Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Cravo para tratamento da Gengivite

O Cravo da Índia – conhecido pelo nome científico de Syzygium aromaticum – é uma especiaria amplamente utilizada no mundo todo. Seu uso culinário e na preservação de carnes remonta ao tempo das grandes navegações. O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que esse presente da natureza contém altos índices de propriedades medicinais.

Conhecido em território nacional há séculos, o Cravo da Índia também é conhecido pelos nomes de: Craveiro da Índia, Cravina de túnis, Cravo de cabecinha, Cravoária e Rosa da Índia

Veja neste artigo as principais propriedades medicinais do Cravo da Índia, seus benefícios mais importantes para a saúde humana. Além disso, separamos uma receita de chá muito simples para deixar seus dias mais saborosos e saudáveis.
Boa leitura!

Cravo da Índia
Cravo da índia

O cravo da índia é uma especiaria muito apreciada.
Seu sabor marcante é responsável por cativar admiradores no mundo todo. Sua utilização mais marcante muito possivelmente está na flavorização de doces. Cozinheiros mais experientes, entretanto, arriscam-se na sua utilização para criar receitas deliciosas de salgados com Cravo.

O Cravo também é muito utilizado como aromatizante. Seu cheiro intenso e agradável é empregado na fabricação de incensos, perfumes, xampus e uma série de cosméticos.

Cravo da Índia – Propriedades Medicinais
Além de um excelente flavorizante e aromatizante, o Cravo da Índia é também um excelente remédio natural. A especiaria possui como propriedade ser:

Antisséptica
Aromática
Cicatrizante
Antifúngica
Antibacteriano
Antioxidante
Analgésica
Anti inflamatória
Expectorante

Devido a estas características, o Cravo da Índia está entre as substâncias naturais mais cobiçadas em algumas regiões do mundo.

Cravo da Índia – Benefícios para a saúde
Com tantas propriedades medicinais interessantes, o Cravo da Índia só poderia trazer benefícios sólidos para a saúde humana, certo? Felizmente, este é o caso. O Cravo da Índia pode auxiliar em uma série de transtornos, entre eles:

Gripes e resfriados
Problemas musculares
Acnes
Náuseas
Náuseas
Soluços
Enjôo
Vômitos

Chá de Cravo da Índia
Chá de cravo da índia

Muito utilizado pela medicina indígena, o chá de Cravo da Índia é capaz de curar uma série de doenças. Por sorte, é um chá de preparo muito simples e sem grandes restrições. A receita do chá de hoje é indicada para tratar a gengivite, mas também pode ser utilizado como anestésico natural leve e anti inflamatório.

Preparados? Vamos então à receita. Você vai precisar de:

Uma colher de sopa de cravos da índia
Uma xícara de chá de água fervente
Uma xícara vazia
Um pano limpo
Modo de Preparo:

Adicione os cravos à agua fervente
Cubra a xícara com o pano
Deixe abafar por dez minutos
Cubra a xícara vazia com o pano úmido
Mova o chá para a xícara vazia para coar as folhas
Seu chá de cravo da índia está pronto para o gargarejo!

Consumo:
Faça bochechos com o antisséptico morno duas a quatro vezes ao dia.

Chá de Cravo da Índia – Cuidados no Consumo
Por ser uma substância natural, de origem vegetal, é comum pensar-se que o Cravo da Índia pode ser consumida sem maiores cuidados. Existem alguns fatos, entretanto, aos é preciso se estar atento.


Em grandes quantidades, o Cravo da Índia pode ser tóxicos e causar efeitos colaterais, como:


Aborto espontâneo
Vômitos
Diarreias

É importante lembrar que a especiaria não deve ser ingerida por:

Crianças menores de seis anos, exceto sob prescrição pediátrica clara
Mulheres grávidas
Lactantes

O que achou desse conteúdo? Já conhecia os benefícios e possibilidades do chá de Cravo da Índia? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários e divulgue essa informação entre seus amigos e familiares!

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário