A força exercida pelo sangue sobre a parede das artérias é chamada de pressão arterial, podendo variar de intensidade. Quando a pressão está muito alta, recebe o nome de hipertensão.
A arteriosclerose e aterosclerose são precursoras da hipertensão. Como na aterosclerose, as artérias ficam obstruídas com placas de colesterol, torna-se difícil a circulação do sangue pelos vasos. Na arteriosclerose, as artérias ficam duras e constritas. Daí o sangue é forçado por uma passagem mais estreita, e a conseqüência é o aumento da pressão sanguínea.
O médico mede a pressão por intermédio de um aparelho chamado esfigmomanômetro e pode-se notar dois tipos de resultados. A pressão sistólica (pressão exercida pelo sangue quando o coração está bombeando) indica a pressão alta ou não (acima de 18 por 11 é muito alta), e a pressão diastólica mede a pressão quando o coração está descansando entre os batimentos. A normal deve ser 12 por 8; 11 por 7; 14 por 9. Quando estiver com o resultado 14 por 9 ou 16 por 9, a pressão está no limite, ou seja, hipertensão limítrofe.
A hipertensão muitas vezes é conseqüência do hábito de fumar, obesidade, estresse, uso de estimulantes como café, algumas espécies de chás, drogas, sal, álcool e o uso de contraceptivos. Deve ser monitorada periodicamente por um médico.
Existem algumas alternativas naturais usadas como coadjuvantes no tratamento, como o óleo de alho, benéfico para diminuir a pressão sangüínea e baixar o colesterol, o suco de limão sem açúcar, além da lecetina, que emulsifica a gordura, melhorando o funcionamento hepático e ajudando a diminuir a pressão arterial. O germe de trigo (vitamina E) ajuda a melhorar o funcionamento do coração.
Suco para pressão alta ou hipertensão
Suco de 1 limão
2 dentes de alho
1 copo de água mineral
Adoçar a gosto
Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador.
Dose recomendada: tomar três vezes ao dia, entre as refeições.
Suco de laranja com babosa
Suco de 2 laranjas
50g de suco de babosa
Adoçar com stévia.
Principais elementos terapêuticos
Limão: o limão, em virtude da sua quantidade de potássio, age beneficamente na hipertensão arterial.
Alho: tem ação antitrombótica. Os cardíacos medicados com óleo de alho após o infarto tiveram 95,5% de ampliação na capacidade de registrar o trombo (coágulo sanguíneo), no período de 21 dias, segundo uma publicação na revista médica americana Atherosckrosis Journal.
Babosa: possui ação anti-inflamatória similar aos esteroides como a cortisona. Tem ação coagulante, contém muito potássio e cálcio. Possui ação antibiótica e energizante, além de ser digestiva e nutritiva. Contém 18 dos 23 aminoácidos existentes.
Laranja: elimina o ácido úrico, combate a prisão de ventre e previne o câncer. Vitaminas: A, B e C. Minerais: potássio, iodo, cálcio, fósforo e selênio.
fonte:100 sucos com poderes medicinais / Lelingron Lobo Franco
imagem:saude.culturamix.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário