Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Arruda



Resumo
Arruda - Planta medicinal com efeito de fortalecer vasos sanguíneos, sendo utilizada como escalda-pé em casos de varizes.

Nomes
Nome em português: Arruda, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, arruda-fedorenta
Nome binomial: Ruta graveolens L.
Nome francês: Rue des jardins
Nome inglês: common Rue, herb-of-Grace, rue
Nome alemão: Weinraute
Nome italiano: ruta comune
Nome espanhol: Ruda

Família
Rutaceae

Constituintes
Flavonóides (rutina), furanocumarinas, carotenídes, furanoquinolonas.

Partes utilizadas
Ramo (folhas e caule).

​Efeitos
Inibi a proliferação e a sobrevivência de células cancerígenas, podendo ser utilizado futuramente na elaboração de novas moléculas anticancerígenas.

Age fracamente como antiparasitário, não sendo eficaz na eliminação completa dos parasitas e como antimicrobiano, atingindo somente um grupo determinado de bactérias (Gram positivas).

Possui efeito benéfico em casos de problemas circulatórios causados pela aterosclerose.

Indicações
Varizes (em forma de escalda pé, por aumentar a resistência dos vasos sanguíneos).

Não é recomendada a ingestão de infusões de arruda devido aos efeitos secundários e sua hepatotoxicidade (toxicidade ao fígado). Seu uso interno deve ser feito somente com acompanhamento médico e em baixas doses.

Utilizado há muitos anos por indígenas e hoje em dia por muitas populações como antiparasitário, em casos de falha na menstruação, vermífugo, antipirético, repelente de insetos e abortivo. Além de ser conhecida por espantar mal olhado.

Arruda
Efeitos secundários
Os estudos científicos ainda são contraditórios a respeito do exato efeito da arruda na infertilidade e na gravidez. Alguns relatam que a arruda contribua prejudica a fertilidade da mulher, pois dificulta a pré-implantação e o transporte embrionário. Outros discordam do efeito de infertilidade, mas alegam que podem gerar a morte do feto sem a expulsão do mesmo.

A arruda ainda pode causar sérias queimaduras na pele quando exposta ao sol.

Contra-indicações
Não é recomendado o uso durante a gravidez, lactação, por crianças menores de 10 anos e por pessoas com problemas no fígado.

Interações
Nenhuma interação relatada até o momento.

Toxicidade
Estudo em rato demonstrou hepatotoxicidade e fetotoxicidade.

Preparações

Uso externo
– Escalda-pés (banho de arruda): misture 2 xícaras de folhas frescas de arruda picadas a 5 litros de água quente, mergulhe as pernas por 30 minutos. Enxágue em seguida com água fria. Utilize no máximo 3 vezes por semana e em dias alternados. Não se expor ao sol por até 2 horas após o uso.

Onde cresce?
A arruda cresce em solos bem drenados e com boa iluminação. Apesar de ser originária de áreas do mediterrâneo (sul da Europa e norte da África), é amplamente distribuída pelo mundo.

Quando colher a arruda?
A arruda geralmente pode ser colhida 4 meses após o plantio.

Notas
– O termo Rua, do nome científico Ruta graveolens, provém do grego antigo e significa “liberar”. Uma referência à capacidade que esta planta teria de “livrar” das doenças.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário