Se você não quer entrar para a lista das pessoas atingidas por problemas de pressão baixa (hipotensão) e pressão alta (hipertensão), é bom já tomar algumas atitudes para a sua alimentação.
Adotar hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar diversos problemas de saúde, sobretudo o desequilíbrio da pressão.
Antes de conhecer alguns vegetais que podem ajudar a combater o desequilíbrio da pressão arterial, saiba a diferença entre os dois tipos de alteração na pressão arterial e o que eles podem acarretar para a sua saúde, assim como os fatores que contribuem para o desenvolvimento do mal.
Foto: depositphotos
Hipotensão
A pressão baixa ou hipotensão acontece quando a dificuldade do sangue circular pelas artérias é mínima. Ela pode acometer pessoas saudáveis e também aquelas que fazem exercícios físicos regularmente.
A hipotensão está inferior a 90 x 60 mmHg. As pessoas que apresentam essa variação podem denotar alguns sintomas que interferem na saúde.
É mais comum que o problema atinja pessoas com mais idade, jovens que apresentem outros problemas de saúde e pessoas com Parkinson, diabetes e doenças cardiovasculares.
Entre os sintomas mais comuns estão: tonturas e desmaios, náuseas, visão embaçada, fraqueza, pele fria, respiração ofegante, fezes negras e febre.
Hipertensão
A pressão alta, ou hipertensão, é caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, ou seja, quando as artérias perdem a capacidade de contrair e dilatar com facilidade, em decorrência da passagem do fluxo sanguíneo.
Ela está vinculada ao aumento do peso. A hipertensão está superior a 140 x 90 mmHg. Em pelo menos 90% dos casos, o problema de saúde é herdado dos pais.
Já em outros casos, ela pode estar relacionada a distúrbios existentes. Alguns dos principais fatores de risco para o aparecimento da doença são: estresse, grande consumo de sal, colesterol alto, falta de atividade física, diabetes e obesidade.
Alimentos para equilibrar a pressão arterial
Para conquistar o equilíbrio da pressão arterial, a alimentação pode ser a chave. A partir do consumo de alguns vegetais, você pode conquistar essa condição. A partir de agora, você vai conhecer alguns desses vegetais, assim como suas principais propriedades:
Batata
Foto: Pixabay
Devido a presença das fibras Kukoamine e fitoquímico ela reduz os níveis de colesterol.
Ervilha
Foto: Pixabay
Rica em vitamina B6 e ácido fólico. Juntas essas duas substâncias reduz as chances de aparecimento das inflamações, responsável por danificar as artérias.
Beterraba
Foto: Pixabay
Devido a dois poderosos antioxidantes, flavonóides e carotenoides, o consumo da beterraba evita o depósito do mau colesterol nas artérias.
Aipo
Foto: Pixabay
O vegetal é rico em potássio, fibras, antioxidantes. Ele relaxa os vasos sanguíneos e reduz o colesterol ruim.
Cenoura
Foto: Pixabay
É constituída por potássio, antioxidantes betacaroteno, alfa-caroteno e luteína. Essas substâncias atuam contra o colesterol ruim e dar força ao sistema cardiovascular.
Espinafre
Foto: Pixabay
Por ser rico em vitaminas A e C, o alimento impede o acúmulo do mau colesterol nas artérias.
Milho
Foto: Pixabay
Ele reduz os níveis de homocisteína, inibindo a possibilidade de risco as artérias, além de relaxar as veias sanguíneas, por conter ácido fólico.
Grão de bico
Foto: Pixabay
Rico em fibras e ômega 3 e 6. Justas essas substâncias previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares.
Feijão
Foto: Pixabay
Possui potássio, responsável por regular a quantidade de água dentro das células.
Por Robson Merieverton
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário