Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Marapuama – Propriedades Medicinais

A marapuama, cujo nome científico é Ptychopetalum uncinatum, cresce naturalmente na região da floresta amazônica. 

A planta arbustiva apresenta flores brancas e folhas alongadas. Na medicina popular ela é tradicionalmente utilizada para fins medicinais, sobretudo como afrodisíaco.

Os índios nativos do Norte do país utilizam praticamente todas as partes da marapuama. Porém, a raiz e a casca são as mais consumidas como medicamento natural.

Nomes Populares:
muiratã
viagra da amazônia
muira-puama
madeira-potente

Marapuama
Folhas e flores da marapuama

Propriedades
O uso mais comum da marapuama é como afrodisíaco, ou seja, para o estímulo sexual. Ela é bastante indicada para tratar problemas como a impotência sexual, a ejaculação precoce, a infertilidade masculina, e a perda de libido. 

Além disso, ela também serve para aliviar a fadiga, a depressão, os problemas intestinais, o inchaço, a perda de memória e o estresse.

Quase todas essas utilidades estão ligadas ao fato de que a marapuama melhora o fluxo sanguíneo, sobretudo na região pélvica. Por isso, as recomendações voltadas para o estímulo sexual e a libido podem ser explicados cientificamente.

Uma pesquisa conduzida com 262 voluntários que tinham algum tipo de problema sexual revelou que a marapuama pode, de fato, ser eficaz nesses casos. Os pacientes consumiram doses diárias de 1 a 1,5 gramas do extrato da planta durante o período de duas semanas. Após esse período, 62% dos indivíduos apresentaram melhorias em relação à libido.

Além das melhorias na circulação, outra explicação para esse resultado é a possível elevação dos níveis de testosterona (hormônio masculino) com o consumo da planta medicinal. Ela ainda é um excelente tônico para as funções neurológicas, sendo capaz de melhorar o cansaço, a fraqueza e a perda de memória. Como muitos dos problemas sexuais estão ligados a fatores psicológicos, o controle da ansiedade e da depressão também contribuem para a libido.

Por fim, podemos destacar os benefícios da marapuama para o tratamento da celulite. Como a formação das maracas na pele tem a ver com a má circulação, o uso da planta amazônica atua na prevenção das celulites e também no controle do problema em fase inicial.

Cuidados
Os benefícios são muitos, mas existem também as contraindicações. Chás e outras formas de utilização da marapuama não são indicados para mulheres grávidas, crianças e idosos. O uso da planta também fica restrito para quem sofre com a hipertensão e problemas de coração.

O consumo da planta em excesso pode causar tremor, palpitação e até mesmo levar à ejaculação precoce. Por isso, é muito importante que qualquer tratamento feito com a marapuama tenha a orientação de um médico.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Benefícios da pimenta caiena

O nome científico Capsicum annuum pode não dizer muito, mas quase todas as pessoas conhecem a pimenta caiena. Ela é bastante usada como tempero para alimentos devido ao aroma perfumado e sabor picante.
O que nem todos sabem é que a pimenta caiena é a mais benéfica das pimentas para a saúde, porque contém nutrientes e substâncias importantes para o nosso organismo. Ela pode ajudar no emagrecimento, além de estimular o sistema circulatório e o bom funcionamento do coração. Por esses benefícios e muitos outros, vale sempre a pena incluir um pouquinho de pimenta na alimentação.

Pimenta Caiena

Benefícios para a digestão
A pimenta caiena tem um papel importante no processo de digestão. Ela contém substâncias que estimulam a produção de enzimas e sucos gástricos que participam da quebra dos alimentos em nutrientes. Por isso, o consumo da pimenta melhora o aproveitamento de tudo aquilo que ingerimos, além de tornar a digestão mais rápida. Dessa forma, ela alivia os gases intestinais e a sensação de peso no estômago após as refeições. Além disso, as substâncias da caiena ainda contribuem para os movimentos peristálticos do intestino, combatendo a prisão de ventre.

Pimenta é boa para emagrecer?
O emagrecimento é outro benefício trazido pelo consumo da pimenta caiena. Esse efeito se deve à ação termogênica do alimento. Como a pimenta eleva a temperatura do organismo, ele precisa gastar mais energia para voltar à temperatura normal. Com isso, o metabolismo se torna mais rápido, havendo uma maior queima de calorias para gerar energia para o corpo. A perda de peso exige um saldo negativo entre as calorias ingeridas e o gasto calórico. ,
Assim, comer pimenta caiena pode ajudar na eliminação dos quilos indesejados de forma mais rápida.

Artrite e dores
Sabe o sabor ardido da pimenta? A substância responsável por esse gostinho característico é a capsaicina. Ela tem sido bastante estudada porque tem um efeito analgésico natural, atuando diretamente sobre as células nervosas que causam dor. Por isso, os cientistas acreditam que ela pode atenuar as dores associadas à artrite, à psoríase e à neuropatia diabética, além de outros problemas.
Ainda não existem quantidades recomendadas nem remédios à base da capsaicina, mas é bem provável que a ingestão da pimenta já ajude a combater as dores.

Efeito descongestionante
A congestão nasal típica das doenças respiratórias também pode ser aliviada pela pimenta. A responsável por esse efeito também é a capsaicina, que reduz a dor e também estimula a produção de secreções que limpam as vias aéreas. Hoje se sabe que a substâncias contida na pimenta age de modo bem semelhante a diversos medicamentos usados como descongestionantes, porém de forma mais natural. A dica para quem está gripado ou resfriado é tomar o chá de pimenta ou consumir o alimentos em pequenas quantidades durante as refeições. Ela ativa as membranas que revestem as vias respiratórias, aliviando a congestão. Se o problema for causado por uma alergia, a pimenta também atua como um leve antialérgico.

Coração e circulação sanguínea
Durante muito acreditou-se que a pimenta podia fazer mal para o coração. No entanto, estudos apontam para outra direção. Os antioxidantes e outras substâncias contidas na pimenta caiena ajudam a regular a pressão arterial. Além disso, ela também mantém os níveis de colesterol e triglicérides dentro dos padrões desejáveis. Outro benefício é seu efeito anticoagulante, que previne ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. A somatória dessas ações faz com que a ingestão da pimenta seja bastante benéfica para o sistema cardiovascular de um modo geral.

Outros Benefícios
A lista de benefícios da pimenta caiena não para por aí. Veja outras propriedades:
Ela tem ação antifúngica comprovada por pesquisas científicas, impedindo a ocorrências de diversas doenças causadas por fungos;
Seu efeito analgésico pode atenuar as dores de cabeça;
Também age como um bactericida natural, tendo papel importante na não contaminação de alimentos;
O beta-caroteno, responsável pela coloração vermelha da pimenta caiena, é um antioxidante pró-vitamina A, capaz de melhorar o sistema imune;
Apesar da fama de causadora de problemas estomacais, a pimenta caiena ajuda na prevenção de úlceras porque combate bactérias e estimula a produção de substâncias que protetoras das paredes do estômago;
Por fim, ela estimula a liberação de adrenalina e noradrenalina, substâncias produzidas pelo cérebro que dão mais disposição e podem atenuar os sintomas da depressão.

Chá de Pimenta Caiena
Uma boa forma de aproveitar todos esses benefícios é consumindo o chá feito com a pimenta caiena. 

Para fazer a receita em casa você vai precisar de:

1/2 colher (café) de pimenta caiena picada
1 fatia fina de gengibre
5 cravos da índia
1 anis estrelado
1 xícara (chá) de água fervente

Junte todos os ingredientes, tampe e mantenha abafado por cerca de 5 minutos. Depois coe e tome ainda morno. O chá é ótimo para melhorar a congestão nasal, além de ser um poderoso termogênico e estimular o bom funcionamento do coração. Ele não deve ser tomado todos os dias para não agredir o organismo.

fonte:natural.enternauta.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Remédios caseiros para sinusite

A sinusite é uma doença inflamatória que atinge as mucosas dos seios da face. Os sintomas mais comuns são: congestão nasal, dificuldade para respirar, dores de cabeça (testa e maçã do rosto), febre, cansaço, tosse e coriza.

Sinusite - Seios da face inflamados e com catarro

Algumas receitas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas. Veja como fazer em casa a solução salina e dunas inalações que limpa as vias aéreas e ajudam a combater a inflamação.

Solução Salina
Um dos tratamentos caseiros mais eficazes para a sinusite é a solução salina. Ela pode ser adquirida em farmácias já pronta ou feita em casa. Para tanto, é necessário mistura um litro de água fervida com uma colher (chá) de sal e uma colher (chá) de açúcar. Depois de misturar bem, a solução deve ser armazenada em um gotejador esterilizado.
A dica é pingar 2 ou 3 gotas da solução nas duas narinas várias vezes ao dia. A mistura ajuda a limpar as vias áreas, amolecendo o muco e facilitando sua eliminação. Os resultados são observados após alguns dias de uso, ou seja, a dor de cabeça não vai desaparecer logo após a aplicação. A solução salina ainda traz alívio imediato para a congestão nasal.


Inalação com Alecrim
Outra receita natural para aliviar os sintomas da sinusite é a inalação com alecrim. Para fazer em casa você vai precisar de:

1 colher (sopa) de alecrim
1 cebola fatiada
1 litro de água
1 pitada de sal
Junte todos esses ingredientes em uma panela de vidro ou esmaltada e leve ao fogo. Depois que começar a ferver, mantenha o cozimento em fogo baixo por cerca de 5 minutos. Então desligue, coe e coloque em um recipiente para inalação.
Use uma toalha limpa ou um pano em volta do nariz e da boca para facilitar a inalação. Aspire o vapor do chá quente várias vezes, até sentir que as vias aéreas estão se descongestionando. Se for o caso, aqueça a mistura novamente para repetir o procedimento durante o dia.

Inalação com Eucalipto
Assim como alecrim, o eucalipto ajuda a limpar as vias aéreas, melhorando a congestão nasal e a dificuldade para respirar. Os ingredientes da inalação com eucalipto são:
1 litro de água
5 gotas de óleo essencial de eucalipto
1 colher (chá) de sal
É importante não confundir o óleo essencial de eucalipto com a essência vendida em supermercados. O óleo essencial deve ser adquirido em lojas de aromaterapia ou farmácias especializadas. Para preparar a inalação, ferva a água. Depois junte os demais ingredientes e misture bem. A forma de aspiração dos vapores é igual à receita anterior: coloque a mistura quente em uma bacia, cubra a cabeça e respire profundamente pelo nariz.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cana de Macaco – Propriedades Medicinais

A Costus spicatus é uma planta bastante conhecida por suas propriedades medicinais. Popularmente ela é chamada de cana-de-macaco ou cana-do-brejo. Pelo que se sabe, os caboclos de regiões brejeiras do Brasil foram os descobridores dos benefícios da planta comum nos brejos e beiras de rio. De acordo com a tradição popular, a cana-de-macaco pode ser usada para tratar dores, edemas e contusões, além de outros problemas de saúde.
O nome “cana” é explicado pela forma das hastes, que são eretas e podem chegar a 2 metros de altura, uma espécie de cano. Essa cana tem cor verde clara e folhas espiraladas. As flores que nascem da planta possuem cores diversas. Quase todas as partes da cana-de-macaco podem ser usadas no preparo de medicamentos como chás, decocções e cataplasmas indicados para enfermidades variadas.

Nomes Populares

cana-do-brejo

cana-do-mato
cana-branca
caninha-de-macaco
canarana
cana-roxa
Cana de Macaco

Folhas e flor da cana-de-macaco

Propriedades

Acredita-se que a planta tenhas propriedades:
antidiabética
anti-inflamatória
antirreumática
aperiente
calmante
depurativa
diurética
e tônica
Por isso, ela indicada para pessoas que sofrem com diversas enfermidades, tais como: amenorreia, cálculo nos rins, cistite, corrimentos, dificuldade para urinar, problemas na bexiga e uretrite. A cana de macaco também serve para tratar alguns tipos de inflamação, inchaços, contrações, dores musculares e contusões.

Formas de Uso
Para dores, o ideal é usar o cataplasma da cana-de-macaco. Para tanto, use as hastes secas da planta para fazer um pó que deve ser aplicado com um pouco de água morna sobre as regiões atingidas.

A decocção é feita com os rizomas da planta. Utilize 50 gramas para cada litro de água. Leve para ferver e depois que começar a borbulhar mantenha cozinhando em fogo baixo por até 10 minutos.
O chá pode ser preparado com as folhas e hastes frescas da caninnha-d0-brejo. A medida é de 20 gramas para cada litro de água. Verta a água sobre a planta, abafe e espere amornar. O ideal é tomar de 4 a 5 xícaras por dia.

Outra forma de consuma é o sumo. Dilua 5 gotas do sumo concentrado das hastes da planta em 1 colher (chá) de água filtrada e tome de 2 em 2 horas durante todo o dia.

Precauções
Mulheres grávidas ou em período de lactação não devem utilizar nenhuma das receitas mencionadas anteriormente, salvo quando forem prescritas pelo médico. O consumo da cana-de-macaco não pode ser prolongado, pois pode levar ao aparecimento de problemas. Para não correr riscos, o mais adequado é procurar um especialista antes de fazer uso da caninha ou de qualquer outra planta.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Conheça os benefícios do abacate para a saúde

A nutricionista Renata Graziela fala sobre os benefícios do abacate para a saúde. 

Você sabia que existem vários tipos de abacate e que os mais comuns no Brasil são o avocado (menorzinho) e o manteiga (grande e mais consumido). 

Conheça os benefícios dessa fruta rica em nutrientes e gorduras boas e introduza-a em seu cardápio melhorando sobremaneira sua qualidade de vida.



fonte:http://www.guiadanutricao.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Benefícios encontrados nas sementes de laranja

Foto: Reprodução

Suculenta e com aroma muito agradável, a laranja é uma fruta cítrica bastante conhecida e apreciada, não apenas pelo sabor, mas também pelos benefícios que traz à nossa saúde. Esta fruta contém muita vitamina C, flavonoides e óleos essenciais. Mas, e quanto às suas sementes, você sabia que elas também são muito benéficas?

As vitaminas, nutrientes e o óleo extraído das sementes de laranja são utilizados em suplementos de saúde, aromas alimentares, produtos de beleza e outros artigos de higiene pessoal. No decorrer dos anos, os fabricantes de produtos naturais também pesquisaram as capacidades dos extratos de planta, incluindo o extrato de semente de laranja. Embora as pesquisas referentes aos benefícios do óleo de semente de laranja ainda estejam no início, algumas de suas propriedades já são conhecidas.

As propriedades e os benefícios
Desde tempos imemoriais, os praticantes da medicina alternativa fazem uso do extrato de plantas no tratamento de doenças, dentre as quais estão a artrite, o câncer e as doenças cardíacas. As ervas, raízes, flores, frutos e sementes de plantas vêm sendo utilizadas não apenas na fabricação de medicamentos, mas também pela indústria cosmética. Neste contexto está inserido o óleo extraído das sementes de laranja, de cor amarelo pálido e com um aroma levemente adocicado.

Na composição deste óleo estão presentes os ácidos palmítico, esteárico, oléico e linoleico, e todos são ótimos ingredientes na fabricação de produtos de higiene pessoal.

Benefícios encontrados nas sementes de laranja
Toda a laranja, incluindo as suas sementes e folhas, é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda a combater os efeitos maléficos dos radicais livres. As substâncias encontradas na casca da laranja ajudam a reduzir o colesterol; as fibras ajudam a proteger contra a artrite reumatóide; e os fitoquímicos encontrados nas frutas cítricas auxiliam na proteção do organismo contra o câncer de boca, pele, pulmão e mama.

Já os benefícios das sementes da laranja estão justamente nos ácidos presentes em sua composição: o ácido palmítico facilita o armazenamento de energia, a longo prazo, nas células humanas; o ácido oléico em quantidades adequadas auxilia na produção de outros ácidos essenciais que diminui o risco de doenças cardíacas; e o ácido linoleico pode ser útil para a manutenção da boa saúde cognitiva e comportamental, assim como para o crescimento e desenvolvimento normais dos seres humanos.

O uso da semente da laranja
Como já foi exposto, a partir da semente da laranja é extraído o seu óleo, que traz muitos benefícios à saúde. Mas, como este óleo é utilizado? Com qual finalidade?

Os usos do produto variam muito, indo desde a cosmética até o consumo. Confira a seguir os modos de utilização da semente da laranja, no formato de seu óleo:

Produtos de beleza
O óleo de semente de laranja pode ser adicionado ao banho e produtos para o corpo, fornecendo um aroma cítrico agradável. Quando utilizado em produtos para os cabelos, este óleo torna-se um notável agente de condicionamento. As sementes de laranja, junto com a polpa seca, também podem ser transformadas em um pó para a utilização em cosméticos e produtos de condicionamento da pele.

Consumo
Os óleos essenciais extraídos das sementes de laranja fornecem aromas que podem ser acrescentados à água, coberturas de bolos e outros alimentos. A semente de laranja fornece um resíduo protéico adequado para o consumo humano e animal, e por este motivo, muitas vezes ela é usada juntamente com os alimentos de gado e fertilizantes.

Produtos de limpeza
Além dos usos acima descritos, o óleo de semente de laranja também pode ser adicionado aos produtos de limpeza, proporcionando um aroma cítrico fresco e agradável.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Por Débora Silva
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Novos benefícios dos mirtilos azuis


Em diversos artigos trazemos informações sobre os benefícios e propriedades de diferentes alimentos para a nossa saúde, perda de peso e tratamento de doenças. Hoje vamos continuar com o nosso especial sobre os mirtilos considerados como “superalimento”, que possuem incríveis propriedades nutricionais e poucas calorias.
Poucos dias atrás, contávamos nestas mesmas linhas as excelentes propriedades nutricionais dos mirtilos azuis, frutas ricas em antioxidantes, muito pobre em calorias e carregados de nutrientes.

Nesta segunda parte do nosso especial sobre este superalimento vamos mostrar novos benefícios que nos proporcionam o consumo dos mirtilos azuis. Claro que depois de ler este artigo, você estará desejando desfrutar dessas deliciosas frutas.

Propriedades dos Mirtilos Azuis para a nossa saúde:
Os mirtilos azuis são aliados do nosso coração. Comer mirtilos nos ajuda a prevenir muitas doenças do coração, já que vimos na primeira parte do nosso especial, ajudam a reduzir a pressão arterial e o colesterol “ruim” oxidado. No entanto, é preciso lembrar que estes não são doenças, mas fatores de risco que nos advertem que temos que cuidar mais do nosso corpo. Em um estudo recente realizado sobre quase 100.000 enfermeiras descobriu que comer grandes quantidades de antocianinas (o principal antioxidante do mirtilo) estava ligado a um risco 32% menor de sofrer ataques cardíacos.

Embora não seja possível provar que os mirtilos tenham reduzido o risco, sim dado os seus efeitos benéficos sobre os fatores de risco, sim nos protege de maneira direta contra doenças reais.

Melhoram o funcionamento do cérebro e a memória. O estresse oxidativo acelera o processo de envelhecimento do cérebro, um fator que tem efeitos negativos sobre o funcionamento do nosso cérebro. Diversos estudos em animais descobriram que os antioxidantes dos mirtilos tem que se acumular nas áreas do cérebro que são vitais para a inteligência. Atuam de maneira direta no envelhecimento dos neurônios, melhorando a sinalização celular. Especificamente, o consumo de mirtilos e morangos quantificariam este atraso no envelhecimento cognitivo em até 2,5 anos.

Os mirtilos têm propriedades anti-diabéticas. Em comparação com muitas outras frutas, os mirtilos apresentam muito menos açúcar. Além disso, os compostos bioativos presentes nos mirtilos permitem controlar os níveis de açúcar no sangue. Especificamente, são as antocianinas que podem ter um efeito benéfico sobre a sensibilidade à insulina e o metabolismo da glicose. A melhora da sensibilidade à insulina favorece a redução do risco de síndrome metabólica e diabetes do tipo 2, que são dois dos maiores problemas de saúde.

Combatem as infecções do trato urinário. As infecções do trato urinário são um problema comum, especialmente em mulheres. É bem conhecido que o suco de mirtilo pode ajudar a prevenir a estes tipos de infecções. Especificamente, evitam que a bactéria Escherichia coli se fixa na parede da bexiga.

Os mirtilos reduzem o dano muscular depois de realizar exercício intenso. O exercício intenso provoca dores musculares, fadiga e rigidez. Isto é provocado por uma inflamação local e o estresse oxidativo no tecido muscular. Os suplementos de mirtilo podem reduzir os danos em nível molecular, minimizando a dor e a redução no desempenho muscular. Por isso, esta fruta nos ajudaria a reduzir a recuperação muscular depois de nos exercitarmos.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Cabaça e seus benefícios para a saúde

Cabaça e seus benefícios para a saúde - Foto: Reprodução

A planta conhecida como cabaça, de nome científico Lagenaria vulgaris, pertence à família das Cucurbitaceae. Também conhecida pelos nomes de cabaça amargosa, cabeça de romeiro, cabaça porunga, cabaço amargoso, cocombro, cuia, cuieteseira porongo e taquera, esta é uma erva trepadeira levemente perfumada que possui um caule grosso e anguloso, além das folhas que são cordiformes e curto pecioladas. Suas flores são brancas, grandes e solitárias e seu fruto é uma baga crustácea.

Cultivada frequentemente, principalmente como planta ornamental na Europa e no Extremo Oriente, pois suas flores são belíssimas, além de sua folhagem ser vigorosa. Seus frutos, depois de esvaziados, são usados para fabricação de vasilhames na maioria dos países onde é cultivada.

Propriedades medicinais
Entre suas propriedades, encontramos sua ação como maturativo, emoliente, purgativo, antinefrítico, drástico e amargo.

Benefícios
Graças às suas propriedades, pode ser usada para o tratamento de pernas inchadas quando na forma de cataplasmas, além de curar melancolia, clorose e obstrução das vísceras. As folhas, aquecidas e aplicadas topicamente, podem ser usadas no tratamento de frieiras, mas também ajudam a apressar partos.

Com baixas quantidades de calorias, cerca de 15 calorias a cada 100 g, o fruto é rico em água, fibras dietéticas e hidratos de carbono, além de fornecer vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e fósforo.

É auxiliar na digestão, sendo excelente para evitar dores de estômago e indigestão. Facilmente digeríveis, por serem ricas em fibras dietéticas, atuam contra as hemorroidas e contra a prisão de ventre.

Age ainda como diurético, ajudando a eliminar as toxinas do corpo, e também é auxiliar no tratamento de alto nível de ácidos na urina, aliviando a ardência. O suco é auxiliar na diminuição do diabetes do tipo 2, ajudando na secreção de insulina. Além disso, a fibra dietética retarda a absorção de glicose no corpo, combatendo os picos anormais nos níveis de açúcar.

Por ser rica em vitamina C, a cabaça ajuda a proteger contra a ação dos radicais livres, ajudando ainda a melhorar a pele e o sistema imunológico.

Contraindicações
Apesar de não existirem contraindicações específicas, conforme as literaturas consultadas, a cabaça deve ser consumida de forma moderada, pois quando em grandes quantidades, pode causar hemorragias mortais precedidas por sintomas que são semelhantes aos da cólera morbus.

Outras aplicações
Sem ser para fins medicinais, a fruta normalmente é usada também para fabricação de vasilhames, cuias para chimarrão, peças de artesanato, berimbaus, afuchês, maracás, entre outros.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Por Natália Petrin
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Consuma gengibre e dê adeus aos problemas de estômago

Consuma gengibre e dê adeus aos problemas de estômago - Foto: Pixabay

O gengibre é uma raiz nodosa, de sabor levemente picante, que tem sido utilizado como remédio caseiro e tempero há pelo menos cinco mil anos. As substâncias que oferecem esse sabor picante – gingerol e shogaol – aparentam reduzir as contrações intestinais, neutralizar os ácidos digestivos e inibir o “centro do vômito” no cérebro.

Bom para o estômago
Essa raiz está entre os remédios mais potentes contra o enjoo provocado pelo movimento ou contra as perturbações gástricas comuns. Estudos científicos comprovaram que o gengibre atua muitas vezes de forma superior a outros remédios encontrados nas farmácias.

Para tal experimento, eles prenderam voluntários em cadeiras giratórias. Depois de iniciada a atividade, as pessoas que tinham tomado dimenidrinato resistiram apenas quatro minutos girando, até pedirem para parar. No entanto, metade das pessoas que havia recebido gengibre, permaneceu girando por seis minutos, sentido bem menos náuseas que as outras.

Outros usos
É ainda aconselhável seu uso para tratamento de:

Azia;
Artrite;
Bursite ou tendinite;
Dor de cabeça;
Tosses;
Dor de dente;
Enjoo de gravidez;
Colesterol alto;
Urticária;
Eructação;
Síndrome do intestino irritável;
Flatulência;
Náuseas;
Indigestão;
Problemas da menstruação;
Úlceras;
Micose Inguinal;
Resfriados e gripes.

Usos medicinais
Contra enjoos – Se você é suscetível ao enjoo causado por movimentos, aconselha-se consumir o gengibre antes de entrar no veículo. Tome ¼ de colher de chá de gengibre em pó, uma grama de gengibre em cápsula ou coma uma fatia de gengibre fresco cerca de 20 minutos antes de viajar.

Reduz enxaquecas – Segundo pesquisadores dinamarqueses, o consumo de 1/3 de colher (chá) de gengibre em pó ou fresco, tomado logo no primeiro sinal de enxaqueca, pode reduzir os sintomas da mesma. Ao contrário da aspirina e de outros medicamentos, essa planta bloqueia apenas os tipos de prostaglandinas que causam a inflamação, e não as que possuem papel benéfico.

Alivia cólicas menstruais – As substâncias químicas presentes nessa raiz agem como antiespasmódicos, que inibem as contrações dolorosas dos músculos lisos e também do útero.
Reduz o colesterol – Estudos revelam que o gengibre reduz a absorção de colesterol e promove sua excreção.

Reduz a congestão nos resfriados – Essa planta bloqueia a produção de substâncias congestionantes e que causam a febre. Os gingeróis são supressores naturais da tosse.

Evita coágulos sanguíneos – O gengibre afina o sangue, evitando a superprodução de coágulos, diminuindo assim o risco de infarto.

Contraindicações
Não existem contraindicações para o consumo do gengibre, desde que ele esteja sendo utilizado dentro dos seus valores máximos. No caso de alguma dúvida, é aconselhável que se procure um especialista.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/
Por Michelle Nogueira
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142