Salsinha: perfumada, saborosa e repleta de benefícios
O nome científico Petroselinum crispum te diz alguma coisa? Provavelmente não, mas a planta é bastante conhecida. Estamos falando da salsinha ou salsa, que é bastante usada no Brasil e em vários países do mundo para aromatizar e dar sabor a diversos tipos de alimentos.
As folhas são bastante perfumadas, além de terem um gosto bem marcante. Por isso, a salsinha é um dos ingredientes do cheiro verde, que usamos bastante como tempero de pratos caldos, sopas e refogados em geral.
Para além do sabor, a salsa também tem bastante relevância quando pensamos em nossa saúde. Seus diversos nutrientes ajudam a melhorar o funcionamento do organismo, controlar a hipertensão e neutralizar os efeitos dos radicais livres dentro de nossas células, além de outros benefícios. Essas propriedades fazem com que o consumo da salsinha seja bastante recomendado por médicos e nutricionistas.
Para que você possa saber um pouco mais sobre a planta, falaremos mais especificamente sobre os diversos benefícios.
Propriedades e benefícios
A salsinha tem grande capacidade diurética, ou seja, estimula o funcionamento dos rins a eliminar líquidos do organismo. Esse efeito ajuda a purificar os rins, além de ajudar a combater o inchaço e a retenção hídrica. Por isso, o uso do chá de salsinha costuma ser indicado para auxiliar no emagrecimento como um potencializador da dieta.
Por conter sais minerais importantes como ferro, cálcio, fósforo e enxofre, a salsa desempenha diversos papeis importante em nosso organismo. O consumo do ferro é eficaz para reduzir a fraqueza e o cansaço físico, além de combater a anemia. Nesses casos, é melhor comer a hortaliça crua, como em saladas ou no preparo de sucos.
O cálcio contido nas folhas e talo da salsa é bom para fortalecer os ossos e combater doenças como a osteoporose. Os principais beneficiários dessa propriedade benéfica são as crianças, que estão com os ossos em formação, e os idosos, que começa a sofrer com a perda de cálcio. Os atletas também devem ingerir bastante cálcio como forma de aumentar o preparo físico.
Como consumir?
O consumo da salsa, como mencionamos no decorrer do texto, é altamente benéfico para o organismo. A forma mais comum de ingestão é como tempero, porém podemos usar a salsa de diversas outras formas. Juntamente com frutas, é possível fazer sucos com as folhas e também aproveitar os talos que não usamos no preparo de alimentos.
O chá de salsinha também pode ser feito usando talos e folhas, na medida de 1 colher (sobremesa) para 1 xícara (chá) de água.
A infusão feita com as folhas da salsinha melhoram a digestão. O ideal é tomar uma xícara do chá antes das principais refeições ou depois de cometer algum exagero alimentar. Já a aplicação direta das folhas como compressas e emplastos ajuda a desinflar regiões lesionadas após batidas ou quedas, além da função analgésica.
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário