A Quassia amara, nome científico da planta também conhecida como pau tenente ou pau amargo, é uma planta comum em várias regiões do Brasil. Ela contém substâncias que podem ajudar no emagrecimento, além de trazer outros benefícios para a saúde.
De acordo com a medicina popular, os princípios ativos do pau tenente se devem à presença de três substâncias: taninos, pectina e quassina. Por causa deles, o chá preparado com a casca da árvore pode contribuir para perda de peso, bem como para melhorar a digestão e eliminar as toxinas de nosso organismo.
Não existem muitos estudos que comprovem o efeito emagrecedor do pau tenente, mas acredita-se que o consumo do chá da planta reduza a quantidade de gorduras no corpo. Isso acontece porque as substâncias encontradas na planta estimulam o funcionamento do fígado, responsável por processar as gorduras. A maior produção de ácidos digestivos também pode favorecer as dietas, pois melhora a digestão e aproveitamento dos nutrientes.
Para aproveitar todos esses benefícios, é preciso preparar o chá corretamente e seguir as instruções de consumo. Não deixe de ler também sobre as contraindicações causadas pelo consumo do chá de pau tenente ante de fazer uso do tratamento natural e certificar-se de que seu médico/nutricionista tem conhecimento de que tomará o chá da planta.
Pau Tenente ou Pau Amargo
Você vai precisar de:
2 colheres (de sopa) de lascas do lenho seco de pau tenente
1 litro de água
Modo de Preparo
Como a parte da planta utilizada é a casca, o preparo do chá requer uma decocção, um processo mais lento e que exige mais tempo. Para tanto, coloque as lascas do lenho seco de pau tenente em uma panela (que não seja de alumínio) e cubra com a água.
Quando levantar fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e mantenha o cozimento por cerca de 10 minutos. Passado esse tempo, desligue e mantenha a panela tampada por mais 10 minutos. Só depois disso coe e reserve o chá para consumir durante o dia.
Posologia
Para aproveitar os benefícios emagrecedores do chá, é necessário tomar de 2 a 3 xícaras do chá por dia. Ele deve ser consumido morno ou frio, sem adoçar. Caso sobre chá no fim do dia, jogue o restante fora e prepare uma nova receita na manhã seguinte.
Precauções
O consumo do chá em excesso pode causar enjoo e vômito. Por isso, é fundamental seguir a recomendação e não exceder a quantidade indicada acima.
Mulheres grávidas ou em período de lactação não devem fazer uso do chá, pois suas substâncias podem prejudicar a gravidez e a saúde do bebê. Quem sofre com úlceras e outros problemas de estômago também não deve consumir o chá de pau tenente, pois ele agravará esses problemas.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário