Ótimos remédios naturais, os chás possuem vários benefícios. Confira alguns desses que você sempre deve ter na sua casa.
Sempre recomendados pela maioria das “vovós”, os chás são boas opções para combater e evitar doenças, além, claro, de serem baratos e facilmente encontrados. Mesmo sendo feitos em sua maioria, de ervas naturais, a quantidade máxima de xícaras de chá diária, não pode passar de cinco.
Alguns chás, como o “chá mate”, por exemplo, são ricos em cafeína e devem ser evitados após às 18h, para que não haja uma interferência no sono. Conheça a seguir as propriedades de alguns chás que, de tão úteis, você deveria ter sempre em casa.
Foto: Pixabay
Chá de erva cidreira
Além de ser muito saboroso, o chá de erva cidreira ou chá de melissa possui óleos essenciais que o torna calmante e relaxante, um ótimo induzidor do sono, o que faz ele ser muito indicado a pessoas que têm dificuldades para dormir. A erva também ajuda a combater problemas digestivos, como gases ou azia após as refeições.
Chá de alecrim
Rico em vários minerais e vitaminas como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, o chá de alecrim é considerado um tônico para o fígado, além de possuir muitas outras funções, entre elas, desintoxicante, digestivo, antiespasmódico, antifúngico e anti-inflamatório. Ele ajuda a combater cólicas, tanto renal quanto a menstrual, também ajuda a combater a candidíase, uma infecção vaginal que é causada por um fungo. Além de todas essas vantagens, a erva ainda auxilia na perda de peso por proporcionar uma sensação de saciedade a quem bebe o chá.
Chá mate
Muito popular na região sul do país, o chá mate, além de ser um ótimo antioxidante, é um forte aliado no emagrecimento, pois possui ação termogênica, a qual acelera o metabolismo. Além disso, ele também combate o envelhecimento precoce. Mas atenção: é preciso tomar cuidado com a quantidade consumida, uma vez que o chá contém cafeína e pode interferir no sono a depender do horário que é consumido.
Chá de erva doce
Um dos chás mais populares e utilizados (inclusive por bebês), a erva doce possui propriedades relaxantes, atua no combate a cólicas, promove o alívio de gases e normaliza a circulação sanguínea.
Chá de hortelã
Possui propriedades antifúngicas e antiparasitas, que ajudam a combater fungos e bactérias que atacam o intestino. Por ser um chá digestivo, ajuda a estimular o funcionamento do sistema digestivo e auxilia a combater azia e gases.
Chá de limão
Rico em vitamina C, o fruto tem ação antioxidante e alcalinizante, o que faz com que o PH do sangue fique ideal para evitar a perda de nutrientes e garantir o bom funcionamento do organismo. Se feito com a casca, o chá tem efeito desintoxicante e, aliado ao mel, ajuda em gripes e resfriados.
Chá de camomila
Esta é, certamente, a erva mais conhecida quando se trata de chá com efeito calmante. A camomila também é uma forte aliada para combater a gota, problemas de circulação, reumatismo e inflamações em geral.
Chá de gengibre
Contém compostos naturais que ajudam a prevenir inúmeras doenças, como câncer, Alzheimer, síndrome do intestino irritável, gripes e ainda alivia congestão nasal e combate problemas respiratórios, além de fortalecer o sistema imunológico.
Chá de hibisco
É rico em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos, que proporcionam diversos benefícios, entre eles, ação diurética, que auxilia na digestão e ainda acelera o metabolismo.
Chá de boldo
É um ótimo remédio natural para curar problemas eventuais de digestão, suores frios e problemas de fígado. Por ter forte ação diurética, ajuda em casos de dietas de emagrecimento ou reeducação alimentar.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário