Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Chá de canela de velho – Benefícios e propriedades

A planta conhecida como canela de velho, cujo nome científico é Miconia albicans é uma planta que pertence à família das Melastomataceae. Originária do Nordeste do Brasil, pode ser encontrada mais facilmente nos estados da Bahia e do Sergipe e muito usada para fins medicinais popularmente.

Os benefícios e as propriedades
A planta pode ser usada, devido as suas propriedades anti-inflamatória, anti-nociceptivo, antioxidante, antimutagênica, tônica digestiva, anti microbiana, antitumoral e hepatoprotetora, no tratamento de diversas doenças.

Entre elas, encontramos a artrose, artrite reumatóide, inflamação das articulações, além de poder ser usada na purificação do sangue e na redução dos radicais livres. Ela é conhecida, principalmente, por sua atuação no combate às dores das doenças articulares – eliminando a dor, o inchaço e a inflamação.

Foto: Reprodução

Apesar de ser mais indicada para esses casos, o uso da planta mostrou-se eficaz no tratamento de torção nos pés em adultos, assim como torcicolo, bursite, tendinite, dores na coluna, hérnia de disco, complicações do diabetes – neuropatia e poli neuropatia, dores nas articulações, doenças estomacais, problemas intestinais, além de ajudar àqueles que estão sem desejo sexual, pois esse pode ser proveniente das dores.

Como escolher a erva?
Os benefícios da planta, no entanto, somente podem ser aproveitadas quando as folhas estão saudáveis. Para escolher, é preciso observar se existe mofo proveniente de armazenamento errôneo. Além disso, ao comprar em feiras, observe se foram colocadas ainda verdes ao saco, pois isso não pode ser feito. Em algumas dessas ocasiões a planta fica exposta sem proteção à poeira, aos insetos e secas ao sol. Todas essas situações citadas acima devem ser descartadas na hora da aquisição.

A forma ideal de conservação é em recipientes de lata, porcelana ou vidro, mas nunca em plástico. Além disso, devem ser secas à sombra dependuradas em varais e cobertas com tecido para, em seguida, serem armazenadas.

Como preparar o chá?
Você vai precisar de 1 litro de água e entre 15 e 20 folhas da erva. Em um recipiente, coloque 1 litro de água e aguarde ferver. Quando isso acontecer, adicione as folhas e deixe por 30 segundos em fervura. Em seguida, desligue o fogo e tampe, deixando descansar em infusão por mais ou menos 1 hora. Coe e consuma quente ou gelado. Consuma diariamente 1 xícara no período da manhã e outra no período da noite, dando preferência a consumir antes das principais refeições.

Como funciona o tratamento?
O tratamento deve ser feito por, no mínimo, 30 dias para que os resultados sejam bons e duradouros, e pode se estender à, no máximo, 60 dias.

Contra indicações
Não foram encontradas contra indicações e efeitos colaterais nas literaturas consultadas, desde que se observe as doses máximas de consumo. Sempre procure orientação médica antes de consumir medicamentos, mesmo que naturais.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário