Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cânfora, a natureza agindo em nosso favor

A medicina alternativa tem sido cada dia mais utilizada por médicos que optam pelo tratamento fitoterápico, e até mesmo por pessoas que tomam conhecimento dos benefícios que as plantas nos trazem e escolhem tomar remédios naturais. 

A cânfora é uma planta conhecida popularmente como erva cavaleira. Nativa da Ásia Oriental, particularmente da Ilha de Formosa, do Japão e da China Meridional, a planta tem inúmeros benefícios para a saúde, inclusive por meio da aromaterapia, sendo um excelente estimulante dos nervos.

Cânfora - Foto: Reprodução

Princípios ativos e indicações
Indicado para enjoos, gases, contusões, dores musculares, reumatismo e frieiras, além de ser também um ótimo sedativo. Além disso, é eficaz no tratamento de doenças nervosas, hipocondria, histerismo, convulsões, epilepsia, melancolia e nevralgias. Seus princípios ativos são compostos da série aromática, alcoóis, cetonas e óxidos, e pode ser usados como estimulante, antisséptico, parasiticida, antitérmico e anestésico local.

Posologia e modo de preparo
Em forma de pomada e talco, a cânfora pode ser comprada em farmácias de produtos naturais e também em algumas habituais. Como expectorante, prepare a vaporização de cânfora com folhas frescas, que devem ser colocadas em água e inaladas de três a quatro vezes ao dia. Para o mesmo efeito, pode ser feito um xarope das folhas com leite e mel. O chá, eficaz no alivio de dores do reumatismo, pode ser preparado com 500 ml de água fervida e duas colheres de cânfora, deixando a folha na água por aproximadamente 15 minutos. Coe e tome de três a quatro vezes ao dia.
O óleo essencial de cânfora

Além das formas apresentadas anteriormente, existe ainda o óleo de cânfora, muito usado como estimulante, anti-espasmódico, descongestionante, anestésico, calmante, anti-inflamatório, desinfetante, inseticida e calmante. Ele é obtido durante o processo de extração da cânfora, de dois tipos de árvore. O primeiro, Cinnamonum camphora, de onde a cânfora comum é obtida e Dryobalonops camphora, de onde é extraída a cânfora do borneo. Os óleos têm propriedades parecidas, diferindo apenas na concentração de compostos e no aroma.
O uso do óleo de cânfora, no entanto, deve ser feito com cautela. Ele é tóxico e, se ingerido em excesso, pode ser fatalmente venenoso. A ingestão em pequenas overdoses pode causar intoxicação como vômitos e sede excessiva por exemplo. O consumo interno de apenas 2g pode ser o suficiente para levar a pessoa a óbito.

Escrito por Natália Petrin
fonte:http://www.remedio-caseiro.com/canfora-natureza-agindo-em-nosso-favor/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário