Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 17 de maio de 2016

Alecrim – Propriedades Medicinais (Plantas Medicinais)

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo que, devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. Várias outras espécies também recebem o nome de alecrim, no entanto estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois gêneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor. (Fonte: Wikipedia)

Alecrim

Nomes Populares:
Alecrim,
Erva da recordação,
Rosmarino

Propriedades:
É antisséptico
Atua na debilidade cardíaca,
tônico do coração e estômago;
é excitante;
combate gases;
é bom para o
fígado, rins e intestino,
menstruação irregular;

O chá é útil para
tosse,
asma,
coqueluche,
gripe,
febres,
contusões;

Em banhos
alivia reumatismos,
cura feridas;

Precauções:
Evitar o uso durante a gravidez,
Em caso de epilepsia
Se o uso for excessivo, pode causar gastroenterites ou nefrites.

Imagem do alecrim por Blogalize

Informações Adicionais
O alecrim tem um aroma incrível e é usado em vários tipos de situações, seja em produtos de beleza, em aromaterapia mas é usado também como condimento, muito usado para tempero de carnes de porco. Para um cheiro especial no seu assado, coloque ramos de alecrim sobre a carne ao levar para o forno. O cordeiro também é muito bem acompanhado do sabor forte e amadeirado do alecrim. O alecrim pode ser usado fresco ou seco. Uma boa dica é jogar ramos de alecrim na brasa do churrasco para dar aroma às carnes.

Se você tem vontade de plantar alecrim em casa, veja que é muito simples o cultivo. Clique neste link para saber como plantar o alecrim.

O alecrim transformou-se num clássico quando foi imortalizado pela música “Alecrim Dourado”, recentemente recuperado na memória das pessoas pelo desenho A Galinha Pintadinha. Também chamado de alecrim de Alecrim do Campo.

Outro fato interessante sobre o alecrim é que ele é chamado de erva da mente, erva da alegria e erva da felicidade. As razões sobre este efeito não são muito certas, mas talvez por estimular a circulação e melhorar o fígado, esta erva fortalece o centro vital e faz um bem danado! É indicado chá de alecrim para melhorar a mente após momentos de estresse ou desgaste mental.

Outro fator sobre o alecrim é a sua capacidade de fazer as pessoas sentirem alegria, há pouco tempo foi divulgado um chá da alegria, com uma mistura de muitas ervas, mas chego a pensar, que podemos dispensar todas as demais e ficar só com o alecrim. Algo acontece que quando se toma o chá de alecrim, algo de bom nasce em nós e realmente nos sentimos melhor, o que faz muita gente tratar a depressão com o aroma do alecrim. Há uma lenda que diz que Maria, mãe de Jesus, na fuga para o Egito, colocou o menino para descansar sobre um campo de alecrim, e o menino Deus suspirou de alegria, ela bendisse o alecrim, dizendo que a partir de então, ele teria flores azuis em homenagem ao manto dela, e que seus ramos teriam o aroma da santidade e exalariam alegria.

fonte:natural.enternauta.com.br
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário