ISTOCKPHOTO/THINKSTOCK
A natureza permite que várias doenças ou intercorrências com o organismo humano sejam tratadas ou ao menos controladas através de plantas medicinais. As alternativas são muitas e, depois da catalogação da flora e de estudos científicos, muitas ações foram comprovadas A erva-de-santa-maria está entre as plantas que foram estudadas e seus efeitos comprovados.
Benefícios da erva-de-santa-maria
A erva-de-santa-maria é conhecida pela ação anti-inflamatória e cicatrizante. Além disso, as propriedades da folha também ativam a circulação, aceleram a regeneração muscular, agilizam o processo de desaparecimento de manchas roxas provenientes de pancadas e ainda serve como antisséptico.
Por conter estas propriedades, são usadas em contusões, varizes, hematomas, lesões musculares, micoses, micro lesões e até para mordidas de insetos.
O cheiro é muito forte e, por isso, também é usada como descongestionante nasal e repelente de isentos, como pulgas, percevejos, traças e piolhos. Simples verminoses causadas por pequenos parasitas, como a ameba, que causa disenteria, podem ser tratadas com a ingestão da erva-de-santa-maria.
Contra indicações
É necessário tomar cuidado com a toxicidade da erva, que é baixa, mas em grande quantidade pode ser prejudicial. É importante ressaltar que a erva possui substâncias que induzem ou aumentam o fluxo menstrual e, portanto, a ingestão deve ser evitada por gestantes e lactantes.
Ingerir grande quantidade ainda pode provocar náuseas, vômitos e lesões no fígado.
Como preparar erva-de-santa-maria
Para pancadas ou lesões musculares é possível fazer uma pomada de erva-de-santa-maria, passar sobre o local e enfaixar. Misture 1 xícara de café de vinagre, 1 colher de sopa de sal e 1 xícara de café da planta picada. Amasse até obter uma pasta.
Para picadas de insetos, misture 10 folhas de erva-de-santa-maria em ½ litro de álcool e passe na região. A misture ainda serve como repelente natural.
Usar as folhas secas debaixo de colchões e almofadas pode ser útil para repelir insetos.
Para o tratamento de verminoses é importante ingeri-la com leite. No liquidificador, basta bater 1 copo de planta picada com sementes para 2 copos de leite e ingerir em jejum por três dias consecutivos.
Ainda é possível ingerir a planta em forma de geleia de santa-maria para tratar verminoses. Triture 1 xícara de chá da erva e misture com 4 bananas nanicas, ½ xícara de chá de hortelã, 1 xícara de chá de mel. Leve ao fogo até atingir o ponto de geleia. É possível ingerir pura ou passar em torradas e pães.
por Beatriz Helena
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário