O que é Painço?
O painço é um cereal integral de semente pequena e arredonda. Sua coloração é, geralmente, amarelada, mas também pode ser encontrado nas versões branca e avermelhada. Este cereal pode fazer parte de hábitos alimentares saudáveis e, também é muito utilizado como alimento para pássaros.
Quais as propriedades que o painço possui?
O painço é fonte do aminoácido triptofano e de minerais com manganês, magnésio e fósforo. Além disso, seu teor de proteínas se compara com o do trigo. Entretanto, o painço não contém glúten em sua composição, sendo uma alternativa para aqueles que apresentam sensibilidade a essa proteína. Tem poucas calorias e apresenta fácil digestibilidade.
Quais os benefícios que ele pode trazer para a nossa saúde?
Pertencente ao grupo dos cereais integrais, os benefícios atribuídos ao painço não poderiam ser diferentes, como por exemplo, prevenção de: doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e morte prematura.
Por ser fonte de magnésio, o painço é um alimento aliado à saúde do coração, uma vez que este mineral está relacionado à redução da pressão arterial e menor risco de infartos.
O fósforo participa de reações químicas envolvidas na formação da estrutura óssea, formação das células nervosas e é um dos principais componentes envolvidos nas reações que produzem ATP – a moeda de energia do organismo. Portanto, sendo o painço fonte de fósforo, pode-se dizer que atua na saúde óssea, melhora a memória e a concentração e, ainda, combate o cansaço e a fadiga.
O consumo regular de painço também auxilia na prevenção de diabetes, uma vez que é rico em magnésio e fibras. O magnésio é um mineral relacionado à melhora na secreção de insulina, hormônio responsável por carregar a glicose que está no sangue para dentro das células. Dessa forma, o magnésio contribui para a melhor utilização de glicose pelas células e, consequentemente, auxilia no controle da glicemia. As fibras, por sua vez, são responsáveis por reduzir a absorção de glicose, sendo fundamentais para prevenção de diabetes. Estas também reduzem absorção de colesterol, que quando em excesso no sangue, é o grande responsável por ocasionar entupimento das artérias.
Por ser fonte de fibras o painço também é um coadjuvante na prevenção de cálculos biliares, as chamadas pedras na vesícula. As fibras reduzem a absorção de gordura e a secreção de bile, explicando dessa forma, a menor chance de formação dos cálculos. Além disso, o consumo regular de alimentos fontes de fibras, como o painço, diminui o risco de aterosclerose, já que as fibras reduzem absorção de colesterol, que quando em excesso no sangue, é o grande responsável por ocasionar entupimento das artérias.
O aminoácido triptofano é precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Portanto, incluir o painço no cardápio é uma forma de driblar o mau-humor e a ansiedade.
Como ele pode ser consumido?
O painço pode ser preparado da mesma forma como se prepara o arroz. Pode ser consumido em pratos quentes, em substituição ao arroz ou, em saladas. Pode ainda ser consumido na forma de um cremoso mingau e ainda ser germinado e acrescido em sucos. Pode também ser utilizado para enriquecer receitas de tortas, bolos e cookies.
Como esse cereal pode ser guardado e/ou conservado?
O painço deve ser armazenado em local seco, fresco, arejado e ao abrigo de luz.
Onde podemos encontrar esse alimento?
Para consumo humano, o painço pode ser encontrado em Lojas de Produtos Naturais, como o Mundo Verde.
Para as pessoas que desejam consumir o cereal, há alguma contra indicação ou restrição?
Até o presente momento o painço não apresenta contra-indicações. Mas, vale destacar que por ser da mesma família do milho, alérgicos a este também podem apresentar alergia ao painço. O consumo de painço deve ser acompanhado por um adequado consumo de líquidos, já que é fonte de fibras.
Por: Patrícia Jenkel
http://www.gastromania.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário