Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O uso da kava-kava contra ansiedade, seus benefícios e riscos


Kava-kava é uma ótima alternativa para alguns casos de desajuste nervoso mas, seu uso deve ser cuidadoso pois, alguns efeitos colaterais mais sérios, como hepatotoxicidade, podem ser verificados em alguns casos. 

O que é a Kava-kava
Kava-kava é uma pimenta (Piper methysticum) originária da Polinésia, que tem sido usada, para cura e cerimônias religiosas, há mais de 3 mil anos, por suas propriedades sedativas e relaxantes. Desde o final dos anos 1990, a kava-kava vem sendo usada em tratamentos de ansiedade, tensão nervosa, agitação e insônia, por seu efeito relaxante sobre os músculos, particularmente útil em casos de estresse. 

Há quase 20 anos que a kava-kava se mantêm nas listas dos 10 medicamentos fitoterápicos mais vendidos no Brasil para situações de ansiedade e estresse. Seu uso já é consagrado inclusive por muitos médicos da medicina tradicional mas, é preciso cautela tanto na dosagem quanto na continuidade e frequência de seu uso. “A Kava-Kava é a erva mais relaxante que existe, com exceção da papoila do ópio. Estudos farmacológicos mostram que os ingredientes ativos da Kava-Kava - as cavalactonas - produzem relaxamento físico e mental e uma sensação de bem-estar” .

Cuidados no uso da kava-kava
Como já foi dito, a kava-kava é potente, quase tanto quanto o opium. Porém, não causa dependência e é considerada fito-terapeuticamente segura, desde que se conheça a procedência e se respeitem as dosagens. Mas, saiba que a kava-kava não é legal em todos os países e, muitas vezes você só poderá comprar esse produto com receita médica.

O uso prolongado da kava-kava pode causar hipertensão, redução dos níveis de proteínas, anomalias nas células sanguíneas, ou problemas de fígado. A toxicidade da kava-kava é aumentada com a ingestão de bebidas alcoólicas e, se tomar kava-kava, não dirija pois seus reflexos estarão reduzidos.

Não é aconselhável seu uso durante a gravides ou lactância e nem em crianças menores de 12 anos.

Apesar de ser recomendada em tratamentos para depressão, a literatura desaconselha pois seu efeito, poderosamente relaxante, pode não se adequar à situação depressiva do paciente criando um risco desnecessário.

E se você tem alguma debilidade hepática, evite o uso de kava-kava.

Contra-indicações: em doses elevadas a kava-kava pode provocar enfraquecimento muscular, debilidade visual, tonturas e outras situações incômodas. Ao tomar kava-kava observe suas reações pessoais e mantenha a dosagem adequada, recomendada pelo médico. Mas se sentir efeitos como dormência da língua, secura da garganta ou tremores, saiba que já está excedendo a “boa dose” para seu organismo se você busca tratamento para ansiedade.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário