Nossas avós já sabiam: o chá de boldo é um remédio caseiro eficiente. A planta, conhecida cientificamente como Plectranthus barbatus, possui diversas propriedades medicinais, principalmente no que diz respeito ao bom funcionamento da digestão.O chá é a forma mais comum de utilização medicinal do boldo, mas também possível usar o extrato das folhas diluído em álcool para uso externo.
O gosto amargo da planta estimula o apetite. Além disso, o boldo atua no sistema nervoso central e, por isso, tem efeito calmante. Pesquisas recentes ainda mostram que o boldo pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois funciona como diurético e ameniza a ansiedade.
Plectranthus Barbatus
Saiba para que serve o chá de boldo
Propriedades Medicinais
O boldo pode ser utilizado em várias enfermidades, como:
Má digestão;
Azia;
Cólicas;
Ressaca;
Gastrite;
Falta de apetite;
Gases;
Insônia;
Ansiedade;
Problemas de fígado.
Como Usar
O preparo do chá de boldo é muito simples. Você vai precisar de:
1 colher (sobremesa) de folhas de boldo picadas
1 xícara (chá) de água
Basta ferver a água e despejar sobre as folhas de boldo. Mantenha a mistura em um recipiente fechado por 10 minutos, coe e tome em seguida. A dica é tomar até 3 xícaras do chá por dia e não exceder essa quantidade.
Contraindicações
Apesar dos benefícios do boldo, existem alguns cuidados a serem tomados antes de se consumir esta planta. Aliás, é sempre importante lembrar que as ervas medicinais devem ser utilizadas com cautela, mesmo sendo naturais. O boldo não é indicado para grávidas e lactantes. Pessoas com hepatite também devem evitar o consumo da planta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário