Mesmo no fim do inverno, as doenças respiratórias típicas dos meses frios e secos persistem. A gripe e o resfriado são as mais comuns, quase sempre causando indisposição, dor no corpo, coriza, tosse e febre. O nosso próprio organismo combate os microrganismos responsáveis pela gripe e pelo resfriado após alguns dias e não há um tratamento que, de fato, possa curar essas doenças. No entanto, o uso de alguns medicamentos naturais pode contribuir para a melhoria, como é o caso do chá de gengibre com limão e alho.
Ingredientes Benéficos
Cada um dos ingredientes usados nessa receita traz pelo menos um benefício no tratamento de gripes e resfriados. Veja:
Alho – é um antibiótico natural, além de atuar como antiviral e imunoestimulante. Por isso, o alho estimula as células do organismo responsáveis por combater microrganismos;
Gengibre – é analgésico e reforça a imunidade. Assim, o consumo do gengibre reduz a sensação de dor no corpo e também faz com que o organismo expulse o vírus causador da gripe. Outro benefício é que ele ajuda a diminuir a febre;
Limão – por conter vitamina C, sais minerais e antioxidantes, o limão é um alimento funcional que fortalece o organismo;
Mel – é expectorante, ou seja, auxilia na limpeza das vias aéreas e na eliminação do catarro. Ele também contém substâncias que fortalecem as defesas do organismo e o protege de doenças.
Por tudo isso, a combinação desses ingredientes é bastante indicada nos casos de gripe e resfriado. Veja a receita!
Chá de gengibre, limão e alho
O chá combina ingredientes que ajudam a aliviar os sintomas da gripe
Você vai precisar de:
1 xícara (de chá) de gengibre descascado e picado
3 dentes médios de alho
suco de 1 limão
1/2 xícara (de chá) de mel
2 xícaras (de chá) de água
3 dentes médios de alho
suco de 1 limão
1/2 xícara (de chá) de mel
2 xícaras (de chá) de água
Modo de Preparo
O primeiro passo para fazer o chá é colocar o mel em uma panela (que não seja de alumínio, de preferência). Assim que o mel começar a cozinhar, acrescente o gengibre picado e os dentes de alho. Deixe cozinhar um pouco mais em fogo baixo. Depois acrescente a água e o suco de limão.
Tampe e mantenha o cozimento por mais 5 minutos, para que os ingredientes liberem suas propriedades. Após ter passado esse tempo coe e tome o chá morno ou quente.
Posologia
O chá deve ser tomado duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e antes de dormir, pelo tempo que perdurarem os sintomas da gripe.
Precauções
Se você for diabético, prepare o chá sem o mel, fervendo os ingredientes apenas na água. Vale lembrar que o chá não curará a gripe, mas sim ajudará o organismo a se recuperar, além de atenuar alguns dos sintomas causados pelo vírus.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário