Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Como plantar hortelã no vaso

Que tal acrescentar algumas folhinhas de hortelã àquela deliciosa receita de suco? Ou deixar sua salada mais saborosa usando a erva? Ou mesmo ter uma plantinha deliciosa para fazer chás sozinho ou mesclado com funcho e erva cidreira?

Quem tem um pé de hortelã em casa pode aproveitar todos os seus benefícios para a saúde gastando muito pouco e tendo certeza da qualidade. E o melhor é que não existe dificuldade alguma no plantio, sendo possível cultivar a planta em vasos e espaços pequenos desde que tenha incidência solar.

Materiais necessários
Para plantar a hortelã em apartamento ou casas sem quintal, você vai precisar de:

vaso médio com orifício no fundo para escorrer o excesso de água
brita ou argila
areia
terra
regador
mudas de hortelã

Como plantar
Os materiais mencionados são para quem quer usar vasos e manter a planta em espaços pequenos. Se você quer plantar direto na horta, o ideal é escolher um terreno com boa terra e sombra parcial, pois a hortelã precisa de terra úmida e temperatura amena para se manter. Uma dica importante é proteger a planta dos ventos, pois isso pode interferir muito no seu desenvolvimento.
O uso de mudas é melhor pois favorece o crescimento da hortelã, sem contar que o resultado virá mais rápido. Ainda que as sementes também funcionem, o cruzamento entre espécies pode tornar o cultivo mais difícil. Só recorra a essa opção se você não tiver mudar disponíveis (elas podem ser encontradas em casas especializadas).

Passo a Passo
1- Comece forrando o fundo do seu vaso com as pedrinha de brita. Você também pode usar argila, cascalho ou outras pedras pequenas. Em seguida, acrescente areia para tapar os espaços entre as pedrinhas e criar uma camada de escoamento da água.
2- O próximo passo é colocar uma camada de terra que cubra cerca de 2/3 do volume do vaso. Coloque a muda com a raiz em um buraco de tamanho suficiente para caber toda a raiz da mudinha de hortelã e não sobrar nada a vista na superfície. Com os dedos você pode apertar suavemente a terra no entorno para dar firmeza e manter a muda no lugar.
3- Por fim, regue a planta com o regador para dar umidade à terra. Esse procedimento deve ser repetido diariamente conforme as necessidades da planta.

Dicas importantes
O solo para cultivo da hortelã deve ser bem úmido, mas nunca encharcado. Coloque o dedo na terra e verifique se ela está grudenta. Regue sempre para manter esse ponto e nunca deixe o solo totalmente seco.
Na hora de colher, espere até que a planta comece a florescer, pois nesse momento sua concentração de propriedades terapêuticas é maior. Arranque as folhas ou as hastes necessárias. Você poderá colher todas as hastes até 3 vezes por ano durante alguns anos, sem precisar replantar a hortelã.

Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário