Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Chá de babosa: Benefícios, propriedades e como fazer

Quando utilizada na forma de chá, os efeitos da babosa são potencializados

Também conhecida por aloe vera, a babosa é considerada uma das mais ricas fontes de nutrientes da natureza. Preparada na forma de chá, o uso do ingrediente está associado ao processo de tratamento e cura de muitas doenças.

O uso da babosa vem espelhado em civilizações antigas, como os egípcios e gregos. Além do mais, há relatos do uso da substância até na Bíblia Sagrada. A babosa pode ser encontrada com facilidade em mercados, feiras livres e até nos jardins de casa.

A babosa fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória e antiviral (inclusive inibindo a multiplicação do vírus da AIDS). Ela também é relacionada a resolução de muitos problemas de pele, a exemplo de acne, psoríase e hanseníase.


Benefícios da babosa

A babosa pode resolver problemas de pele, a exemplo da acne, psoríase e hanseníase

O chá da babosa pode ser usado para tratar dores e inflamação no corpo (Foto: depositphotos)

Quando o assunto se refere a babosa, muitas propriedades e benefícios estão ligados a ela. Isso acontece pela presença de enzimas, polissacarídeos, glicoproteínas, terpenos e glicosídeos fenólicos, além de conter fitoquímicos.

Antiviral
A babosa tem ação antiviral, bactericida, antifúngica, anticancerígena e cicatrizante. Pesquisas isoladas mostraram que a babosa ajudam a combater as células malignas, principalmente pela presença dos oligossacarídeos.

Desintoxicante
Outra propriedade que se destaca na babosa é a desintoxicante. “Ela estimula o funcionamento do fígado e rins, já que eles são os principais órgãos responsáveis pela desintoxicação do corpo humano”, afirma o especialista em plantas Armando Falconi.


Sistema digestivo

O ingrediente também pode ser usado em benefício do sistema digestivo, regulando o intestino, inibindo a acidez excessiva do estômago, prevenindo diarreia e aliviando as úlceras no órgão.

Dores e inflamações
O chá da babosa também pode ser usado para tratar dores e inflamação no corpo. “A babosa é inibidora da dor. Isso acontece devido a presença de lignina. Ela também tem ação anti-inflamatória, similar a esteroides como a cortisona, porém, sem os efeitos nocivos que ela provoca”, afirma o especialista em plantas Armando Falconi.

Imunidade
Para aquelas que pessoas que contraem gripe com facilidade ou então ficam cansadas, a babosa é uma planta que reforça a imunidade e ainda de quebra traz disposição para enfrentar as tarefas diárias.

Metabolismo
“Ela ajuda no bom funcionamento do metabolismo celular, atuando na produção da energia que o corpo necessita. Além disso, devido o conteúdo de vitamina C, ela produz uma ação que melhora e estimula a circulação e o bom funcionamento do aparelho cardiovascular”, explica Falconi.

Outros benefícios da babosa
Somados a todos esses benefícios presentes na utilização da babosa como chá, ela ainda possui o poder de regularizar o índice glicêmico no sangue, sendo indicada para tratar os casos de diabetes; equilibrar os níveis de colesterol e aumentar a longevidade.

O tratamento com o chá de babosa evita problemas cardíacos e ajuda a eliminar a pedra nos rins. “A planta também contém ácido urônico, responsável por eliminar as toxinas a nível celular”, acrescenta o especialista em plantas.

Como se tudo isso não fosse o suficiente, a babosa é uma rica fonte de nutrientes para o corpo. “A babosa contém 18 dos 23 ácidos componentes das proteínas que o organismo necessita para a formação de células e tecidos”, informa Falconi.

Além disso, a babosa contém enzimas necessárias para o processamento dos carboidratos, gorduras e proteínas do estômago e intestino. Isso acaba tornando a babosa indispensável em muitos casos.

Como preparar o chá de babosa
Depois de conhecer todos os benefícios presentes no chá da babosa, agora chegou a hora de aprender a prepará-lo. Vale lembrar que, devido a facilidade com que é encontrado, não existe muito mistério, basta seguir o passo a passo.

Quando utilizada na forma de chá, os efeitos da babosa são potencializados. Ainda mais se misturado com outras ervas, como a maioria das pessoas costumam fazer. Porém, o recomendado é que haja acompanhamento médico.


Chá de babosa de limão
Ingredientes


– 200 ml de água filtrada;
– 1 folha de babosa;
– 2 colheres (de sopa) de suco de limão.


Modo de preparo

O primeiro passo a ser seguido é fazer a higienização da folha da babosa. Logo em seguida, faça cortes longitudinais na folha para que o gel possa ser extraído. Para tanto, pode utilizar a própria faca ou uma colher.

Assim que o gel for extraído, coloque em uma panela, acrescente a quantidade de água indicada na receita e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione o limão. Deixe a mistura descansar por 10 minutos.

Passado esse tempo, a bebida está pronta para ser ingerida. Se preferir, você pode adicionar o chá de babosa com um pouco de mel. A indicação é de consumi-lo em até três doses diárias.


Chá de babosa com gengibre
Ingredientes


– 200 ml de água filtrada;
– 1 folha de babosa;
– 2 colheres (de sobremesa) de gengibre.

Modo de preparo
Higienize bem a folha da babosa. Diferente da receita anterior, para esse chá em específico, você só vai precisar cortar a folha do ingrediente em pequenos cubinhos. Coloque a água para ferver junto com a babosa e o gengibre.

Assim que começar a ferver, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover todos os ingredientes. Antes de consumir, pode adoçar a bebida com um pouco de mel.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário