Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 26 de abril de 2016

Confrei – Propriedades Medicinais (Plantas Medicinais)


Symphytum officinale é o nome científico da planta chamada popularmente de confrei. Pertencente à família das Boraginaceae, existem diversas espécies conhecidas por este nome (ou com variações dele). É uma planta nativa da Europa e conhecida mundialmente por seus poderes medicinais, incluindo o tratamento de feridas e queimaduras, embora não seja muito utilizada em chás por poder ter efeitos tóxicos.

O confrei pode atingir até um metro de altura. (Fonte: Wikipedia)

Indicações
O confrei tem muitas propriedades, e mais conhecida é seu efeito cicatrizante e anti-inflamatória e seu uso como remédio deve sempre ser tópico, ou seja, uso externo, como no caso do tratamento de espinhas (acne) ou para uso no cabelo. O chá de confrei é feito com a intenção de aproveitar as propriedades da planta mas não para ser bebido. Uma boa maneira de usar o confrei é na forma de creme ou gel.

Cicatrizante
O confrei é considerado cicatrizante e indicado para picadas de insetos, queimaduras, rachaduras nos seios e fissuras, para estes casos indicamos as compressas e a pomada com mel.

Confrei para Espinhas/Acne
Para tratamento da acne com confrei, indicamos o uso de um sabonete natural, confira a receita clicando neste link.

Confrei para Cabelos
O confrei também é usado para tratamento dos cabelos e couro cabeludo, sendo usado para o tratamento da caspa e como tônico capilar. Clique neste link para ver a receita. Para fazer um hidrante poderoso, utilize o confrei com o Bepantol para uma máscara.

Confrei
Nomes Populares:

Confrey,
Consólida
Consolda,
Consólida maior,

Propriedades e Benefícios
É adstringente,
anti-inflamatória,
cicatrizante,
depurativa,
emoliente,
expectorante,
hidratante,
laxante,
tônica,
Trata problemas ósseas,
contusões,
cortes,
dores em geral,
feridas,
fraturas,
furúnculos,
hematomas,
icterícia,
luxações,
queimaduras,
reumatismos,
Também é útil em casos de febre,
para pressão arterial,
veias varicosas,
Muito boa para a pele
acnes e espinhas
irritações,
manchas e sardas,
rugas,
rachaduras,
psoríase.

Precauções e Contra-indicações
Existem muitas indicações equivocadas do uso do confrei, repetindo mais uma vez, é importante lembrar que não pode beber o chá, então entende-se que ele não é bom para gastrite, câncer, e respiratórios como bronquite, resfriados em geral, tosse, sinusite.

Grávidas que fizerem o uso interno do chá correm o risco de aborto.

A ANVISA proibiu o uso interno do confrei, então dizer que ele emagrece, calmante, desintoxicante é um risco.

Cuidados
Uso externo, apenas: Não ingerir.
Gestantes também deve evitá-lo, assim como pacientes com câncer.
Onde Encontrar o Confrei
O confrei é de fácil cultivo, e pode ser que você consiga encontrar o confrei no quintal de algum conhecido. Mas caso não tenha esta sorte, pode encontrar a venda na internet ou em farmácias e casas de produtos naturais.

Todo produto industrializado com a erva deve constar a bula com os ingredientes da fórmula, leia antes para garantir que você não tenha nenhuma alergia à algum dos compostos.

fonte:natural.enternauta.com.br
imagem:www.lookfordiagnosis.com
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário