Mesmo com a variedade de legumes, verduras e especiarias disponíveis para serem utilizadas na cozinha, muitas vezes pela falta de tempo as pessoas acabam optando sempre pelas mesmas conhecidas e populares. Um excelente exemplo de uma especiaria pouco conhecida e com excelentes propriedades para o organismo é o cardamomo. Com um nome incomum, essa planta é uma especiaria conhecida e muito tradicional na Ásia, onde é utilizada com tempero e se tornou muito disseminada pelos benefícios que proporciona. Com o nome científico de Elletaria cardamomum (L), é também conhecida como pacova e faz parte da família do gengibre. É composta de flores brancas e grandes folhas verdes. Possui gosto forte e levemente apimentado, além de intenso aroma.
Cardamomo
O cardamomo possui propriedades antissépticas, analgésicas, diuréticas, digestivas, expectorantes, laxantes e sedativas. É uma planta indicada para o tratamento de bronquite, asma, artrite, distúrbios intestinais e digestivos, cólicas, inchaços, reumatismos e vermes. É ainda uma excelente opção para auxiliar o tratamento de resfriados e gripes, já que previne a formação dessas doenças e ajuda na excreção do muco das vias aéreas.
Segundo o nutricionista norte-americano David Grotto, autor do livro “101 alimentos que podem salvar a sua vida”, o cardamomo exerce um grande efeito calmante no aparelho digestivo, sendo eficaz para tratar dispepsia, gastrite e úlceras, além de aliviar problemas estomacais como vômitos, náuseas e dores de estômago.
Curiosidade
O cardamomo era, há muito tempo, mastigado pelos egípcios, como meio de limpar os dentes e refrescar o hálito. Apenas posteriormente foram descobertas suas propriedades medicinais, assim ele passou a fazer parte dos produtos naturais voltados para beneficiar a saúde.
Onde encontrar?
No Brasil, o cardamomo pode ser encontrado em farmácias, mercados municipais, lojas de produtos naturais e de especiarias. É possível encontrá-lo de duas formas: em cápsulas ou a planta já triturada em gramas.
Como utilizar?
Caso encontre o cardamomo triturado para o preparo de chá, basta adicionar 20g da planta em uma xícara com água fervente, e então abafar por 10 minutos. Após, coe e consuma o chá.
No caso de cápsulas, é recomendado manter sempre bem fechado o recipiente que as contém, para que não percam qualquer propriedade benéfica, o abrindo apenas no momento do consumo. É recomendável que se consuma até duas cápsulas de cardamomo por dia, embora é melhor consultar o médico para ter uma opinião precisa.
Efeitos colaterais
Embora não existam relatos de efeitos colaterais graves pelo uso do cardamomo, seu consumo em doses exageradas pode provocar náuseas e vômitos. Não existem contraindicações.
por Stefanie Mouret
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário