Eclipta Alba, a erva daninha que cura, recebe nomes populares, como falsa margarida (ou falsa daisy), bhringraj, ou erva de tago. Cresce com abundância em lugares úmidos em todo o mundo, da China ao Brasil. O extrato retirado das folhas é tido como um poderoso tônico para o fígado. É visto como um dos melhores rejuvenescedores naturais, em especial para os fios de cabelo. Desta planta é extraído um corante negro, muito usado para tingir o cabelo, e para fazer tatuagens. Mas suas propriedades extrapolam essa esfera de usos.
Quem estiver em busca de um excelente remédio natural para curar o pé de atleta, paralisar a queda de cabelo, ou tratar a dermatite e eczema, pode ter nas folhas da falsa daisy a solução mais certeira. Para a saúde capilar, restaura a cor natural dos fios e promove o crescimento. É respeitada como a mais eficaz para o cabelo até mesmo quando comparada com produtos industrializados.
Para fazer seu próprio extrato capilar, separe 1 litro de óleo de coco orgânico puro, 1 litro de suco puro de groselha da Índia e 100 gramas de folhas. Ferva todos os ingredientes juntos, até que todo o líquido se evapore, e apenas o óleo permaneça. Espere esfriar, e passe por um filtro de papel. Guarde num frasco limpo e seco, de vidro.
Para evitar o crescimento de cabelos brancos prematuros, acelerar o crescimento dos fios e tratar a queda, aplique esse óleo por todo o couro cabeludo 1 hora antes de lavar o cabelo.
Repita 3 vezes na semana. Para aqueles que enfrentam problemas com a calvície, há que recolher 1 planta por inteiro, e esmagá-la por completo, até virar uma pasta. Passe na área afetada, deixando por 1 hora antes de lavar. O detalhe é que deve ser repetido por 100 dias seguidos, sem falhar. Novos folículos pilosos passarão a surgir no couro cabeludo.
A receita a seguir, segundo a medicina Ayurvédica, destina-se a tratar qualquer condição que surja “do pescoço para cima”, ou qualquer doença relacionada com a cabeça. Prepare 200 mililitros de suco das folhas de Eclipta Alba, junte com 200 gramas de manteiga de vaca ghee, 10 gramas de açaí em pó e 10 gramas de pó de alcaçuz. Ferva, até que tudo seja reduzido somente a manteiga. Após esfriar, coe num filtro de papel, e armazene num frasco de vidro, seco e limpo. Todas as manhãs, aqueça muito levemente, e aplique 2 gotas em cada narina. Dobre o pescoço para trás, e aspire profundamente. Outro uso excelente deste óleo é para evitar dormência em qualquer parte do corpo. Passe no local desejado e massageie com vigor.
Se estiver com calcanhares rachados, passe a esfregar os pés com o suco das folhas. Em poucas aplicações verá os resultados. Este suco também é ótimo para curar dor nos calcanhares.
Esta planta também pode ser usada para tratar picada de cobras, ou de escorpião.
por Gislaine Rabelo
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário