolvimento do câncer de pele.
A folha e a raiz em forma de chá ajuda no tratamento de enfermidades do fígado, da vesícula, do baço, gastralgia, indigestão, icterícia, contra inflamações das pernas, inchaços, contra problemas de insuficiência hepática. O seu uso externo é indicado na cura de ulceras e como vermífugo, contra queimaduras, antiblenorrágicos, contra furúnculos, dores musculares e, ainda, colabora na cura de inflamações internas e externas.
Ação: febrífuga, estimulante da secreção biliar, emoliente,cicatrizante, antioxidante, antiescorbútica,anti-inflamatória, diurética e aperiente.
Indicação:
Fitoterápico – A pariparoba é indicado para casos de dores musculares, febre, lombriga, inflamações nas pernas, inchaços, má digestão, doenças do fígado, do baço e da vesícula e queimaduras. Fitocosmético – Usada em cremes antirrugas, gel para a prevenção do câncer de pele, creme protetor e filtro solar.
Contraindicação:
O chá deve ser ingerido em doses baixas, pois em grande quantidade pode provocar cólicas, diarreias e vômitos.
Revista Ervas e Plantas que curam - pag. 67
imagem:farmaverde.blogspot.com
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário