Niaouli (Melaleuca) é uma árvore de folhas grandes, seu óleo é extraído das folhas novas e ramos por destilação a vapor. A Melaleuca viridiflora faz parte da família Myrtaceae e é nativa da Austrália.
Os povos indígenas da Austrália usaram o chá de folhas esmagadas como um remédio tradicional para tosses e resfriados, bem como para tratar feridas.
O óleo foi usado primeiramente na cirurgia e na odontologia em meados dos anos 20. Suas propriedades curativas também foram usadas durante a Segunda Guerra Mundial para tratar lesões da pele em trabalhadores de fábricas de munições. A popularidade do óleo e do chá da Niaouli tem ressurgido nos últimos anos em terapias naturais, e pode ser encontrado em sabonetes, xampus e loções.
O óleo essencial de Niaouli contém propriedades terapêuticas analgésicas, antirreumáticas, antissépticas, bactericidas, balsâmicas, cicatrizantes, descongestionantes, expectorantes, febrífugas, inseticidas, estimulantes e vermifugas. O óleo de Niaouli é um líquido amarelo pálido com um aroma forte e é benéfico para o sistema imunológico, problemas de pele e doenças respiratórias.
O óleo de Niaouli é útil para limpar feridas, benéfico para úlceras, pele oleosa, acne, manchas, queimaduras, picadas de insetos, cortes e outras condições de pele. A propriedade expectorante deste óleo também ajuda liberar depósitos endurecidos de catarro ou catarro nos pulmões, brônquios, laringe, faringe, traqueia e tratos nasais, dando assim alívio ao peito, bem como tosse e congestionamento.
O óleo de Niaouli ajuda a cicatrizar as feridas mais rapidamente e as mantém protegidas das infecções quando aplicado o óleo misturado a um creme ou pomada.
Dado a sua propriedade analgésica, o óleo de Niaouli é uma terapia complementar eficaz para amenizar o reumatismo. O óleo é conhecido por estimular o sistema linfático e aumentar a circulação sanguínea no corpo. Também evita a acumulação de ácido úrico nas articulações. O óleo de Niaouli controla e limita o crescimento bacteriano, inibindo assim a infecção. O óleo protege as feridas internas e externas.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário