Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Benefícios e propriedades do Agnocasto

O Agnocasto é uma planta com propriedades medicinais, empregada principalmente no tratamento de problemas relacionados à mensturação, cólicas, TPM (Tensão Pré-Menstrual) e sintomas da menopausa. Seu nome científico é Vitex agnus-castus L, mas o Agnocasto é popularmente conhecido como Alecrim da Angola e Árvore da Castidade. Trata-se de uma planta de tipo arbustivo da família das Lamicae e de origem da região do Mediterrâneo. Uma curiosidade sobre esta planta é o motivo de ser conhecida também como Árvore da Castidade, as mulheres que queriam preservar a sua castidade colocavam folhas de Agnocasto em suas camas e dormiam junto a elas.

Agnocasto - Foto: Reprodução

O Agnocasto é utilizado como chá ou como infusão para banhos. Ele é indicado para quem sofre com determinados problemas hormonais, pois atua no organismo como estimulante do hormônio LH, Hormônio Luteinizante, uma proteína reguladora da secreção da progesterona na mulher, sendo um dos responsáveis pelo controle da ovulação. Ainda no campo dos hormônios o Agnocasto atua como inibidor do hormônio FSH, Hormônio Folículo-Estimulante (do inglês Follicle-stimulating hormone). Esse hormônio está presente em homens e animais e regula o crescimento e a maturação durante o período da puberdade, assim com os processos reprodutivos do ser humano.

Benefícios
O Agnocasto, como já citado, é utilizado para tratamentos hormonais naturais e muito indicado em casos de cólica menstrual e aquela tensão na área dos seios, para isso ele pode ser consumido na forma de cápsulas ou chá. As acnes relacionadas ao ciclo menstrual também são solucionadas com esse uso. No caso da menopausa é indicado que se use ainda como infusão, mas em banhos para aliviar os calores e suores típicos deste período. As oscilações de humor, transtornos como insônia, ansiedade, endometriose e até taquicardia também podem ser tratados com o uso do Agnocasto.

Propriedades

Antisséptico
Anti-inflamatório
Antiestrogênico
Calmante
Diurético
Estimulante do hormônio LH
Inibidor do hormônio FSH
Sedativo


Contraindicações
Atenção! Gestantes e mulheres em período de amamentação não devem fazer uso do Agnocasto, assim como pessoas com câncer de mama e as que se encontram em algum tipo de tratamento hormonal por possibilidade de interferência já que a planta atua sobre os hormônios. Caso utilizado de forma indevida o Agnocasto pode aumentar o fluxo menstrual, dor de cabeça, alergia na pele e até distúrbios intestinais. Por isso é sempre importante o acompanhamento médico ou de um profissional responsável.

Como usar?
Para uso interno, o Agnocasto é utilizado me forma de chá, adicionando 1 colher de sopa para 200 ml de água fervente, com o consumo de 2 a 4 vezes ao dia. Já para o uso externo, podem ser feitos banhos de assento ou compressas mornas para o alívio das cólicas menstruais.

fonte: http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-e-propriedades-agnocasto/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça a sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário