Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Soja: Alimento bastante Benéfico


A soja é própria da China, onde é cultivada há vários milhares de anos. Atualmente a sua cultura estende-se às regiões temperados dos cinco continentes. As sementes de soja contêm mais proteínas e mais ferro que a carne, mais cálcio que o leite e mais vitaminas B1, B2 e B4 que o ovo; e tudo isto sem conter nenhum colesterol. É ótimo substituto da carne para quem é vegetariano e um óptimo substituto do leite, além de ter muito cálcio, bebendo leite de soja é bom para quem é intolerante à lactose (açúcar do leite).

Aqueles que já se interessaram por aprofundar o estudo do japonês ficaram surpreendentes com a inexistência nesse idioma de qualquer palavra para referir os calores ou afrontamentos que afligem a mulher durante a menopausa. Obviamente, isso não quer dizer que as mulheres japonesas não atinjam a menopausa, mas simplesmente que estas mulheres passam este período de alteração hormonal sem sofrer transtornos. Além disso, os investigadores também descobriram que as mulheres japonesas e chinesas apresentam menores riscos de sofrer de cancro da mama. Também os homens destes países, apresentam melhor saúde nos seu órgãos reprodutores e um menor nível de colesterol. A explicação de tudo isto deve-se ao seu estilo de vida sobretudo à sua alimentação, a soja é a fonte de proteína deste povo, consomem basicamente todos os dias esta leguminosa.

Propriedades e Indicações:

- Cancro: Reduz o risco de sofrer de diversos tipos de cancro (especialmente: cancro da mama, próstata e cólon), já que a soja possui dois componentes anticancerígenos, as isoflavonas e as saponinas.

- Coração: Diminui o risco de sofrer de trombose coronária e de enfarte do miocárdio. O consumo de soja previne a arteriosclerose e torna o sangue mais fluido melhorando a circulação sanguínea.

- Ossos: Como a soja também é rica em cálcio, aumenta a densidade de cálcio nos ossos e evita a osteoporose. Isto deve-se principalmente à acção estrogénica das isoflavonas da soja. As mulheres beneficiam muito desta propriedade remineralizante da soja, especialmente na época da menopausa.

- Fonte de proteína: fornece em grande quantidade (mais do que qualquer outro alimento vegetal), de grande qualidade biológica (substituem beneficamente as proteínas de origem animal) e de fácil digestão e absorção.

- Menopausa: Alivia os seus sintomas indesejáveis, pelo facto de conter isoflavonas, um tipo de hormonas vegetais que substituem em parte os estrogênios naturais que se produzem nos ovários.

- Colesterol: a soja não contem colesterol assim como qualquer alimento de origem vegetal. É rica sim em ácidos gordos insaturados que contribuem na redução da produção de colesterol no organismo.

Pode-se afirmar que a soja é um alimento indispensável para a nossa alimentação devido às inumeras propriedades que possui, não só pelo seu valor nutritivo, superior ao da carne, mas também pelas suas múltiplas possibilidades culinárias e dietéticas.

Curiosidade: pode ser cozinhada como qualquer outra leguminosa em guisados, sopas e pratos frios. Substitui com vantagem o leite de vaca (leite de soja) e o queijo (tofu). Os molhos de soja são nutritivos e conferem um agradável sabor aos diversos pratos. O óleo que se extrai da soja é excelente, tanto do ponto de vista nutritivo como dietoterapêutico.

fonte: http://www.vidadequalidade.org/soja-alimento-bastante-benefico/
imagem:www.capitalteresina.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário