Buriti minimiza efeitos da menopausa
O buriti (Mauritia flexuosa Mart.) é uma palmeira presente no território brasileiro, principalmente na Floresta Amazônica e no Cerrado, e em toda a América do Sul.
Ela pode atingir até 35 metros de altura. As folhas grandes formam uma coroa circular. As flores são amareladas, e aparecem de dezembro a abril. O fruto, que cresce de dezembro a junho, tem uma cor castanha e é coberto com escamas brilhantes. A polpa é amarela.
O Buriti é conhecida como a “Árvore da Vida”, porque todas as suas partes pode ser utilizadas e oferecem inúmeros benefícios.O fruto é comestível, tem um alto teor de vitamina C, é usado para fazer suco, geleia, sorvete, e “vinho” fermentado. O óleo é rico em vitamina A e é extraído da polpa e é frequentemente utilizado para o tratamento de queimaduras, devido às suas qualidades calmantes. Os botões da inflorescência são comidos como um vegetal, e a seiva pode ser bebida fresca ou fermentada.
O Buriti contem entre 7 a 12 vezes mais beta-caroteno do que as cenouras, tornando-o mais concentrada fonte vegetal natural de beta-caroteno (vitamina “A”) no mundo.
Embora muito pouca pesquisa tem sido feita sobre o Buriti, sabe-se que ele contém quantidades consideráveis de “fito-hormônios”. Estes são compostos que ocorrem naturalmente que imitam as hormônios femininos, tais como a estrogênio, no corpo humano. Isto significa que o consumo de Buriti pode naturalmente complementar esses hormônios e fornecer suporte hormonal para mulheres que estão passando pela menopausa.
O óleo do Buriti tem uma coloração laranja-avermelhado extraído do fruto da palmeira. O óleo contém altas concentrações de ácido oleico, tocoferóis e carotenóides, em especial o beta-caroteno. Recentemente, pesquisas revelaram que o óleo tem a capacidade de filtrar e absorver os raios UV causadores de câncer de pele.
Além desses benefícios, buriti também tem uma reação anti-inflamatória natural que pode aliviar a vermelhidão e acalmar a pele com psoríase e eczema. É também profundamente hidratante, e pode ajudar a reduzir o ressecamento do inverno.
O buriti também é a principal fonte de renda para muitas pessoas em comunidades rurais. Em diferentes estados brasileiros, as fibras removidas das folhas jovens (botões) da palmeira Buriti são empregados na fabricação de artesanato. Estas fibras são popularmente chamadas de “de linho ou seda”.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário