Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Marapuama – Propriedades Medicinais

A marapuama, cujo nome científico é Ptychopetalum uncinatum, cresce naturalmente na região da floresta amazônica. 

A planta arbustiva apresenta flores brancas e folhas alongadas. Na medicina popular ela é tradicionalmente utilizada para fins medicinais, sobretudo como afrodisíaco.

Os índios nativos do Norte do país utilizam praticamente todas as partes da marapuama. Porém, a raiz e a casca são as mais consumidas como medicamento natural.

Nomes Populares:
muiratã
viagra da amazônia
muira-puama
madeira-potente

Marapuama
Folhas e flores da marapuama

Propriedades
O uso mais comum da marapuama é como afrodisíaco, ou seja, para o estímulo sexual. Ela é bastante indicada para tratar problemas como a impotência sexual, a ejaculação precoce, a infertilidade masculina, e a perda de libido. 

Além disso, ela também serve para aliviar a fadiga, a depressão, os problemas intestinais, o inchaço, a perda de memória e o estresse.

Quase todas essas utilidades estão ligadas ao fato de que a marapuama melhora o fluxo sanguíneo, sobretudo na região pélvica. Por isso, as recomendações voltadas para o estímulo sexual e a libido podem ser explicados cientificamente.

Uma pesquisa conduzida com 262 voluntários que tinham algum tipo de problema sexual revelou que a marapuama pode, de fato, ser eficaz nesses casos. Os pacientes consumiram doses diárias de 1 a 1,5 gramas do extrato da planta durante o período de duas semanas. Após esse período, 62% dos indivíduos apresentaram melhorias em relação à libido.

Além das melhorias na circulação, outra explicação para esse resultado é a possível elevação dos níveis de testosterona (hormônio masculino) com o consumo da planta medicinal. Ela ainda é um excelente tônico para as funções neurológicas, sendo capaz de melhorar o cansaço, a fraqueza e a perda de memória. Como muitos dos problemas sexuais estão ligados a fatores psicológicos, o controle da ansiedade e da depressão também contribuem para a libido.

Por fim, podemos destacar os benefícios da marapuama para o tratamento da celulite. Como a formação das maracas na pele tem a ver com a má circulação, o uso da planta amazônica atua na prevenção das celulites e também no controle do problema em fase inicial.

Cuidados
Os benefícios são muitos, mas existem também as contraindicações. Chás e outras formas de utilização da marapuama não são indicados para mulheres grávidas, crianças e idosos. O uso da planta também fica restrito para quem sofre com a hipertensão e problemas de coração.

O consumo da planta em excesso pode causar tremor, palpitação e até mesmo levar à ejaculação precoce. Por isso, é muito importante que qualquer tratamento feito com a marapuama tenha a orientação de um médico.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário