Página Inicial ! Afrodisíacos ! Alimentos Nutracêuticos ! Condimentos ! Chás ! Diabetes ! Dietas ! Disfunção Erétil ! Doenças e ervas indicadas ! Ervas Medicinais ! Ervas Aromáticas e Especiarias ! Sucos ! Fitoterapia !Frutas na Medicina Natural ! Hipertensão ! Impotência Sexual ! Linhaça e suas propriedades ! Propriedades medicinais das frutas ! Simbologia do Mundo Vegetal ! Ervas para banhos ! Remédios Caseiros ! Verduras e Legumes ! Dicas de saúde ! Propriedades medicinais da maçã ! Plantas de uso na Amazônia ! Própolis ! Perguntas frequentes x Respostas ! Sementes ! Tabagismo ! Terceira Idade ! Vídeos ! Vinagre de Maçã ! Vitaminas !


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Os poderes da graviola para tratar dores de artrite e reumatismo

A graviola, de nome científico annona muricata, é uma planta de pequeno porte que cresce especialmente nas regiões de florestas tropicais da Amazônia, África, ilhas do Caribe e sudeste do continente asiático. Acredita-se que as folhas, frutos, sementes, cascas e raízes desta planta podem ser utilizadas como medicamento natural, devido às suas propriedades curativas.

Foto: Depositphotos - Outras propriedades e benefícios

Dentre os inúmeros benefícios medicinais da graviola estão os seus poderes para tratar dores de artrite e reumatismo.

Graviola para combater artrite e reumatismo
Denomina-se artrite reumatoide uma doença crônica caracterizada pela inflamação das articulações. Além das dores crônicas, os sintomas deste problema podem incluir perda de apetite, de peso e cabelo; fadiga crônica; febre e outros.

A artrite reumatoide atinge cerca de 1% da população brasileira, sendo que a maior ocorrência de casos é de mulheres com aproximadamente 50 anos.

De acordo com estudos realizados, a graviola apresenta propriedades antirreumáticas, anti-inflamatórias e antinociceptivas, que aliviam a dor e a inflamação, o que a torna eficaz para o tratamento de artrite reumatoide e osteoartrite.

Acredita-se que cada parte da árvore que produz o fruto popularmente conhecido como graviola possua as suas próprias propriedades curativas e, assim, as folhas – utilizadas no preparo de um chá – são mais eficazes no tratamento das dores de artrite e para reduzir a inflamação das articulações.

As folhas, a casca e o caule da graviola são ricos em substâncias antioxidantes que, além de combaterem os efeitos prejudiciais dos radicais livres, reduzem a inflamação e melhoram o funcionamento do organismo.
Imagem de fruto graviola

Na medicina popular, existem vários medicamentos preparados a partir da graviola e que são utilizados para tratar células cancerígenas, parasitas, vírus e bactérias. Devido às suas propriedades medicinais, esta planta serve para retardar o crescimento de tumores, estimular a digestão, reduzir espasmos, aliviar os sintomas da depressão, dilatar vasos sanguíneos e tratar febre, cólica, diabetes, diarreia, doenças hepáticas, colesterol alto, prisão de ventre, catarro, gripe, colesterol alto e outros condições de saúde. O chá da planta apresenta propriedades sedativa, expectorante, adstringente, anti-inflamatória e antiespasmódica.

Além disso, as folhas e o fruto da graviola contêm propriedades diuréticas, favorecendo a eliminação de toxinas do organismo e diminuindo a retenção de líquidos.

Chá de graviola

Ingredientes
– 6 folhas da planta;
– 1 litro de água.

Modo de preparo
Coloque as seis folhas de graviola em um recipiente de vidro. Ferva um litro de água e despeje no recipiente com as folhas, abafando e deixando em infusão pelo período de 15 minutos. Coe e, se preferir, adoce com uma colher rasa de chá de mel.

Contraindicações e efeitos colaterais
A graviola é contraindicada para gestantes e os indivíduos com pressão baixa devem consumir a planta apenas com a devida orientação médica. Consumir a planta em excesso pode causar sonolência, náuseas e vômitos.

fonte:remedio-caseiro.com
Por Débora Silva
Atenção: O Caldeirão de Plantas Medicinais é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário