Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Propriedades do mamão papaia para o sistema digestivo

Graças às suas propriedades laxantes e desintoxicantes, o mamão pode nos ajudar a depurar as toxinas e os resíduos que se acumulam no intestino, melhorando assim seu funcionamento


Essa fruta proveniente da Centro América traz muitos benefícios para nossa saúde, pois contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Você sabe das propriedades do mamão para o sistema digestivo? Contaremos mais nesse artigo.

Mamão papaia: “A fruta da boa saúde”
Nos países como México e Costa Rica, onde o mamão é uma fruta muito consumida, é considerada muito poderosa por seus nutrientes e propriedades. Também chamada apenas de papaia, em alguns lugares, tem uma textura muito suave e é bem suculenta.

Entre os componentes do mamão podemos destacar:
Vitaminas do complexo B (sobretudo B1, B2 e B3), que regulam o sistema nervoso e o sistema digestivo.
Niacina, que tem a capacidade de proteger o cabelo, a pele e ajuda no crescimento.
Vitaminas A e C, que evitam doenças de todo tipo.
Minerais como o cálcio, fósforo, ferro, magnésio, potássio e sódio.

O mamão papaia é muito baixa em calorias, e desta forma é recomendada para aquelas pessoas querem perder peso. Consumir 100 gramas desta fruta aporta apenas 53 calorias ao corpo.

Algumas das suas propriedades para ajudar na nossa saúde:

Elimina a tosse.
Acelera o processo de cicatrização das feridas (tanto internas quanto externas).
Facilita a ação da melanina.
Elimina os parasitas intestinais.
Regula o ciclo menstrual.
Elimina a acne e as espinhas.
Melhora os eczemas e a psoríase.
Reduz a dor por queimaduras provocadas pelo sol.
Melhora o aspecto do herpes e dos fungos.
Cuida dos olhos e dos ouvidos.
Regula o sistema nervoso.
Aumenta a fertilidade nos homens.
Abaixa os níveis de açúcar no sangue.
Ajuda na produção de leite materno.
Equilibra os sintomas da menopausa.
Combate à prisão de ventre crônica.
Reforça o sistema imunológico.
Ajuda a digerir carnes vermelhas, comidas pesadas e muito gordurosas.
Diminui a dor.
Mantém o trato digestivo limpo e saudável.
Reduz os sintomas da gastroenterite, do cólon irritado e da colite.
É um forte antisséptico em caso de picada de insetos.
Tira as manchas da pele.
Tem efeito alcanilizante para o organismo.

Papaína: responsável dos benefícios do mamão

A papaína é o nutriente mais importante do mamão papaia. Seus principais ativos têm a capacidade de melhorar a digestão e os processos intestinais.

Devido ao fato de que, atualmente, consumimos comidas que não fazem tão bem a nossa saúde e levamos hábitos nada saudáveis, comer um rico mamão pode ajudar a melhorar, notavelmente, nossa vida.

A má alimentação não só afeta o estômago, mas também o resto do organismo. Se nosso sistema digestivo não estiver equilibrado, é possível que soframos com alguns dos seguintes sintomas:

Dores abdominais.
Mau hálito.
Acidez estomacal.
Flatulências.
Ventre volumoso.
Prisão de ventre.
Parasitas intestinais.
Arrotos repetitivos.

Nestes casos, os especialistas recomendam consumir mamão, já que tem a capacidade de solucionar esses e outros sinais de problemas estomacais.

Como se fosse pouco, essa fruta melhora o trânsito intestinal, já que, graças às suas propriedades laxantes, regula a evacuação. A prisão de ventre é um dos problemas mais habituais do século XXI, também provocado pelos fast-foods, o café e o estresse.


Mamao-papaia-com-sementes
Uma boa maneira de consumir mamão é como uma sobremesa saudável depois das refeições. Algumas pessoas preferem desfrutar de seu frescor e sabor no café da manhã, e ainda tem os que optam por consumi-la no meio da manhã ao invés de uma xícara de café com bolachas.

Assim, essa riquíssima fruta pode ser consumida em qualquer momento do dia sem nenhum problema. Para evitarmos aborrecimentos na hora de consumir, podemos fazer sucos com laranjas, pêssegos ou maçãs.

O mamão é um grande desintoxicante

Já que o corpo é um todo e cada ação ou habito repercute no conjunto, ao consumirmos mamão, estaremos dando a nosso organismo um bom antioxidante para eliminar os resíduos que se acumulam nos intestinos.

Também ajuda a limpar o fígado para que trabalhe melhor. Expulsa toxinas e reduz os efeitos negativos dos radicais livres que causam o envelhecimento prematuro das células.

Algumas pesquisas indicam que o mamão tem a capacidade de evitar ou reduzir os riscos de desenvolver câncer no cólon ou no estômago, e que atua como um calmante diante os episódios de cólicas ou espasmos estomacais, assim como também nos casos de úlceras.

O mamão e o coração



Além dessa fruta ser muito boa para o sistema digestivo, vale a pena destacar suas propriedades que contribuem para a saúde do coração. O mamão é um indiscutível aliado para prevenir a arteriosclerose, os ataques cardíacos e os derrames cerebrais.

Seus benefícios cardiovasculares devem-se à presença das vitaminas A, C e E (antioxidantes), que evitam que a gordura se acumule nas paredes das artérias. Por isso, também é bom consumi-lo em casos de colesterol ruim elevado.


fonte:melhorcomsaude.com
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário