Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Chá especial para fortalecer a imunidade


Tomar um bom chá pode ser muito mais benéfico para saúde do que você possa imaginar. O chá é um excelente aliado para melhorar a nossa imunidade evitando pegar gripes, resfriados e outras doenças. O chá, se bem feito, pode conter vitaminas, minerais, antioxidantes e elementos anti-inflamatórios.

O Consumo de Chá
Os efeitos terapêuticos de muitos chás são comprovados cientificamente. Um ponto importante é a regularidade: a maior parte dos chás precisa ser consumido todos os dias para que seus efeitos possam ser percebidos. O chá (ou infusão) é uma das principais formas de se aproveitar dos fitoterápicos, que são benéficos a saúde. É também um estímulo neurológico a mais que aumenta o bem-estar. Não é difícil entender o porquê. O que é mais agradável de tomar: um chazinho ou uma pílula?.


Receita do Chá para Fortalecer a Imunidade
O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo dos mais diversos ataques à saúde, sejam eles por intermédio de vírus, bactérias, protozoários, fungos, infecções, entre outros. Diariamente, esse sistema enfrenta germes e microrganismos que são considerados prejudiciais ao bom funcionamento. Portanto, uma boa manutenção das células, tecidos e órgãos que compõe essa defesa natural é de extrema importância para se ter uma vida saudável.

Existem alimentos que fortalecem o sistema imunitário. Seu consumo pode ser o tradicional, ou como sucos e chás. Muitas frutas e verduras possuem um alto poder antioxidante, são ricos em vitaminas e minerais, capazes de aumentar a imunidade.

Eu fiz uma pesquisa de certos nutrientes e cheguei a essa receita de chá para melhorar a minha imunidade e achei tão bom que também quero compartilhar com vocês. Não é muito simples de fazer, é preciso ir atrás de alguns ingredientes, mas vale a pena o esforço. Na verdade, não sei nem se posso chamar de chá, é um verdadeiro elixir!

Todos os ingredientes são opcionais. Quando mais você puder adicionar, melhor. Mas não deixe de fazer, pois os ingredientes são todos funcionais e serão úteis mesmo que seu chá seja bem mais simples.

Ingredientes

5 estrelinhas de anis
1 pedaço de gengibre
1 punhado de hortelã
1 colher de sobremesa de erva doce
1 colher de café de cúrcuma
1 pitada de pimenta
8 cravos
1 punhado de goji berry
1 colher de café de matcha
1 colher de chá de óleo de coco
1 colher de chá de mel
½ limão


Sobre os Ingredientes
Anis Estrelado: Este é constituído principalmente de anetol, felandreno, safrol, terpinol, 1,4 cineol. Esta planta é rica em ácido shikimico, um potente antiviral. Ajuda nos distúrbios gastrointestinais, gases, tosse, resfriados. O anis estrelado é digestivo e melhora a imunidade do organismo.

Gengibre: Combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica. Rico em antioxidantes, combate os radicais livres, melhora a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

Hortelã: É rico em ferro, cálcio e nas vitaminas A,B e C. É antioxidante e auxilia na conservação do colágeno da pele e do cabelo. O mentol presente na hortelã é conhecido no combate às bactérias e vírus, reforçando o sistema imunológico.

Erva-doce: É rica em vitamina A, vitamina C e minerais como: cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo. Contém substâncias antioxidantes que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Os flavonoides aumentam o nível de glutationa, nossa principal defesa antioxidante, sendo também um supressor eficaz da inflamação crônica.

Cúrcuma e Pimenta: Ao usar a cúrcuma, sempre use a pimenta junto para melhorar a absorção da cúrcuma no organismo. A cúrcuma é um poderosíssimo anti-inflamatório que previne muitas doenças.

Cravo: Por apresentar flavonoides, o cravo-da-índia ajuda também a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico. Contém manganês, vitamina K, magnésio, cálcio e potássio.

Goji berry: A goji é rica em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames. Além disso, a fruta tem ação antioxidante e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro.

Matcha: No lugar do chá verde, vamos usar o matcha que é uma versão mais potente, com ainda mais antioxidantes, tem saber mais suave e é mais nutritivo.

Óleo de coco: Se você nunca adicionou óleo de coco no seu chá, experimente! Além de dar um sabor especial, vai deixar seu chá mais nutritivo.

Mel:É rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, auxiliando em problemas respiratórios, funções intestinais e sistema circulatório. O mel tem ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e revigorante.

Limão: Além de dar um sabor azedinho, o limão é rico em vitaminas e minerais, o que também vai ajudar a melhorar a imunidade.

Como Preparar o Chá
Ferva 500 ml de água. Em uma jarra coloque o anis, gengibre, hortelã, erva-doce, cúrcuma, cravo e a goji berry. Acrescente a água fervida e deixe em infusão por 5 minutos.

Na xícara que você vai beber o chá, acrescente o matcha, óleo de coco e mel. Acrescente o chá na xícara e misture bem, por último coloque umas gotinhas de limão. Essa quantidade é para duas pessoas; ajuste as quantidade de acordo. Tomar uma xícara por dia. Para ter um efeito benéfico, tente tomar pelo menos 3 vezes na semana.

O sabor é picante e um pouco adocicado. Se você está habituado apenas a chás “tradicionais”, seu paladar vai precisar se ajustar um pouco. Experimente e sua saúde agradece!

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário