A pitanga é originária das regiões de Mata Atlântica e por isso é uma fruta brasileira. Mas você conhece todos os benefícios da pitanga?
Ela pertence à mesma família das mirtáceas e tem grande beleza externa, mas um sabor “azedinho”.
Inicialmente o fruto é na cor verde, depois segue para o amarelo e o alaranjado até o vermelho, que é quando está pronta para o consumo cru. Embora seja uma fruta pequena, oferece muitos benefícios e aqui você vai conhecer quais são. Aproveite para consumir a fruta como um delicioso e saudável suco.
Os benefícios da pitanga na alimentação
A pitanga é uma fruta que quem faz dieta pode consumir sem medo, já que ela ajuda a emagrecer por conter poucas calorias. Sem contar que, pelo seu suco ser uma bebida diurética, ele colabora com uma pele mais saudável e bonita, já que é rica em vitamina A. Ela é também uma fruta aromática, muito útil na preparação de doces, sorvetes, geleias e refrescos. Consumir pitanga ajuda também na proteção das células contra danos causados pelo estresse e pela má alimentação. Isso ocorre porque essa é uma fruta rica em flavonóides, carotenóides e antocianinas, que são antioxidantes.
Essas substâncias oferecem mais benefícios, como:
– Prevenção de doenças degenerativas
– Combate de doenças inflamatórias
– Prevenção de doenças cardiovasculares
Benefícios da pitanga para a saúde
A pitanga oferece uma boa quantidade de sais minerais e vitaminas, como vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, ela oferece minerais, como potássio, ferro, cálcio e fósforo, que são antioxidantes muito poderosos.
Conheça os benefícios da pitanga
Benefícios da pitanga para perda de peso
A fruta ajuda no emagrecimento, já que possui baixa caloria. Sem contar que seu suco é ideal para quem faz dieta, pois a bebida é diurética.
Prevenção do envelhecimento precoce
Possui um poder antioxidante e por isso retarda o envelhecimento da pele, lutando contra os radicais livres.
Prevenção do câncer:
A pitanga possui antocianinas e fenóis em sua composição. Estas são substâncias que previnem doenças degenerativas e que atuam oferecendo proteção para as moléculas de DNA para que não sofram mutações que levam ao câncer. Sem contar que a fruta tem uma substância que é responsável pela sua cor vermelha, o licopeno, este é um antioxidante também que é eficaz para combater diversas doenças.
Outros benefícios da pitanga
A pitanga é uma fruta que vai além de ser saborosa, pois ajuda a combater doenças inflamatórias, ajuda no tratamento de reumatismo e bronquite, previne doenças cardiovasculares, previne infecções na garganta e ajuda a manter uma pele mais bonita e saudável. Sem contar que entre os benefícios da pitanga estão as folhas, que podem ser usadas para o tratamento de doenças estomacais, hipertensão e diuréticos.
Elas também possuem ação laxativa e calmante e o flavonóide presente nela tem participação na ação anti-inflamatória, além de fortalecer a imunidade.
Fora que a pitanga é conhecida como uma fonte para a beleza, pois ajuda a manter as unhas, cabelo e pele sempre saudáveis. Isso porque ela contém vitamina A, que colabora com a produção de colágeno, deixando a pele hidratada e tonificada.
O extrato da folha da pitangueira atua contra vermes. O chá é excelente para combater doenças da próstata e também normaliza a pressão arterial.
As folhas da pitangueira têm uma substância chamada pitanguina, que é ótima para quem tem diabetes e é calmante.
Confira agora como aproveitar ao máximo os benefícios da pitanga com esse chá.
Para essa receita você vai precisar de:
3 colheres (sopa) da folha da pitangueira
1 litro de água
Como preparar:
Coloque o litro de água para ferver e assim que entrar em ebulição, adicione as folhas e aguarde por 2 minutos e então desligue o fogo e tampe a panela. Beba ao longo do dia. Se o chá for usado para tratar a próstata ou normalizar pressão ou glicose, consuma o chá dessa maneira por 30 dias. Faça depois os devidos exames para avaliar os efeitos. Além do chá das folhas, se for possível consuma também o fruto da pitangueira.
Importante:
O chá da pitangueira não deve ser consumido de forma exagerada, pois pode levar a perdas de potássio. Por isso, quem tem problemas cardíacos não deve consumir este chá. E então, você já conhecia os benefícios da pitanga? Compartilhe essas informações para ajudar as pessoas que precisam.
fonte
imagem
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário