Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 1 de outubro de 2016

Conheça os benefícios e as propriedades do chuchu

Tido como o mais sem graça dos legumes – embora seja na verdade um fruto…

Tido como o mais sem graça dos legumes – embora seja na verdade um fruto – o chuchu é o grande coadjuvante da culinária brasileira. Por absorver facilmente o gosto de carnes e temperos, acaba desempenhando tão bem esse papel que poucas pessoas se interessam em saber mais sobre ele ou como prepará-lo de forma a torná-lo mais saboroso. Muitos alegam que ele não tem gosto de nada, mas sendo bem preparado pode ficar delicioso. Além do que, o chuchu é tão benéfico para o organismo que deveria deixar de ser coadjuvante para tornar-se personagem principal da alimentação, já que auxilia até mesmo no emagrecimento.

Foto: Reprodução

Sobre o fruto
Originário da América Central e do México, o chuchu é fruto de uma trepadeira que, por ser resistente a diversidade de condições climáticas acabou difundindo-se em todo o mundo. No Brasil inclusive, o chuchu é facilmente encontrado, já que cresce em praticamente qualquer lugar que for plantado.

Nutrientes
Quem olha o chuchu com aquela aparência “exótica”, sem cor atrativa, sem cheiro e – dependendo de seu preparo – sem gosto, certamente não imagina que encontraria ali algo do qual pudesse se beneficiar. No entanto, a prática mostra justamente o contrário: o chuchu é rico em nutrientes, como as vitaminas A, C e do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e outros minerais, além de muitas fibras.

Propriedades e benefícios
Entre as propriedades benéficas do chuchu, estão: antioxidantes, estimulantes, fortalecedor, diurético, entre outras. Pelos nutrientes que possui, o chuchu auxilia a prevenir doenças ósseas, além de fortalecer dentes e ossos evitando que quebrem ou sofram algum dano. Como poderoso estimulante, é eficiente em espantar a fadiga e combater a depressão, sendo um grande aliado ao tratamento dessas doenças – que necessitam também do acompanhamento de um especialista e das medicações que este prescrever.

Suas propriedades antioxidantes evitam o envelhecimento precoce, fortalecem o sistema imunológico, aceleram o metabolismo e combatem os radicais livres. Assim, o chuchu também é importante para deixar pele e cabelos bonitos, além de auxiliar no emagrecimento, já que um metabolismo adequadamente rápido estimula a queima de calorias. Por falar em caloria, o valor calórico do chuchu é baixíssimo: apenas 30 calorias para cada 100 g do fruto, o que faz dele um aliado da dieta para quem busca emagrecer de forma saudável. Ainda, o chuchu acelera o trânsito intestinal, fazendo o intestino funcionar melhor; reduz a pressão arterial e dá mais energia.

Preparo
Para manter as propriedades do chuchu, evite cozinhá-lo em muita água por muito tempo, assim como fritá-lo. O ideal é cozinhá-lo em pouca água ou até mesmo refogá-lo em um fio de azeite. Fique a vontade para preparar receitas diversas com ele, como omeletes, saladas, sopas, cremes, salgados e suflês. Bom apetite!

Por Stefanie Mouret
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário