A candeia (Gochnatia polymorpha) é amplamente utilizada para a produção de cercas, por ser uma madeira resistente a água e outras intempéries. Além disso, as folhas da árvore, comum no cerrado brasileiro, são usadas pelos povos nativos há centenas de anos para fins medicinais.
Interessados nas propriedades da planta, pesquisadores da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) desenvolveram um estudo com os princípios ativos encontrado nas folhas. O resultado parcial encontrado comprovou aquilo que os antigos já desconfiavam: o cambará é capaz de amenizar problemas respiratórios e gastrointestinais.
Nomes Populares:
Candeia
Cambará
Cambará do Mato
Cambará Guaçú
Cambará de Folha Grande
Propriedades
A pesquisa feita na Uniplac, coordenada pelo professor Valfredo Schlemper, testou o extrato das folhas da candeia em tecidos retirados de um porquinho da índia. Com a ajuda de uma proteína produzida pelo organismo humano, os cientistas simularam contrações intestinais nesse ambiente controlado. Um software específico mostrou que a aplicação do extrato aumentou a atividade antiespasmódica do tecido, comprovando o conhecimento popular de que a candeia traz benefícios para as dores abdominais.
Cuidados
O resultado é importante, mas não serve para concluir que a planta pode ser usada como medicamento. Outros estudos precisam ser realizados para que sejam efetivamente comprovadas as propriedades da candeia ou cambará.
fonte:http://natural.enternauta.com.br/plantas-medicinais/candeia-propriedades-medicinais/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário