Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Chá de abútua

O chá de abútua não é tão conhecido pelo grande público, mas os benefícios que ele traz à saúde estão tornando-o cada vez mais conhecidos no Brasil. As mulheres são as que mais sentem os efeitos positivos do consumo frequente do chá, pois ele combate os sintomas da incômoda Tensão Pré-Menstrual (TPM) e evita problemas no ciclo menstrual.

O que é a abútua?

Foto: Reprodução

A abútua, de nome científico Chondrodendron platyphyllum, é uma planta da família das trepadeiras originária do Brasil. Na infusão com propriedades medicinais que é feita com a erva podem ser utilizadas partes secas das raízes ou do caule, pois é nessas partes que as substâncias que fazem bem ao organismo são encontradas em maior concentração. A abútua é aparentemente semelhante a videira, possuindo também cachos de frutas parecidas com a uva, geralmente mais escuras e adocicadas, mas que não devem ser ingeridas.

Os benefícios
O chá de abútua pode ser usado nos tratamentos contra prisão de ventre, dor de cabeça, anemia, artrite, problemas no fígado e problemas digestivos. São conhecidos também os efeitos positivos do consumo da infusão por pessoas que sofrem de reumatismo e inflamações na bexiga.

Quem tem úlceras no estômago também pode consumir o chá e ter acesso ao alto poder curativo que a abútua possui, assim como as garotas que sofrem com os problemas típicos da TPM, como as cólicas e a dor de cabeça. É aconselhado o consumo do chá também por mulheres que possuem o ciclo menstrual desregulado.

Outras indicações
ácido úrico
febre
retenção de líquidos
blenorragia

Como fazer o chá
O chá, que não pode ser consumido por crianças menores de 10 anos e gestantes, deve ser consumido somente uma vez ao dia, por um período de até sete dias seguidos. Para fazê-lo é só acompanhar os seguintes passos:

Leve ao fogo uma panela com uma xícara de água e aguarde levantar fervura antes de desligar;
Coloque uma colher de chá cheia de raízes secas de abútua em uma xícara e despeje a água por cima;
Tampe a xícara e deixe o chá em repouso por dez minutos.
Beba sem adoçar.

Efeitos colaterais
O uso indevido pode causar aborto e a planta pode ter efeito tóxico. O ideal é sempre buscar a indicação médica antes de qualquer tratamento, mesmo que seja natural.

Por Wanessa Galvão
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário