Antioxidantes presentes nelas atrasam um possível declínio cognitivo na maturidade
Além do morango, framboesa, cereja e mirtilo também resguardam as lembranças Foto:Getty Images
É época de morangos, e as pessoas devem aproveitar para investir na fruta.
Pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisaram dados de 16 mil mulheres e perceberam que aquelas que consumiam ao menos uma xícara de morangos por semana conseguiram frear a perda de memória em 2,5 anos na idade avançada.
Os efeitos da antocianina, pigmento que colore a fruta e tem ação antioxidante, explicam a associação. Essa substância ajuda a preservar as áreas de aprendizado e memória no cérebro. E os homens também podem se beneficiar. Quase não há estudos que mostrem diferenças entre os sexos quando se trata da relação entre dieta e memória na maturidade.
Dica: Framboesa, cereja e mirtilo também resguardam as lembranças. Espinafre deixa mais forte Em outros experimentos, cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, provaram que o personagem Popeye estava certo em se entupir de espinafre. O alimento é cheio de nitrato, o responsável por aumentar a força. Agora, seu efeito na musculatura parece ter sido desvendado. Sete dias após oferecem água com a substância a cobaias, houve uma maior concentração de duas proteínas nos músculos, a CASQ1 e a DHPR. Para obter benefício, consuma diariamente de 200 a 300 gramas de espinafre ou beterraba, outra boa fonte de nitrato.
fonte:http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/frutas-vermelhas-protegem-memoria-702087.shtml
Thaís Manarini e Juliane Silveira Conteúdo do site Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário