Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Tratamento para a Sinusite com Buchinha do Norte


A sinusite é uma inflamação na mucosa dos seios da face e é uma doença muito frequente aqui no Brasil. Normalmente, os primeiros casos de sinusite aparecem ainda na infância. Mas algumas pessoas só apresentam o quadro de pois de adultos. O aparecimento da inflamação normalmente está relacionado com outras doenças, como gripes, resfriados ou processos alérgicos. Esses problemas facilitam a entrada de corpos estranhos nos seios da face, contribuindo para o processo inflamatório. Entre os sintoma da sinusite estão: as dores de cabeça, principalmente na maçãs do rosto e na testa, secreção nasal, tosse e febre.

Infelizmente, a sinusite é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, apenas tratamento para aliviar os sintomas. Esse tratamento é feito com antibióticos, que eliminam a infecção. Porém, o problema pode voltar a se manifestar a qualquer momento, principalmente em épocas de frio e seca. Quem tem esse problema deve evitar locais abafados, com mofo ou poeira.

As plantas medicinais podem nos ajudar a combater e evitar muitas doenças. Para amenizar esses sintomas da sinusite, você pode usar a buchinha paulista, também conhecida como buchinha do norte. No entanto, como a planta possui substâncias tóxicas, não se deve tomar o chá, mas apenas fazer uma inalação. Veja como preparar o tratamento.

Você vai precisar de:
1 buchinha paulista
1 copo (250 ml) de água

Modo de Preparo:
Em um caneco, leve a água e a buchinha paulista ao fogo. Quando levantar fervura, desligue e espere esfriar um pouco antes de fazer a inalação.

Posologia
Você pode fazer a inalação 2 vezes ao dia ou quando os sintomas estiverem incomodando mais. Cubra o caneco com um pano de prato limpo, deixando apenas um pequeno buraco para inalar o vapor produzido pela mistura. Faça isso por alguns minutos, enquanto o chá ainda estiver quente.

Cuidados
A buchinha paulista é uma planta tóxica, considerada pela tradição popular como abortiva. Por isso, é muito importante não beber o chá. A inalação é suficiente para amenizar o desconforto. Em casos de gravidez, evite utilizar este tratamento, mesmo por inalação, o melhor é evitar.
Outros Nomes da Buchinha do Norte

Algumas plantas têm nomes diferentes dependendo da região. Por isso, é importante saber alguns nomes da buchinha, caso você esteja procurando a planta em um local onde o nome popular seja outro. Além de buchinha paulista, como já vimos, esta planta pode ter os seguintes nomes:

Cabacinha,
Buchinha,
Bucha-dos-paulistas,
Puga-de-joão-pais,
Abobrinha-do-mato,
Abobrinha-do-norte,
Purga-de-bucha,
Bucha-dos-caçador,
Purga-de-bicho,
Purga-de-falope,
Capa-de-bode,
Buchinha-do-nordeste, entre outros.

Além da sinusite, a buchinha do norte também pode ser usada no tratamento da rinite e outras inflamações, como a herpes, amenorreia, úlcera e outros tipos de feridas. Mas em todos os casos, somente a inalação deve ser utilizada. Nunca beba o chá de buchinha do norte! A ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia, além de cólicas e até hemorragias.

O exagero também deve ser evitado. Fazendo muitas inalações ou por muito tempo, podem aparecer irritações na mucosa.

imagem:https://i.ytimg.com/vi/HjywT8FnVec/maxresdefault.jpg
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário