Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pariparoba (Pothomorphe umbellata L.M.)


Nome botânico: Pothomorphe umbellata L.M.
Parte utilizada: folhas e raiz

Informações gerais: originário da Mata Atlântica, a pariparoba possui diversas proteínas essências para a pele; e pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, sudeste e sul do Brasil. Seu poder antioxidante – encontrado na raiz – protege a pele dos efeitos nocivos dos raios solares, adia o envelhecimento, evitando que a elastina se torne mais densa, age contra a hiperplasia epitelial e possui um composto que é capaz de refrear o progresso do melanona, impedindo que as células tumorais invadam a camada mais intensa da pele e se disseminem para outros tecidos; ajudando contra o desenvolvimento do câncer de pele.

A folha e a raiz em forma de chá ajuda no tratamento de enfermidades do fígado, da vesícula, do baço, gastralgia, indigestão, icterícia, contra inflamações das pernas, inchaços, contra problemas de insuficiência hepática. O seu uso externo é indicado na cura de ulceras e como vermífugo, contra queimaduras, antiblenorrágicos, contra furúnculos, dores musculares e, ainda, colabora na cura de inflamações internas e externas.

Ação: febrífuga, estimulante da secreção biliar, emoliente,cicatrizante, antioxidante, antiescorbútica,anti-inflamatória, diurética e aperiente.

Indicação:
Fitoterápico – A pariparoba é indicado para casos de dores musculares, febre, lombriga, inflamações nas pernas, inchaços, má digestão, doenças do fígado, do baço e da vesícula e queimaduras. Fitocosmético – Usada em cremes antirrugas, gel para a prevenção do câncer de pele, creme protetor e filtro solar.

Contraindicação:
O chá deve ser ingerido em doses baixas, pois em grande quantidade pode provocar cólicas, diarreias e vômitos.

Revista Ervas e Plantas que curam - pag. 67
imagem:farmaverde.blogspot.com
Todas as informações, dicas e sugestões contidas aqui serve apenas com caráter informativo. Elas em hipótese nenhuma substituem o acompanhamento dos profissionais da saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário