Tire essa e outras dúvidas sobre a bebida dessa benéfica erva medicinal
A sucupira é uma planta que pode ser usada principalmente no tratamento da artrose e do reumatismo, aliviando as dores provocadas por essas doenças. Isso acontece por meio do preparo do chá da semente da planta. Mas muita gente tem dúvida sobre a contraindicação.
Antes de incluir qualquer tipo de chá, mesmo sendo ele feito a partir da utilização de ingredientes naturais, o mais sensato é recorrer ao médico. Só ele tem conhecimento suficiente para atestar seu uso.
Também é importante ouvir as orientações para evitar possíveis complicações, sobretudo pela condição peculiar de cada organismo. A dosagem indicada para qualquer que seja o problema também requer orientação.
Todo chá merece atenção quanto suas contraindicações, assim como o de sucupira
Não só o de sucupira, mas todo chá deve ser consultado sobre as suas contraindicações (Foto: Wikimedia Commons)
Existe contraindicação ao chá de sucupira?
Apesar das orientações passadas sobre a importância de recorrer a um profissional antes de iniciar qualquer tratamento, com o chá de sucupira isso não deve ser encarado como via de regra.
Com esse ingrediente em específico, até o presente momento, não foi identificada qualquer contraindicação em relação ao seu uso. Em outras palavras, o chá de sucupira é uma bebida que pode ser consumida por qualquer tipo de pessoa.
Para que se chegasse a essa afirmação, diversos estudos foram realizados. Toda a planta pode ser utilizada para resolver os mais variados problemas de saúde. Porém, as folhas apresentam elevado grau de toxidade se aplicadas internamente.
Mediante a essa informação, não é aconselhável o uso interno dessa parte da planta, nem sob a versão de chá. De acordo com testes e estudos realizados, as folhas da sucupira causam problemas hepáticos sérios, sobretudo em animais.
“As folhas da sucupira causam uma inflamação muito séria. Em poucos dias o animal morre. E esse resultado também se refere ao nosso corpo. Então, preparações feitas com a folha da sucupira, só para uso externo”, explica o biólogo e especialista em plantas medicinais, Daniel Forjaz.
Já a casca do caule e a semente da sucupira não são tóxicas. “Em alguns casos, o óleo da semente da sucupira, se consumido em excesso, pode causar uma depressão no sistema nervoso central, deixando a pessoa apática e sonolenta”, diz Forjaz.
Propriedades e benefícios da sucupira e do seu chá
A sucupira é uma planta que pode ser usada no processo de tratamento e cura de muitas doenças. Para isso, é bom utilizar suas partes da forma correta para evitar problemas como alergias e outras reações.
Estudos apontam que a sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas. Por isso ela pode ser utilizada largamente.
Além do chá da sucupira, que pode ser feito a partir da utilização da casca da planta e sementes, existe também o óleo extraído das sementes da planta. Dessa forma, o indivíduo pode ter alento para dores, principalmente em casos de artrite e reumatismo.
Além disso, estudos também apontam a presença de antioxidantes, que combatem os radicais livres, e a ação broncodilatadora da árvore. Investiga-se, ainda, a ação da semente de sucupira no tratamento de casos de doenças parasitárias, como a Doença de Chagas.
O extrato da semente de sucupira é indicado para pessoas que sofrem com casos de dores ósseas, dentre os quais problemas de coluna (hérnias de disco), bicos de papagaio, artrites, reumatismo e dores das articulações em geral.
A sucupira também pode ser bastante eficaz no combate a ação de vírus e bactérias, sobretudo as causadoras de dores de garganta, infecção no trato urinário, inflamação na próstata e ovários. Ela também pode ser usada no combate aos vermes intestinais.
Para os casos de diabetes, outra vantagem oferecida pela sucupira é equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea. Para os pacientes que apresentam tumores na próstata, a sucupira também aparece como uma excelente aliada.
Receita de chá da semente de sucupira
Depois de tomar conhecimento de todas as vantagens associadas a utilização da sucupira em qualquer que seja o tratamento de saúde, chegou a hora de aprender a preparar o chá das sementes de sucupira.
Ingredientes
1,5 litros de água filtrada;
6 sementes de sucupira.
Modo de preparo
Para preparar o chá de semente de sucupira a primeira providência a ser tomada é colocar a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Logo em seguida, higienize bem as sementes e triture-as.
Assim que a água começar a ferver, junte as sementes trituradas e deixe na água por dois minuto. Passado esse tempo, apague o fogo e deixe o chá amornar. Quando estiver morno, pegue uma peneira e retire toda a semente utilizada.
A indicação é que o chá de sucupira seja ingerido ao longo de todo o dia. É bom que a ingestão do chá seja intercalada com água em intervalos de três horas. Para qualquer dúvida, consulte um especialista.
Para que o chá não perca as suas propriedades ao longo do dia, guarda-lo na geladeira é a solução mais indicada. Caso você prefira beber o chá das sementes de sucupira ainda morno, retire a quantidade desejada e esquente isoladamente.
Verificar sempre sobre as contraindicações de chás
Além do de sucupira, todo chá deve ter as suas contraindicações consultadas antes de o consumir. Nunca faça o consumo de qualquer remédio, bebida ou comida natural sem antes buscar sobre suas contraindicações, nem mesmo os chás.
por Robson Merieverton
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário