Poucas pessoas param para pensar nisso, mas os benefícios da alface podem proporcionar muito mais saúde e qualidade de vida em todos os aspectos. Para saber quais são esses benefícios, porque esta folha é tão comum na culinária mundial e como incrementar o preparo dela, basta conferir nosso post!
Lista com 8 principais benefícios da alface
1 – Previne e combate a anemia
Poucas pessoas sabem disso, mas entre os benefícios desta hortaliça, destaca-se o papel que ela exerce na prevenção e combate à anemia. O motivo disso é que a alface possui excelente quantidade de ferro, substância fundamental para estimular a produção dos chamados glóbulos vermelhos.
2 – Fortifica os ossos
Sendo um alimento muito rico em vitamina K, elemento responsável por estimular a produção de osteocalcina, o consumo regular de alface contribui para diminuir os riscos de osteoporose e demais doenças relacionadas à fragilidade óssea.
3 – Facilita a digestão
Outro dos benefícios da alface para a saúde diz respeito ao auxílio que ela oferece para o processo digestivo. Rica em fibras dietéticas, ela inibe a formação de gases e promove a limpeza do intestino, eliminando bactérias e substâncias perniciosas à saúde dessa parte do corpo.
4 – Diminui os níveis de colesterol
Também por se tratar de um alimento rico em fibras, a alface contribui para a eliminação do LDL, o chamado “colesterol ruim”, fator este que diminui a incidência de infarto e derrame cerebral.
5 – Combate os radicais livres
Os radicais livres são altamente perigosos para o corpo, já que eles são responsáveis por causar diversos tipos de doenças e também pelos efeitos do envelhecimento. A alface atua justamente no combate a eles, fortalecendo as defesas imunológicas e naturalmente evitando a ocorrência de infecções, gripes, resfriados e demais enfermidades.
6 – Regula os níveis de açúcar no sangue
Ainda sobre os benefícios da alface, outro muito importante trata-se de esta hortaliça ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo e combatendo uma das doenças que mais afetam as pessoas em todo mundo: a diabetes.
7 – Combate a insônia e o estresse
Este é um dos benefícios menos conhecidos com relação ao consumo de alface. Por possuir substâncias que atuam na diminuição da ansiedade, proporcionando o relaxamento físico e mental, tanto as folhas quanto as raízes de alface são muito indicadas no tratamento da insônia. Para isso, além de consumi-la por meio de saladas, ela pode ser utilizada no preparo de sucos e chás (no caso da raiz de alface).
8 – Ajuda no emagrecimento
Por conter baixíssimo teor calórico e também possuir grande concentração de fibras, a alface é tida como uma das grandes aliadas do processo natural de emagrecimento, estimulando a eliminação da gordura em excesso contida no organismo.
Como fazer para aumentar o consumo diário de alface?
Uma das dicas para aumentar o consumo diário de alface é adquirir o hábito de comprar esta hortaliça bem fresca, lavá-la e higienizá-la de uma só vez e armazenar em um recipiente grande. Depois disso, basta guardá-la na geladeira para ser consumida durante a semana. Isso evita aquela chamada preguiça de todos os dias ter de lavar e higienizar as folhas de alface.
Como incrementar o preparo desta hortaliça?
Para incrementar o preparo da alface e potencializar a absorção de todos os nutrientes que ela oferece, é muito válido:
Adicionar às saladas de alface outras hortaliças verdes, tais como rúcula e agrião, aproveitando para salpicá-la com nozes ou castanhas;
Utilizar as folhas de alface no preparo de lanches naturais;
Fazer saladas de alface juntamente com frutas, tais como manga, morangos, pera e/ou abacaxi;
Acrescentar queijo, mussarela de búfala e/ou palmito na salada de alface;
Fazer saladas de alface com demais legumes e/ou verduras e buscar inovar nos molhos, adotando o consumo de mel, shoyu, azeite extravirgem, limão siciliano etc.
Como é possível perceber, usufruir de todos os benefícios da alface no dia a dia é algo perfeitamente possível.
Gostou de conhecer esses benefícios? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais. Eles vão adorar!
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário