Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sementes de Chia: Propriedades e Benefícios - Existem alimentos e plantas que possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para auxiliar no processo de perda de peso. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios que podem oferecer. Este é o caso da chia, um alimento milenar muito rico em nutrientes e que te proporcionará muitos benefícios para a saúde, assim como para a perda de peso.

Entre as plantas medicinais conhecidas por suas propriedades antioxidantes destaca-se a Chia, cujas sementes podem ser tomadas para diferentes fins, graças aos vários benefícios que fornecem para a saúde.

O que são sementes de Chia?
Conhecidas por suas propriedades antioxidantes, a Chia ou Salvia hispânica, é uma planta da família das Lamiaceae, que costuma crescer em climas subtropicais. Sua origem é do México e pode chegar a medir até dois metros de altura.

Da planta da chia nascem algumas flores em tons de violeta que são hermafroditas e das quais e obtém algumas sementes, de cerca de 2 mm de comprimento, com forma oval com tons que vão entre o marrom e o cinza e escuro.

Sua origem é milenar, pois se sabe que em várias partes do México já se plantava há 3.500 anos e seu uso era conhecido na cultura maia ou asteca, já que aparentemente estão repletas de vitaminas, minerais e ácidos graxos que ajudam o nosso corpo a combater as gorduras e nos fornecem as quantidades necessárias de antioxidantes, ferro e cálcio, entre outras propriedades.

Propriedades das Sementes de Chia:

As sementes de chia possuem várias vitaminas e minerais, tal e como enumeramos a seguir:
Fibra solúvel (mucilagem).

Ácido fólico ou B9.
Ácidos graxos ômega 3.
Tiamina ou B1.
Niacina ou B3.
Vitamina com propriedades antioxidantes, como vitamina E.
Vitaminas A e C.
Proteína vegetal (contém todos os aminoácidos essenciais como os flavonoides).
Minerais, como cálcio, boro, potássio, ferro, cobre, zinco, manganês, magnésio, e carboidratos.
Graças a estas vitaminas, ácidos e minerais as sementes de chia podem ter propriedades anti-inflamatórias, assim como ser saciantes e regular a função digestiva.


Outras propriedades destas sementes seriam:
Antioxidantes
Antitrombóticas
Antivirais
Cardio protetoras
Hipocolesterolemiantes
Hipoglicêmicas
Imunoestimulantes
Laxantes

Benefícios das Sementes de Chia
Por tudo o que foi mencionado é benéfico para a nossa saúde. Vamos ver em detalhes quais são os benefícios mais específicos ou para o que mais podem ser tomadas estas sementes, mas antes podermos enumerar esses benefícios gerais:

São saciantes, de modo que são recomendadas para pessoas em dietas.
Regulam o açúcar no sangue.
Mantém a pele e o cabelo cuidados.
Cuidam do sistema cardiovascular.
Controlam a pressão arterial.
Servem para cuidar da flora intestinal.
Combatem os radicais livres.
Mantém a nossa pele e cabelo em bom estado de saúde.
Cuidam dos vasos sanguíneos.
Recomendáveis para pessoas com anemia.
Fonte de energia.
Melhoram os casos de varizes e retardam o seu aparecimento.
Previnem a osteoporose.
Por seu teor de ácido fólico são benéficas durante a gestação e lactação.
São tomadas por muitos atletas, já que, favorecem o desenvolvimento muscular.

Tratamento da diverticulose com Sementes de Chia:
As dietas ricas em fibras têm demonstrado diminuir a prevalência dos brotos de diverticulite, mediante a absorção da água no cólon e fazem os movimentos do intestino mais fácil de passar. Comer uma dieta saudável rica em frutas e verduras e a ingestão dessas sementes pode reduzir a pressão e a inflamação no cólon. Embora a causa da doença diverticular seja ainda desconhecida, tem sido repetidamente associada com uma dieta pobre em fibras.

Perda de peso com as Sementes de Chia:
Os alimentos que são ricos em fibras ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo e são geralmente pobres em calorias. O aumento da ingestão de fibras e dietas ricas em fibras demonstrou ajudar com perda de peso.

Doenças cardiovasculares e colesterol com as Sementes de Chia:
O aumento da ingestão de fibras também tem demonstrado reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
Estudos recentes têm demonstrado que a fibra dietética pode inclusive desempenhar um papel na regulação do sistema imunitário e inflamação, em consequência, reduzir o risco de doenças relacionadas com inflamação, tais como doença cardiovascular, diabetes, câncer e obesidade.

Tratamento de diabetes com as Sementes de Chia:
As dietas ricas em fibra são associadas com um menor risco de desenvolver diabetes e manter o açúcar no sangue estável. Com base em uma avaliação dos resultados de vários estudos, o Instituto Nacional de Medicina dos Estados Unidos descobriu que as dietas com 14 gramas de fibra por cada 1.000 calorias foram associadas com reduções significativas no risco tanto de doença cardíaca como de diabetes tipo 2.

Contraindicações das Sementes de Chia:
As sementes de chia podem absorver até 27 vezes o seu peso em água. Isto coloca um problema se sofrermos um histórico de problemas de deglutição de modo que é um risco para as crianças. Por outro lado, podemos apontar para outras contraindicações, como:

Não são recomendadas para pessoas alérgicas: A chia não causa alergia e, em princípio, pode ser tomada por pessoas que sofrem de alergias, mas pode ser um risco se você tem alergia, por exemplo, aos frutos secos, por isso temos que ter muito cuidado.

Pode reduzir a pressão arterial. Tomar sementes de chia de maneira regular é incompatível com os medicamentos para pacientes que desejam tratar a hipertensão, já que têm o efeito de reduzir a pressão arterial em nosso corpo.

Não devem ser tomada quando temos problemas gástricos. As sementes de chia aceleram o processo digestivo de modo que, se temos problemas gástricos como diarreia não são muito recomendadas.

Não devem ser tomadas durante a gravidez e amamentação. Não existem testes eficientes de que as sementes de chia sejam ruins para as gestantes ou em período de amamentação, mas tampouco sabemos se é um risco. É melhor consultar um médico.

Podem diminuir o excesso de nível de açúcar. As sementes de chia podem controlar diabetes, mas também, provocar um efeito inverso, se as misturamos com medicação para o tratamento desta doença. Podem alterar os níveis de açúcar no sangue.

Como tomar as Sementes de Chia:
O bom destas sementes é que podemos comprá-las de maneira natural e incorporá-las em nossa dieta, como ingrediente, por exemplo, em saladas.

Em termos de quantidade você deve saber que, com cerca de 28 gramas de sementes por dia terá coberto todas as necessidades para o seu organismo, já que contêm 138 calorias, 8 gramas de gordura, 12 gramas de carboidratos, 10 gramas de fibra e 5 gramas de proteína. Esta quantidade é como dissemos suficiente, já que forneceria 18% das necessidades diárias de cálcio, 27% de fósforo, 30% das quantidades manganês e menores quantidades de potássio, zinco e cobre.

fonte:saudedicas.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário