Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Propriedades do Eucalipto


As ervas e plantas possuem diferentes usos e propriedades, seja para os cuidados de saúde, beleza ou inclusive para culinária. O eucalipto é uma planta medicinal muito conhecida por suas propriedades benéficas para tratar problemas respiratórios, então, a seguir vamos te contar outros benefícios do seu consumo e como utilizá-lo seu dia-a-dia aproveitando suas propriedades.

O eucalipto é uma árvore de aroma intenso com muitas propriedades saudáveis. É importante que as possamos conhecer, pois desta forma, podemos usar esta planta para obter uma grande quantidade de benefícios para o nosso organismo. Vamos falar um pouco mais sobre ela.

O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália da família Myrtaceae. São conhecidos mais de 450 tipos de eucalipto. Este pode chegar a medir mais de 30 m. As folhas do eucalipto são perenes e de cor branca, mas devemos dizer que o que mais chama a atenção é o seu aroma. As flores são brancas e pequenas, mas seus frutos são grandes e com muitas sementes.

O eucalipto é de rápido crescimento e é usado para uma grande quantidade de utilidades. Este é utilizado na indústria do papel, por exemplo, mas também é um dos mais utilizados na indústria farmacêutica.
Propriedades do Eucalipto:

Agora que já conhecemos um pouco mais desta árvore, é o momento de ver as propriedades que podemos conseguir dele. Assim, podemos ver e conhecer em quais problemas de saúde pode nos ajudar e, portanto, poderemos tê-lo em casa para desfrutar de uma melhor saúde e qualidade de vida.

Adstringente e cicatrizante: a árvore de eucalipto nos oferece uma resina vermelha, que é usada pelas propriedades adstringentes e cicatrizantes que estas proporcionam. Em caso de ter feridas, um pouco dessa resina será uma maravilha para que se curem mais rapidamente.

Contra resfriados: o óleo essencial que podemos retirar das folhas de eucalipto é especialmente adequado para o tratamento de resfriados. Também podemos comprar as folhas secas, as quais, podemos ferver e tomar como infusão. Por outro lado, também devemos dizer que estas mesmas infusões podem ser usadas para abrir as vias respiratórias em caso de resfriado. As inalações são as mais adequadas tanto para as crianças como para os adultos.

Contra a mucosidade: o eucalipto também pode ser tomado em chá, como dissemos, é perfeito para acabar com a mucosidade nos brônquios.

Como preparar chá de Eucalipto:
Para preparar o chá de eucalipto você vai precisar de ¼ litro de água fervendo e três colheres de sopa de folhas de eucalipto.

Para fazer isso, tudo o que você precisa fazer é colocar a água para ferver e quando começar o processo de ebulição deve apagar o fogo e adicionar as folhas de eucalipto. Deixe descansar durante cerca de cinco minutos e já estará pronto para servir.

Infusão de Eucalipto e Tomilho: O método de preparação é o mesmo, mas neste caso vamos adicionar tomilho ao eucalipto, o que nos permitirá ter um sabor mais suave, enquanto teremos também um chá com propriedades antibióticas.

Xarope de Eucalipto: Prepare uma infusão com meio litro de água fervendo. Despeje sobre 50 gramas de folhas cortadas. Deixe repousar duas horas. Coe. Adicione 850 gramas de frutose ou adoçante em pó é adicionado e misture bem. Adicione água para completar um litro. Tome uma colher de sopa três vezes por dia, para combater a tosse.

Vapores de Eucalipto: Para fazer vapores de eucalipto, que será ótimo para abrir as vias respiratórias, devemos colocar em uma panela várias folhas de eucalipto ou gotas de óleo essencial (em farmácias). Uma vez que a panela começou a ferver, retire do fogo e traga sua cabeça para respirar o vapor que sai desta. Podemos fazer isso cobrindo a cabeça com uma toalha para aproveitar mais a infusão.

Eucalipto Para Melhorar a Respiração:
Entre as muitas propriedades que vimos do eucalipto, uma que mais se destaca é que é realmente benéfico para a respiração em geral. Isto é devido, principalmente, ao fato de que é um tipo de antisséptico, o que ajuda para que as vias respiratórias desprendam as mucosidades. Isto é o que faz com que seja expectorante, anti-inflamatório, mucolítico, hipoglicêmico, antifúngico e cicatrizante, entre outros.

É por esta razão que o eucalipto é recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios gerais, como para aqueles que querem prevenir o aparecimento de resfriados, sinusite ou qualquer patologia que tenha a ver com as vias respiratórias.

Por outro lado, o eucalipto no que se refere à respiração também permite que seja usado diariamente sem consequências adversas por se tratar de um componente totalmente natural.

Como visto anteriormente, existem várias maneiras de fazer uso do eucalipto para a respiração, seja através de um xarope, de algumas cápsulas, líquido ou da inalação. Quando existem problemas respiratórios não é recomendado, por exemplo, o consumo de um óleo essencial por via oral, já que pode ter consequências adversas e não será possível aproveitar todos os benefícios claros do eucalipto.

Contraindicações do Eucalipto:
Em si mesmo, a folha de eucalipto não tem nenhum tipo de contraindicação, mas sim são conhecidos os efeitos que existem nos óleos de eucalipto que como dissemos acima, não é recomendado para problemas respiratórios.

Considerações para levar em conta: Quando se faz uma ingestão por via oral ou se aplica na pele o óleo de eucalipto, é importante fazê-lo uma ou duas vezes por dia e não mais. Devemos também diluí-lo e não devemos usá-lo por mais de 12 semanas.

Caso contrário, poderíamos começar a ter algumas reações alérgicas e intoxicação. Dentro destes sintomas de uma intoxicação, podemos destacar dor de estômago, náuseas, vômitos, tonturas e fraqueza muscular.

Se você observar algum destes sintomas com o uso de óleo de eucalipto deve consultar imediatamente com um médico sobre isso.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário