Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Mentrasto – Benefícios e propriedades

O mentrasto é uma planta de cunho medicinal pertencente à família das Compositae, com origem no continente da América do Sul, mas comum no Brasil, e bastante eficaz no tratamento de dores nas articulações.

Mentrasto - Foto: Reprodução

Seu nome científico é Ageratum conyzoides L., mas esta erva é popularmente conhecida por Catinga de Bode, Camará Opela, Erva de São João, Erva de Santa Lúcia entre outras denominações. 

A planta que possui um aroma forte e sabor amargo pode ser facilmente encontrada em terrenos baldios, lavouras e pomares. Uma curiosidade sobre o mentrasto é que ela é utilizada em rituais da cultura afro-brasileira, sendo aplicada na medicina popular de todos os locais pelos quais se espalhou incluindo Malásia, África e Filipinas.

Propriedades
Anti-inflamatória, analgésica, digestiva, cicatrizante, antirreumática, diurética, vasodilatadora, febrífuga, carminativa, expectorante e tônica.

Benefícios
O mentrasto abrange uma diversidade de enfermidades das quais pode ser de auxílio em seu tratamento. Veja algumas delas:

A planta atua sobre uma incrível diversidade de enfermidades e problemas e é excelente para as mulheres, pois age diretamente sobre as cólicas menstruais e atenua os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e também da menopausa.

Para o intestino, em geral, a planta ajuda a eliminar os incômodos gases intestinais e ajuda a relaxar o estômago durante o processo de digestão além de ajudar a tratar a diarreia.
É ótima no tratamento de doenças do sistema respiratório, como indo de simples resfriados a gripes mais fortes e até casos de bronquite. Atua como expectorante em casos de tosse com secreção (catarro) acumulada.

É um ótimo cicatrizante natural e ajuda a aliviar as dores em gerais, desde as dores causadas pela artrite àquelas mais localizadas provocadas por algum tipo de contusão.
Pode ser um “santo remédio” para quem sofre dos populares “ites”: rinite, sinusite e alergias em geral. Basta ferver a planta e inalar por um curto período de tempo para que haja um alívio dos sintomas.

Há contraindicações?
Sim! É importante prestar bastante atenção. Qualquer tratamento, mesmo que à base de produtos inteiramente naturais, deve ser acompanhado por um médico responsável ou um profissional especializado na área. A planta é contraindicada para pessoas com diabetes e problemas hepáticos. Os tratamentos mais longos à base de mentrasto devem ser interrompidos durante uma semana a cada mês e o uso de altas doses por um longo período de tempo pode causar hipertensão arterial. Por conter alcaloides pirrolizidínicos que são hepatotóxicos não se deve ultrapassar as doses recomendadas.

fonte:http://www.remedio-caseiro.com/mentrasto/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário