Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Doril: propriedades e benefícios da planta

A erva doril, de nome científico Achyranthes bettzickiana, é uma planta pertencente à família das Amaranthaceae, sendo também conhecido por diversos outros nomes populares dependendo de sua região, como anador, melhoral, caaponga, carrapichinho, ervanço, perpétua, sempre-viva, quebra-panela, acônito-do-mato, cabeça-branca, carrapichinho-do-mato, infalível, perpétua-do-brasil e outras denominações.

Esta erva rústica é originária da América do Sul e a sua história tem início com os caboclos, que usavam a planta devido às suas propriedades medicinais.

Características da erva doril
A erva doril é rústica, possui hábitos invasores, raízes pouco profundos e um caule segmentado que pode chegar a atingir mais de 2 metros de comprimento. As suas folhas são ovaladas de forma longa, com coloração que variam do vermelho ao roxo; as folhas apresentam-se esverdeadas quando jovens e avermelhadas quando maduras.

De textura lisa e membranácea, o vegetal também apresenta pequenas flores de cor branca.

Propriedades e indicações de uso
Imagem de planta doril- Foto: Reprodução/ internet

As folhas são as partes utilizadas para o preparo do chá de erva doril, uma vez que possuem propriedades analgésicas, depurativas, digestivas e diuréticas. Devido às suas propriedades medicinais, o chá preparado com a erva é útil para combater dores de cabeça e enxaquecas, auxiliar na limpeza do organismo (eliminação de toxinas) e ajudar no processo de digestão, evitando os gases e queimação.

Além disso, o chá de erva doril também possui efeito diurético, sendo indicado para os indivíduos que desejam perder peso. As folhas desta planta também podem ser utilizadas como adstringente e antidiarreica.

O chá de erva doril pode ser indicado para tratamento de bexiga, hemorroidas, dores de cabeça e fígado.

Como preparar o chá de erva doril?
Ingredientes
– 20 gramas de folhas de erva doril;
– 1 litro de água fervente;
– Mel.

Modo de preparo
Ferva a água com as folhas da erva doril. Após a fervura aguarde pelo período de três minutos e desligue o fogo. Deixe as folhas repousarem na água quente por mais alguns minutos, até ficarem com aparência mais escura.

Modo de consumo
Adoce o chá de erva doril com mel a gosto e consuma em temperatura morna. Para aproveitar melhor os efeitos medicinais do chá, recomenda-se que ele seja ingerido de duas a três vezes ao dia.

Cuidados
No geral, a erva doril é considerada segura, no entanto, é aconselhável evitar o uso desta planta nos três primeiros meses de gravidez. Lembre-se que todo tratamento – inclusive natural – apenas deve ser iniciado sob orientação médica.

fonte:remedio-caseiro.com
Por Débora Silva
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário